61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 6. Morfologia e Taxonomia Vegetal
OCORRÊNCIA DE PLANTAS RUDERAIS NO CAMPUS IF-AM/DISTRITO, MANAUS, AMAZONAS, BRASIL
Simone Almeida de Oliveira 1
Maria Cristina de Souza 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
INTRODUÇÃO:
O conceito de plantas ruderais tem sido discutido nas literaturas botânica e agrícola e gerado algumas controvérsias, tendo em vista o emprego de outros termos para determinadas plantas cuja localização permite que se enquadrem também em plantas ruderais, sendo exemplos nesse sentido plantas daninhas, invasoras, nocivas, entre outros. A complexidade de entendimento aumenta quando se busca literatura relacionada às plantas ruderais encontradas na região norte, uma vez que são pouco coletadas e consequentemente mal representadas nos herbários locais. Dentro desse contexto destaca-se a necessidade de estudo das plantas ruderais do município de Manaus tendo em vista a participação dessas plantas na composição da flora local, bem como os seus vários atributos entre os quais o aproveitamento pela medicina popular. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi levantar a ocorrência de plantas ruderais inicialmente do Campus – IFAM/Distrito, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, visando o conhecimento, divulgação e catalogação dessas plantas, bem como promover a sua proteção.
METODOLOGIA:
Amostras botânicas foram observadas e coletadas do Campus/Distrito do IF-AM no período de Dezembro de 2008 a abril de 2009, mediante excursões mensais feitas ao local de estudo e conduzidas ao laboratório de Biologia e Produtos Naturais do IF-AM da unidade Sede. Anotações das características morfológicas que incluem tamanho da planta, forma, cor, odor de flor e fruto quando presentes; bem como do local de coleta (a saber locais de platô e declive) e sua distribuição geográfica foram feitas e submetidas às técnicas usuais de herborização que incluem secagem e prensagem e depósito em herbário. A identificação foi feita tendo por base consulta a bibliografia especializada (Groth & Kissmann, 1992; Rizzini & Mors, 1995; Lorenzi, 2008), herbários virtuais e por comparação com exsicatas depositadas nos herbários do Instituto Nacional de Pesquisas do Amazonas (INPA) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM/HUAM). O material coletado foi incorporado à coleção do Herbário didático do IF-AM e herbário INPA.
RESULTADOS:
Os resultados preliminares revelam a ocorrência de 19 espécies enquadradas em 18 gêneros e 13 famílias. A família Verbenaceae representada por Stachytarpheta cayennensis (Rich.) Vahl., Lantana camara L., e Priva sp pertencentes a família Verbenaceae, nativas da América tropical; Rubiaceae, representada por Spermacoce verticillata L., nativa do continente americano; e Spermacoce sp.; Commelinaceae, com Commelina cf. erecta L., originária da América tropical; a família Asteraceae a mais representativa com Chromolaena cf. laevigata (Lam.) R.M. King & H. Rob, Bidens pilosa L. nativas do continente americano; e Tridax procumbens L. originárias da América central; Fabaceae, subfamília Mimosoideae com Mimosa pudica L., nativa da América tropical; Turneraceae representada por Turnera ulmifolia Sm, nativa da América tropical; Piperaceae, representada por Peperomia pellucida (L.) Kunth e Pothomorphe peltata (L.) Miq. nativas do continente americano; Euphorbiaceae com Chamaesyce hirta (L.) Millsp. e Phyllanthus niruri L. nativas do continente americano; Selaginellaceae, com Selaginella sp, neotropical; Schyzeaceae, com Lygodium venustrum Sw; ambas de distribuição neotropical; Solanaceae, com Solanum crinutum Lam. neotropical; e Melastomataceae com Clidemia cf. hirta (L.) D. Don., de distribuição neotropical.
CONCLUSÃO:
Embora o levantamento de plantas ruderais ainda seja preliminar percebe-se por meio das identificações que há uma boa representatividade na área de estudo tendo em vista o tamanho relativamente pequeno da área de 36.000 metros quadrados. A família Asteraceae foi a mais representativa com três espécies, vindo em seguida Rubiaceae, Euphorbiaceae, Verbenaceae e Piperaceae com duas espécies, estando as demais representadas por apenas uma espécie. Também verificou-se durante as consultas aos herbários virtuais, que há poucos registros dessas plantas para a região norte, confirmando o que foi mencionado anteriormente.
Palavras-chave: Taxonomia, Plantas herbáceas, Amazônia Central.