61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
Formação continuada em Física Na modalidade ead – a Experiência da elaboração do curso “brincando com a física – eletrostática”
Fabiana Marques Costa 1
Eugenio Maria de França Ramos 1, 2
1. Centro de Educ. Continuada em Educ. Mat., Científica e Ambiental (CECEMCA UNESP)
2. Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Orientador - Tit: Prof. Assist. Dr.
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho discutimos a experiência na implantação de cursos de Extensão Universitária totalmente a distância, oferecidos pelo Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA UNESP), particularmente o curso “Brincando com a Física – Eletrostática”. Tais cursos tiveram como foco o trabalho on-line com o uso de ambientes virtuais pela INTERNET, oferecendo formação continuada preferencialmente para Professores da Educação Básica da Rede Pública de Ensino do Brasil, mas tendo aceitado outros interessados, como alunos de Graduação e Pós-Graduação. A ação nos cursos on-line foi realizada com o auxílio de um ambiente virtual, a plataforma EaD TELEDUC, que oferece ferramentas tecnológicas de controle e acompanhamento, além de um alcance abrangente no atendimento de participação de várias localidades que conhecem a língua portuguesa. Cursos na modalidade EaD, utilizando a INTERNET, possuem características próprias e devem ser desenvolvidos de forma diferenciada de cursos presenciais. Para pensar no desenvolvimento de cursos a distância com qualidade é necessário que não sejam meras transposições de materiais didáticos presenciais para um repositório digital e, principalmente, que considere a mediação pedagógica.
METODOLOGIA:
O curso referido foi projetado para ser totalmente a distância inclusive com as atividades práticas com carga horária de 40 h, com 8 h semanais de estudos. Foram elaborados roteiros de estudos para cada aula e inseridos no ambiente virtual TELEDUC, com a escolha de algumas das ferramentas EaD disponíveis. Considerou-se os princípios da inter-estruturação do conhecimento (Louis Not, 1979), segundo o qual a construção do conhecimento se dá de uma maneira pró-ativa, pela atividade do aluno em interação direta com o professor e com os conhecimentos. Procurou-se organizá-lo com baixa distância transacional professor/aluno (Moore, 2002) qual seja a “distância didática” aluno/professor expressa segundo três dimensões: a comunicação, a estrutura do material e a autonomia do aluno. Na execução consideramos os sujeitos educacionais: a) o coordenador/professor, que efetua o projeto instrucional, tendo conhecimento do conteúdo e metodologia, capacidade de análise de dados e avaliação; b) o formador/professor (tutor), que trabalha em colaboração e em equipe, tem conhecimento básico das tecnologias utilizadas além de habilidades em comunicação interpessoal, linguagem oral e escrita; e c) o aluno, que deve pensar, escrever e deve ser estimulado a pesquisar e investigar os conteúdos.
RESULTADOS:

A produção de roteiros de estudos para o Ensino de Física utilizaram a produção textual, construídos pressupondo um diálogo com o aluno. Tais materiais tiveram como foco a realização de tarefas básicas, inclusive a construção de materiais experimentais de eletrostática, com materiais de baixo custo. Além de roteiros de estudos, foram elaborados apresentações de slides, pequenos vídeos didáticos e um e-book. A interação didática focou o trabalho no fórum de discussões, que foi o principal meio de avaliação processual do curso, juntamente com a elaboração de um projeto didático. As atividades didáticas foram conduzidas e os materiais didáticos produzidos de forma que pudessem despertar a curiosidade epistemológica (Freire, 2000) do aluno. O ambiente virtual TELEDUC possibilitou a organização, gestão, monitoramento e controle do curso, registrando os acessos dos alunos.

O curso atendeu cerca de 250 participantes de 15 diferentes estados brasileiros, organizados em turmas de cerca de 30 alunos, durante o período de julho de 2008 a junho de 2009. Além de proporcionar formação continuada a professores, o desenvolvimento de um curso focado na produção de materiais didáticos para o Ensino de Física, permitiu igualmente o desenvolvimento dos tutores e dos desenvolvedores de conteúdo.
CONCLUSÃO:

Cursos EaD podem proporcionar a interação professor-aluno/aluno-aluno baseados na idéia de inter-estruturação e na baixa distância transacional, sem a utilização de recursos automatizados como tutoriais ou rotinas pré-estabelecidas. Para isso deve-se ter atenção especial no desenvolvimento de materiais didáticos e do projeto de organização da interação didática, para refletir essas opções pedagógicas, desde sua concepção. Além disso, a atuação dos professores e tutores devem ter como princípios o acompanhamento do aluno no processo de ensino aprendizagem, valorizando as situações de questionamento e de oferecimento de desafios didáticos adequados, bem como a incorporação de novos conhecimentos proporcionados pela interação didática.

Neste sentido, a escolha das ferramentas que se utilizará no ambiente virtual devem ser adequadas a metodologia utilizada, valorizando as que possam proporcionar interatividade – como os fóruns eletrônicos – e incentivar o diálogo entre professor-aluno e entre aluno-aluno.

As ações de formação completamente a distância mostraram-se ricas e interessantes do ponto de vista educacional para a formação continuada de professores, descortinando novas possibilidades de trabalho na formação de autores e tutores para essa modalidade.
Instituição de Fomento: SEB MEC
Palavras-chave: Formação de Professores, Ensino de Física, EaD.