61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
DA LEITURA DAS PALAVRAS À LEITURA DO MUNDO
Helenice Cavalcante de Melo 1
Cristiane Rose de Lima Pedrosa 1
Andréa Cristina Ferreira do Nascimento 1
1. Escola Municipal do Pantanal
INTRODUÇÃO:
Foi por entender que a leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois através dela pode-se enriquecer o vocabulário, obter e ampliar conhecimentos e dinamizar o raciocínio e a capacidade interpretativa que a Escola Municipal do Pantanal (Recife) desenvolveu o projeto “Da leitura das palavras à leitura do mundo”. Este trabalho objetivou motivar os alunos para a leitura de fruição; ampliar o acesso dos educandos a autores da literatura brasileira; apresentar aos alunos as poesias e os poetas homenageados no circuito da poesia (projeto que valoriza as obras de autores como Solano Trindade, João Cabral de Melo Neto, entre outros em seus escritos sobre a cidade do Recife); e aumentar o acesso dos educandos à biblioteca escolar. Relevante, portanto, por trazer às salas de aula, diversos gêneros textuais (poemas, contos, fábulas, textos jornalísticos...) e contribuir para a construção de seres letrados, capazes de conhecer o mundo através da leitura.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado com a participação de todos os alunos, professores e corpo técnico da Escola Municipal do Pantanal. E aconteceu durante todo o ano letivo. Todas as turmas criaram o cantinho da leitura onde as educadoras faziam leituras diárias para as crianças. E tratava-se também de um espaço onde os alunos, espontaneamente, consultavam livros, revistas, gibis... Houve a seguir o cadastramento de todo o alunado na biblioteca; seguindo de uma oficina de leitura quando cada turma teve a oportunidade de estudar um gênero textual; Organizou-se também um sarau literário que aconteceu a partir da montagem de painéis, construção da árvore genealógica do autor estudado pela turma e a apresentação dos resultados às demais turmas da escola; Contou-se ainda com uma gincana que trabalhou os doze poetas do circuito da poesia (obras e biografia); E, dando continuidade, realizou-se o recital poético onde as crianças declamaram poesias dos diversos autores que conheceram. E para concluir, houve a apresentação de uma peça teatral chamada “A turma do Zé Letrinha” que trouxe a reflexão acerca da importância do ato de ler, a conservação e utilização da biblioteca.
RESULTADOS:
Com a vivência das atividades propostas, pode-se verificar que o projeto despertou nos alunos a curiosidade diante dos livros. Pois houve um aumento significativo do número de consultas ao acervo bibliográfico da escola. Neste contexto, os alunos passaram inclusive a utilizar os livros com mais zelo e respeito. Percebeu-se também que os alunos passaram a apresentar muito mais desenvoltura em leituras em público, devido a atuante participação em atividades realizadas tanto em sala de aula, quanto no sarau literário e no recital poético. Ficou clara também a melhoria dos alunos na escrita, pois com os exercícios de leitura, qualificaram a organização do pensamento, daí uma escrita mais coerente, com uma notória redução de erros ortográficos. Verificou-se também uma participação mais efetiva dos alunos nas rodas de leitura realizadas em todas as turmas.
CONCLUSÃO:
As etapas trabalhadas, ao longo do ano, mostraram a relevância de investir na leitura uma vez que apresentaram mudanças de comportamento nos alunos que passaram a ler por prazer, e mudaram sua postura diante dos livros (no manuseio e nos cuidados). E dos educadores que, a cada fase do trabalho, foram tomando mais gosto por sentirem quão frutíferos estavam sendo sua função de mediadores e incentivadores do ato de ler. Uma vez que a leitura contribui para a formação humana e que não se trata apenas de crescer do ponto de vista cognitivo, mas, sobretudo na perspectiva de ser social, na formação de cada educando enquanto cidadãos autônomos e responsáveis pela busca do seu próprio saber. Portanto, ao motivar-se toda uma comunidade escolar a desenvolver o hábito da leitura aponta-se para a afirmativa de Freire, em seu livro “A importância do ato de ler” que diz da necessidade de “criar uma disciplina intelectual, sem a qual inviabilizamos a nossa prática enquanto professores e estudantes.”. Consiste em, de fato, preparar cidadãos para intervir no mundo através dos conhecimentos adquiridos pela leitura.
Palavras-chave: Leitura, Biblioteca, Hábito.