61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ENSINO DE CIÊNCIAS NO PROGRAMA DE EXTENSÃO MENTE ABERTA: UMA AVALIAÇÃO DO PLURALISMO METODOLÓGICO
Luiz Gustavo Sant Anna Malkomes Muniz 1
Lilian Pâmela Lima e Silva 1
Bernadette Farias Lóscio 1, 2
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
2. DRA. ( ORIENTADORA )
INTRODUÇÃO:
Somente quando se criam situações de conflito, sem o uso da autoridade para impor opiniões, o professor ajuda a formar cidadãos que decidem por si próprios e que empreendem ações em busca do bem comum. A partir de idéias como esta, surgiu o Programa de Extensão Mente Aberta que tem por objetivo promover a Inclusão Social de jovens que moram nos bairros circunvizinhos ao Campus do PICI da Universidade Federal do Ceará. O programa busca contribuir para a formação pessoal de estudantes de escolas públicas, oferecendo oficinas diversas e aulas de Matemática, Português, Ciências, Inglês e Informática básica. No presente trabalho, temos como foco as atividades desenvolvidas durante as aulas de Ciências, que foram elaboradas proporcionando aos discentes um meio intelectual, metodológico e didático, bastante variados, afim de se conseguir uma aprendizagem significativa da maioria dos alunos. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo investigar o pluralismo metodológico, analisando os resultados da avaliação discente sobre as aulas de Ciências ministradas no Programa Mente Aberta.
METODOLOGIA:
Durante as aulas, abordamos os seguintes temas: Saúde, Cidadania e Meio Ambiente. Discutimos as Doenças Sexualmente Transmissíveis e mitos relacionados ao sexo. Além disso, um palestrante foi convidado para falar sobre primeiros socorros. Exibimos o documentário “Ilha das Flores” (Direção: Jorge Furtado), e analisamos os versos da música “O Mundo” (Composição: André Albujanra), que abrangem questões sociais e ambientais. Uma prática de extração de DNA auxiliou o entendimento das biomoléculas e a função que estas desempenham nos seres vivos. A seguir, discutimos os desafios que os biomas brasileiros enfrentam e, a partir daí, os alunos associaram suas atitudes cotidianas às problemáticas ambientais locais e globais. Buscando avaliar a desenvoltura dos alunos em relação à argumentação e ao senso crítico, analisamos poesias de escritores famosos. Ao final de seis meses, realizamos uma avaliação com os discentes, através de um questionário, a fim de avaliar a metodologia adotada. Avaliamos o conteúdo da disciplina, a metodologia, o docente e o discente. Para cada pergunta do questionário foram propostas as seguintes, opções de resposta: discordo fortemente, discordo, concordo parcialmente, concordo e concordo fortemente.
RESULTADOS:
Dos 15 participantes, 10 responderam ao questionário. Ao fazermos uma análise constatamos que todos os alunos consideraram o conteúdo da disciplina motivante, 70% o considerou útil para a formação pessoal e, para 60%, não houve contribuição direta nas disciplinas escolares. Esses resultados mostram que o projeto está atingindo o seu objetivo de contribuir com o desenvolvimento pessoal dos participantes e, não somente, restringir-se a um reforço escolar. Com relação à metodologia, mais especificamente ao uso de recursos áudio-visuais, vale ressaltar que 80% dos alunos concordaram fortemente ou apenas concordaram com a utilização de data shows para exibição de documentários e de filmes. Isso, provavelmente, se deve ao fato de que esse recurso não é utilizado frequentemente nas escolas tornando-o um elemento bem atrativo. Em relação aos docentes, todos os alunos concordaram que foram bons facilitadores da aprendizagem. Na auto-avaliação, 50% dos alunos consideraram não possuir a formação básica necessária para alcançar um bom desempenho na disciplina. Porém, avaliamos que a maioria dos alunos obtiveram rendimento satisfatório, corroborando com a afirmativa de que os princípios da Ciência não necessitam de uma formação diferenciada para serem assimilados.
CONCLUSÃO:
Concluímos que o uso de uma metodologia plural no lecionar da disciplina de Ciências torna as aulas mais atrativas e respeita as diferenças cognitivas dos alunos. Além disso, ao discutirmos os conceitos de Ciências presentes no  nosso dia-a-dia, resignificando-os, contribuímos com a formação pessoal de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Reconhecemos que a adoção de metodologias variadas de ensino requer uma maior dedicação por parte do docente, no que diz respeito à elaboração e execução das aulas. Entretanto, os bons resultados obtidos justificam este esforço, nos motivando a superar as dificuldades encontradas e a estimular a utilização dessa metodologia.
Palavras-chave: pluralidade metodológica, ensino de ciências, extensão.