61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
PRÁTICAS INOVADORAS RESULTANTES DO COTIDIANO ESCOLAR PARA O ENSINO DA FÍSICA
Sara Freitas de Araújo 1
Maria Euzilene dos Santos Saunier 1
Romualdo Marlon Moraes 1
Weendel Trindade Pereira 1
Fabiane Maia Garcia 1
1. Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia-UFAM
INTRODUÇÃO:
No segundo semestre de 2008 na Disciplina Prática Curricular I, foi feito o primeiro contato dos acadêmicos dos Cursos de Licenciatura em Ciências: Matemática e Física com a realidade escolar. Como houve a autonomia quanto a escolha do lócus de atuação fez-se a opção pela Escola Estadual Deputado Vital de Mendonça, pois é uma das mais antigas do município, e ainda local em que alguns membros do grupo concluíram o Ensino Médio. Fundada no dia 04 de agosto de 1952 está situada à Rua Álvaro França 1740 no município de Itacoatiara-AM. A escola possui vinte cinco dependências administrativas sendo quatorze salas de aulas, que atendem exclusivamente turmas de Ensino Médio. Como proposta de trabalho houve a busca de aspectos que evidenciassem a manifestação do Plano Nacional de Educação-PNE na realidade escolar, a coleta de informações para a composição de um diagnóstico e a escolha e formulação de um instrumento de intervenção capaz de apoiar alunos e professores no alcance de suas metas e objetivos.
METODOLOGIA:
As atividades foram desenvolvidas através de orientações na própria universidade com encontros semanais na escola por uma equipe formada por cinco acadêmicos, que se separavam organizadamente para observar em especial as turmas do terceiro ano, o domínio do professor, o interesse do aluno diante da disciplina e o conteúdo expostos nas salas. Os professores se incomodavam com a presença dos acadêmicos dentro da sala de aula, pois alguns sentiam dificuldades em expor certos assuntos. Foi criado um caderno de registros da disciplina Prática Curricular I, no qual era relatado os problemas e as aflições resultantes do contato com a escola. A partir das observações pôde-se chegar ao diagnóstico que verificou a evasão escolar principalmente no turno noturno, e a ausência dos professores nesse horário, como fatores preocupantes. Tomando como base esta análise fez-se na universidade um seminário para a apresentação dos problemas citados acima. Iniciou-se, portanto um processo para verificar as questões que causavam tais dificuldades, no qual o contato com a pedagoga da escola nos confirmou o diagnóstico, porém afirmou também que os professores que saem da escola para se especializar, retornam e não apresentam novos métodos causando ao aluno desinteresse principalmente em relação às áreas de ciências exatas.
RESULTADOS:
O ensino da Física em Itacoatiara interior do Amazonas, não sofreu muitas mudanças ao longo dos anos, mantendo as mesmas características, que compreendem um ensino galgado na transmissão de informações por aulas na maioria das vezes expositivas, distanciadas da realidade e com ausência de atividades experimentais. Um ensino voltado para a preparação aos exames de vestibulares, utilizando apenas livros e resolução excessiva de exercícios, o que explica o desinteresse e receio dos alunos no aprendizado da física. Várias tentativas de transformar esta realidade têm sido cultivadas, sendo possível constatar claramente um esforço no sentido de refletir sobre o ensino da física. A prática desta ciência em nosso cotidiano apesar de freqüente muitas vezes nos é indiferente, com base no que foi dito e buscando novos métodos, desenvolveu-se durante a disciplina Prática Curricular e depois de vários métodos utilizados para realização da disciplina, o projeto “Praticas Inovadoras no Ensino da Física”. Nele os alunos do ensino médio da Escola Estadual Deputado Vital de Mendonça, em especial do turno noturno, poderão observar e colocar em prática as aulas, com o propósito básico de focalizar a Física como uma ciência contemporânea e de profunda importância na interpretação dos mais diversos fenômenos.
CONCLUSÃO:
De acordo com o que foi visto pode-se afirmar que os aspectos de caráter prático obtidos são expressivos no que diz respeito à realização dos objetivos da disciplina. Pode-se dispor de suporte aos assuntos teóricos como instrumento de aprendizado aos universitários, passados de forma prática, com aplicações na comunidade. Tais atuações fazem-se necessárias na vida atual do educando para o seu desempenho na história futura. Visto que a ciência discutida, cito a física é de grande valor e importância para o progresso da humanidade.
Palavras-chave: Educação, Atividades experimentais, Ensino da Física .