61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 4. Taxonomia
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA E ELABORAÇÃO DE CHAVES DE IDENTIFICAÇÃO PARA OS LEPTODACTILÍDEOS (AMPHIBIA: ANURA: LEPTODACTYLIDAE) DA COLEÇÃO HERPETOLÓGICA DO INPA
Tainã Rapp Py-Daniel 1
Celso Morato de Carvalho 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia / INPA
INTRODUÇÃO:

A Coleção de Répteis e Anfíbios do INPA consta atualmente de 20.691 exemplares, dos quais 13.746 são anfíbios (Ordem Anura). Destes 3.009 são da família Leptodactylidae, os quais estão inseridos em dois gêneros e 30 espécies. Esta família está distribuída desde o sul do México até o norte da Argentina e nas Índias Ocidentais (Duellman, 1994). São conhecidos popularmente como rãs, e variam bastante no tamanho (2-25 cm) e morfologia. A maioria dos leptodactilídeos da coleção do INPA são procedentes da Amazônia e representam, em riqueza de espécies, aproximadamente 40% dos leptodactilídeos que ocorrem na hiléia (Vogt & Bernhard, 2003). Apesar das espécies desta família estarem razoavelmente bem identificadas na coleção, não havia um levantamento sistemático sobre as suas distribuições geográficas e nem chaves de identificações que permitissem reconhecer prontamente as espécies e suas variações intra-específicas. Isto limita possibilidade de formulação de questões para estudos.

METODOLOGIA:
Este estudo foi dividido em cinco etapas. A primeira etapa deste trabalho consistiu na elaboração do catálogo geográfico onde as espécies de leptodactilídeos da coleção e seus referidos dados como coletor, número de tombo, data e local de coleta foram organizados por região geográfica conforme um modelo. A segunda etapa foi a elaboração de mapas de distribuição em que a latitude e longitude de cada local de coleta foram obtidas a partir de um mapa planimétrico e depois plotadas em um mapa padrão. A terceira consistiu em uma diagnose e descrição formal das espécies com base em caracteres como padrões de desenho do topo da cabeça, lábios, garganta, dorso, ventre e pernas; membranas interdigitais; fímbrias laterais dos artelhos; entre outros. A quarta etapa foi a elaboração das chaves de identificações para gêneros e espécies, feita com base nos caracteres reconhecidos na diagnose. Por último foram apontados problemas e formuladas questões observando-se quais espécies e caracteres apresentaram mais variações.
RESULTADOS:

Foi elaborado um catálogo geográfico dos leptodactilídeos da Coleção de Répteis e Anfíbios do INPA, o qual contribuirá para uma melhor análise de dados e levantamento de questões taxonômicas sobre as espécies desta família. Também foi feito um mapa de distribuição das espécies por grupos taxonômicos sensu Heyer (1978, 1979). Uma diagnose e descrição para cada espécie foi feito, assim como uma chave de identificação de gêneros e espécies. As espécies Leptodactylus andreae Mϋller, 1923 e Leptodactylus petersii (Steindachner, 1864)foram as espécies que apresentaram maior variação no padrão do dorso. Isto, associado à ampla distribuição dos indivíduos de ambas as espécies, parece ser indicativa de uma variação interespecífica ao invés de intraespecífica.

CONCLUSÃO:

A associação dos dados de distribuição com os de variação taxonômica indicou que os indivíduos de L. andreae e L. petersii da Coleção do INPA provavelmente consistam em dois complexos de espécies. No entanto, estudos usando outros tipos de dados como de vocalização, comportamento e características morfológicas sutis precisam ser empregados para responder a esta questão.

 

 

 

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: anuros, taxonomia, chaves de identificação.