61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
AS PRÁTICAS DA FÍSICA NO COTIDIANO ESCOLAR
LUAN CARLOS BARRETO DA COSTA 1
JOSUÉ PANTOJA VALENTE 1
ANTONILDES QUEIROZ FERNANDES 1
JOSÉ HENRIQUE CALDEIRA FERREIRA 1
SHEILA LIBÓRIO 1
SANDRO SIMAS DE JESUS 1
1. UFAM - INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - ICET
INTRODUÇÃO:

Os acadêmicos do curso de licenciatura em Ciências: Matemática e Física da Universidade Federal do Amazonas, na disciplina Prática Curricular I, puderam no segundo semestre de 2008, estabelecer contato com a realidade escolar. Para essa atividade escolhemos a escola Estadual Professora Mirtes Rosa de Mendonça Lima, nela participamos das aulas ministradas pelos professores da disciplina de Física, observando a relação aluno/professor, o processo de gestão escolar e espaço físico da mesma. Neste contato percebemos algumas dificuldades dos alunos para desenvolverem os exercícios da disciplina, o que tornava difícil à construção dos conhecimentos necessários aos alunos do segundo ano do Ensino Médio noturno. A carência de professores graduados na área e a falta de materiais didáticos apropriados fizeram com que os educandos ficassem desestimulados, a ponto de desistirem das aulas. Partindo disto, formalizamos um trabalho de intervenção visando apoiar aos professores no uso de metodologias inovadoras para dinamizar o estudo da Física e assim fortalecer a aprendizagem dos alunos, além de colaborar com as ações desenvolvidas na escola em busca da redução do índice de evasão escolar do turno noturno.

METODOLOGIA:

Para alcançar os objetivos do trabalho de intervenção, baseado nas anotações do caderno de prática, estabeleceu-se uma mobilização entre os acadêmicos, alunos e docentes da escola. Nesta mobilização discutimos as problemáticas baseadas nas observações registradas no caderno de campo e nos debates da disciplina em sala de aula. Pela discussão percebemos a necessidade de um trabalho de intervenção, que por sua vez, devido à carência pedagógica e metodológica das escolas públicas, decidiu-se propor um projeto visando novas práticas pedagógicas na disciplina de Física. Como dito, a área é responsabilizada pela evasão escolar motivada segundo os depoimentos pela pouca assistência e carência de metodologias educacionais inovadoras. Para o andamento do projeto, estabeleceu-se uma sondagem de questionários, com o objetivo de analisar as problemáticas da disciplina, o qual foi analisado. Após a coleta e análise das informações, partimos para a proposta de intervenção baseada fundamentalmente nas aulas práticas de Física ministradas na escola. Para uma melhor realização dessas aulas foi proposto à inclusão de um aluno de cada turma do ensino médio noturno, que representaria a turma a qual ele fazia parte, ajudando assim nas pesquisas e no desenvolvimento conforme os assuntos dados pelos PCN’s.

 

 

RESULTADOS:

As observações baseadas nas anotações do caderno de prática possibilitaram a percepção de que os alunos realmente estavam desinteressados em relação às aulas de Física, devido ao método repetitivo de aprendizado que por sua vez não possuía aula prática. Com o trabalho de intervenção, os alunos ficaram mais estimulados na participação das aulas, pois o contato com as aplicações da Física no cotidiano despertou um maior interesse pela disciplina. Além do caloroso apoio dos professores, que estavam esperançosos no desenvolvimento e resultado do projeto, que beneficionou não só a escola em seu crescimento qualitativo e metodológico, como também os muitos alunos em seu processo de amadurecimento interdisciplinar. Este contato da universidade com as escolas proporcionou um maior enriquecimento de ideais acadêmicas, responsabilidade e compromissos com a educação, além de ter nos dado o privilégio de contribuir para uma educação ao alcance de todos. Pode-se dizer que o contato da universidade com a comunidade é um dos canais mais importantes para o desenvolvimento de uma determinada região, pois quando há essa, causa um impacto de idéias e discussões, que alteram as vivencias e contribuem para o crescimento de uma sociedade mais justa, digna, informada e participativa. Assim mostramos de fato a cara da realidade e o doce olhar de esperança que está exposto em cada brasileiro.

CONCLUSÃO:

Acreditamos na importância da integração da Universidade com a comunidade local, e assim contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Na educação, a parceria possibilita chegar a um mesmo ideal. Mudar a cara da educação é um desafio de todos e é por isso que os acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências: Matemática e Física, ao cursar a disciplina Prática Curricular I, se questionaram em como contribuir para a melhoria da educação nas escolas públicas. Pelo contato que tivemos com a Escola Mirtes Rosa de Mendonça Lima, percebemos as dificuldades na aprendizagem dos alunos do Ensino Médio noturno, isso nos levou a desenvolver este trabalho de intervenção visando à integração de metodologias inovadoras que possam auxiliar o professor a utilizar novas práticas pedagógicas, e assim, desenvolver o raciocínio lógico dos alunos.

 

Palavras-chave: EDUCAÇÃO, METODOLOGIAS INOVADORAS, EXPERIMENTOS FÍSICOS.