61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS – UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR/PESQUISADOR
Jaime Fernando da Silva Cicotte 1
Valdir José de Oliveira 1
Mariuce Campos de Moraes 2
Fabiano César Cardoso 2
Marco Aurélio Clemente Gonçalves 2
1. Discente do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática
2. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT – Câmpus Universitário de
INTRODUÇÃO:
Tem sido sugerido por diferentes autores, como uma perspectiva de mudança, que o professor seja um pesquisador (Galiazzi, 1998), que a experiência da prática investigativa produza e socialize conhecimentos. Neste sentido, instituiu-se no Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática, na Universidade Federal de Mato Grosso, câmpus de Sinop, uma componente curricular denominada Seminário de Práticas Educativas (UFMT, 2006) para enfrentar as dificuldades encontradas em se ministrar conteúdos de Ciências no ensino fundamental. O presente trabalho tem por objetivo maior fazer uma análise crítica sobre a aprendizagem adquirida durante o desenvolvimento dessa componente no módulo I: “Prática de investigação e contato com diferentes formas de produção e socialização de conhecimento no contexto local”. A investigação científica realizada buscava caracterizar e quantificar os resíduos sólidos produzidos no câmpus de Sinop. O estudo dos resíduos sólidos produzidos na UFMT trouxe significado para a formação, dos discentes aqui envolvidos, como professores/pesquisadores? A mesma discussão, a respeito da formação deste profissional, tem sido defendida em debates de formação de professor/pesquisador como prática de ensino indissociável da ação docente nas escolas, fruto da relação professor/aluno/futuro professor (Maldaner, 1998).
METODOLOGIA:
A análise crítica da componente curricular Seminário de Práticas Educativas se dá através do método de pesquisa qualitativa, um estudo de caso parcial de análise educacional da investigação desenvolvida. A componente curricular levou a investigação à utilização de método descritivo com a intenção de observar, registrar, analisar, classificar e interpretar os dados sem interferir nos mesmos, usando uma técnica padronizada. O projeto previamente elaborado almejou caracterizar e quantificar os resíduos sólidos produzidos na Universidade Federal de Mato Grosso no câmpus de Sinop, no período de 05 a 09 de maio de 2008. Insta salientar que para o desenvolvimento do mesmo, fez-se a pesquisa de campo no intuito de elaborar e enriquecer os dados, dirigindo-se in loco para efetuar a descrição e quantidade dos resíduos sólidos. Os dados foram coletados através de visitas à unidade universitária. Para caracterização e quantificação foi necessário, durante uma semana e em dias contínuos, coletar todos os resíduos produzidos na Instituição. A cada dia o lixo era mensurado em sua totalidade e depois separado de acordo com sua classificação, a saber, papel reciclável, papel não-reciclável (utilizados na higiene pessoal), plástico e matéria orgânica; sendo mensurados novamente, porém, por categoria.
RESULTADOS:
A metodologia em questão possibilitará a elaboração de alternativas para a formação do professor/pesquisador nesta unidade de ensino. Constata-se, por exemplo, um desenvolvimento na capacidade investigativa dos acadêmicos através de seus relatos e análise dos dados produzidos neste caso, pois foram além do objetivo inicial da mera mensuração, passando a apresentar uma preocupação e cuidados com o tema resíduos sólidos. Houve uma mudança no conceito de pesquisa, caracterizando-se o progresso científico como algo elaborado não só através da utilização de métodos bem definidos em ambientes controlados (laboratórios), mas como uma construção a ser realizada nas mais diversas situações, pois a visão de que a Ciência só ocorre naqueles ambientes, posição adotada por muitos como regra de aprendizagem, limita a capacidade investigativa individual do aluno, principalmente durante a educação básica. O contato com a ciência experimental possibilitou aos acadêmicos vivenciar fatos, desvinculou a idéia de memorização e desenvolveu o ato de pensar como raciocínio científico.
CONCLUSÃO:
Com a elaboração desta pesquisa foi possível contribuir para o enriquecimento das discussões envolvendo a formação de professor/pesquisador no Ensino de Ciências para o ensino fundamental. Diante do conhecimento adquirido no desenvolvimento da pesquisa, sugere-se que o professor busque utilizar propostas de ensino-pesquisa, passando a adotar em suas aulas aquelas que contribuam para a apropriação de conhecimentos por parte do aluno.
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Investigação, Formação Docente.