61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 1. Genética Animal
DESCRIÇÃO MORFOMÉTRICA E CARIOTÍPICA DE DUAS ESPÉCIES DE PIRANHAS (CHARACIFORMES: CHARACIDAE) COLETADAS NA ÁREA SUBURBANA DA CIDADE DE PARINTINS, AM
Vanessa Brena Pimentel Picanço 1
Adailton Moreira da Silva 2
1. Bolsista PAIC/FAPEAM, CES-Parintins, Universidade do Estado do Amazonas - UEA
2. Professor orientador, CES-Parintins, Universidade do Estado do Amazonas - UEA
INTRODUÇÃO:

A pesca na região amazônica se destaca em relação às demais regiões brasileiras, tanto costeiras quanto de águas interiores, pela riqueza de espécies exploradas, pela quantidade de pescado capturado e pela dependência da população tradicional a esta atividade. A análise citogenética é uma ferramenta importante para o estudo da biologia, genética e sistemática de muitas espécies de animais. As espécies de peixes conhecidas popularmente como piranhas são classificados como pertencentes à família Characidae, ordem Characiformes. O presente trabalho visa descrever a morfometria e o cariótipo de duas espécies de piranhas (Serrasalmus sp. e Pygocentrus nattereri) coletadas em lagos da área suburbana da cidade de Parintins, AM.

METODOLOGIA:
Foram realizadas duas coletas (uma na cheia e outra na vazante) no Lago do Macurany, área suburbana da cidade de Parintins, com o auxílio de redes de pesca por pescadores profissionais. Num total foram coletados 10 espécimes: 6 de Serrasalmus sp. (5 machos e 1 fêmea) e 4 de Pygocentrus nattereri (2 machos e 2 fêmeas). Os peixes capturados foram transportados ao Laboratório de Biologia do Centro de Estudos Superiores de Parintins. Os animais foram medidos, pesados e identificados. Em seqüência foi realizado o processo de indução de mitose e obtenção cromossômica. A indução de mitose consiste em injetar uma solução de fermento biológico na região dorso-lateral do peixe (1 ml para cada 100g). Os animais foram mantidos em aquários bem aerados por 24 horas. A obtenção cromossômica consiste em injetar intraperitonialmente solução de colchicina 0,0125% e manter em aeração por 45 minutos. Posteriormente, o animal foi sacrificado extraindo o rim posterior e anterior. Em seguida realizou-se no material a: hipotonização (KCl a 0,075M) por 20 minutos (37oC); fixação utilizando metanol e ácido acético na proporção de 3:1; preparação e coloração em lâmina devidamente limpas e identificadas; e coloração com solução de Giemsa 5%. As metáfase foram analisadas, fotografadas e montadas em cariótipo, segundo a literatura.
RESULTADOS:

Os resultados demonstram que o peso dos animais apresentam uma variação de 47,5g a 116,5g em Serrasalmus sp. e de 66g a 87g em P. nattereri. Quanto ao comprimento padrão foi encontrada uma variação de 14,5cm a 20cm em Serrasalmus sp. e de 13.5cm a 15cm em P. nattereri. Devido ao seu tamanho, peso e gosto peculiar, estas espécies apresentam baixo valor comercial (correspondendo a menos de 1% da comercialização local) sendo pouco utilizadas na alimentação. Apesar disso, as piranhas são fundamentais para a manutenção do equilíbrio no ecossistema. Para a análise citogenética foi possível determinar o número diplóide 2n=60 cromossomos para ambas as espécies, confirmando o descrito na literatura, onde o número diplóide mais freqüente no grupo é de 2n=60 cromossomos.

CONCLUSÃO:
A partir das análises morfométricas e citogenéticas, observa-se que existe uma variabilidade genética dentro do grupo das piranhas, representadas neste trabalho pela Serrasalmus sp. e Pygocentrus nattereri, assim como, visualizado em espécies analisadas em outras regiões do país que demonstraram intensa variabilidade intra-específica na sua fórmula cariotípica. Há a necessidade de novos e intensivos estudos sobre a genética e citogenética deste grupo de animais com intuito de descrever e melhor entender esta variabilidade. Os dados aqui apresentados também contribuem para o aumento do conhecimento genético e morfológico da ictiofauna da região de Parintins, AM.
Instituição de Fomento: FAPEAM - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, UEA - Universidade do Estado do Amazonas
Palavras-chave: Piranhas, Amazônia, Cariótipo.