61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
O MERCADO DE TRABALHO PARA PROFISSONAIS EGRESSOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM QUÍMICA
Adriani Gracieli Massoni 1
Ali Veggi Atala 2
1. Mestranda em Educação – IE – UFMT
2. Prof. Msc. Instituto Federal de Tecnologia – IFET/MT
INTRODUÇÃO:

Este trabalho apresenta o perfil dos egressos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura Plena em Química da Universidade Federal de Mato Grosso, nos últimos cinco anos; as condições mercadológicas e obstáculos enfrentados pelos profissionais para sua inserção no mercado de trabalho. Devido às transformações políticas, sociais e principalmente econômicas, a inserção do profissional em geral, no mercado de trabalho torna-se cada vez mais difícil, pois a cada ano que passa a busca pelo conhecimento tem aumentado, além de estar mais facilmente disponível, e consequentemente tornado a competição mais acirrada. Assim como o mundo, os setores público e privado também sofrem mudanças em sua estrutura; as tecnologias do mundo globalizado tendem a fazer com que essas mudanças tornem-se cada vez mais rápidas e isso se reflete também no mercado de trabalho. Atualmente tanto o setor público quanto o privado, mas principalmente o privado, tornou-se tão exigente, que são muitos os obstáculos para a inserção do profissional nesse mercado. Em face desse contexto, buscamos investigar quais habilidades e qual a situação para inserção do profissional de Química nesse mercado, que não sabemos ainda se encontra-se estagnado ou em expansão. Por isso, saber quais as condições do mercado de trabalho para essa inserção do profissional em Química, seja do Curso de Bacharelado ou de Licenciatura Plena, constitui-se em um tema de grande relevância, para esclarecer e apresentar subsídios para a literatura desta área e ainda contribuir com informações importantes acerca da evolução da profissão de Químico no Estado de Mato Grosso. Inicialmente a nossa amostra era composta por 177 egressos, sendo 92 egressos do curso de Bacharelado e 85 egressos do curso de Licenciatura Plena.

 

METODOLOGIA:

A pesquisa que desenvolvemos é de natureza qualitativa, embora não deixemos de dar importância, às medições e quantificações que se fizeram necessárias. Para realizá-la, o primeiro passo foi fazer uma verificação da bibliografia acerca do assunto, pela qual constatamos não haver qualquer referência concreta acerca do tema em relação aos cursos de Química no Estado de Mato Grosso. O universo foi composto pelos egressos que colaram grau entre 2003/1 e 2007/1 e que se encontram exercendo a profissão no Estado de Mato Grosso. Num segundo momento, coletou-se os dados por meio de uma pesquisa de campo, na qual o instrumento utilizado foi o questionário, constituído de questões abertas e fechadas, onde procurou-se obter informações acerca do perfil, formação acadêmica e situação profissional atualmente. O questionário aplicado continha instruções identificando o seu caráter e a sua finalidade, e o egresso não precisava se identificar no mesmo, o qual era constituído por 66 questões, sendo 35 questões fechadas, 17 questões abertas e fechadas e 14 questões abertas, distribuídas em quatro blocos A, B, C e D. Também foram utilizados meios de informação como internet, revistas e periódicos, diálogos com professores formados na primeira turma do primeiro curso de Química da Universidade Federal de Mato Grosso e tudo mais quanto possível para compor o trabalho de pesquisa com eficácia, procurando trazer à comunidade acadêmico-científica informações relevantes, claras e objetivas.

RESULTADOS:

Os dados foram analisados de forma tanto qualitativa, quanto quantitativa. A pesquisa mostrou que, em geral, a maioria dos egressos está satisfeito com sua escolha profissional e com as atividades e funções que desempenha. Contudo, revelaram também que os profissionais graduados pelo Curso de Bacharelado em Química pela UFMT, não se consideram capacitados suficientemente para adentrar ao mercado de trabalho, quando concluem o curso e que possuem maior dificuldade de inserção nesse mercado; o estudo mostrou ainda que a inexperiência profissional foi citada como  maior barreira encontrada pelos egressos. Muitos ficam perdidos sem saber que caminho tomar, enquanto que outros, por não saber o que fazer e pela falta de profissionais no Estado, habilitados em licenciatura, acabam em uma sala de aula. Foi possível verificar também que a maioria dos egressos, acreditam possuir vocação para a profissão. Quanto às habilidades investigadas na pesquisa, os egressos do curso de Bacharelado em Química classificaram o trabalho em equipe como a mais importante para o desenvolvimento da profissão; por sua vez, os egressos do curso de Licenciatura Plena em Química, classificaram a boa comunicação como a mais importante.

CONCLUSÃO:

O presente trabalho permitiu chegar a conclusão de que, apesar das dificuldades enfrentadas, tanto pelos Cursos de Bacharelado e Licenciatura Plena em Química da Universidade Federal de Mato Grosso, quanto por seus egressos, há a necessidade de continuar disponibilizando esses profissionais ao mercado e também revelou a necessidade de melhor adequação do currículo às necessidades desse mercado; mostrou ainda, que o mercado de trabalho no Estado de Mato Grosso encontra-se em expansão e disponibiliza diversas oportunidades aos atuais e futuros egressos dos referidos cursos de graduação.

Palavras-chave: egressos, mercado de trabalho, cursos de Química.