61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 1. Biologia Molecular
INFECÇÃO DO VÍRUS DENGUE: ESTUDO DE UM CASO FATAL EM RORAIMA
Mayara Nunes Cardoso 1
Pablo Oscar Amézaga Acosta 1
Thalita Caroline da S. Siqueira 1
Armando Piquera Hernández 2
1. Ciências Biológicas, Universidade Federal de Roraima/UFRR
2. Hospital da Criança Santo Antônio/HCSA
INTRODUÇÃO:
O dengue é um flavivírus com quatro sorotipos, estando estes relacionados à virulência da doença. No Estado de Roraima já tem circulado os quatro sorotipos de dengue, sendo os sorotipos 1 e 4 isolados nos anos de 1981 - 1982 durante um surto de febre. Depois não se tem registro de epidemia de dengue até o ano de 1999, a partir do qual o estado passou a ter um elevado índice anual de casos de dengue e circulação dos sorotipos 1, 2 e 3, sendo hoje um Estado hiperendêmico para o dengue. Contudo, o estado praticamente não tem reporte de febre hemorrágica do dengue (FHD) e óbito entre os anos de 1999 e 2007 (7 casos de FHD e 4 óbitos), aumentando significativamente no ano de 2008, quando foram reportados 102 casos de FHD com 7 óbitos. O primeiro trimestre do 2009 já tem-se registro de 31 casos de FHD e 1 óbito. No presente estudo foi pesquisado o paciente que foi a óbito no ano de 2009, com o objetivo de relacionar os dados clínicos com os dados sorológicos e de isolamento viral.
METODOLOGIA:
Duas amostras do paciente, uma com 3 e outra com 11 dias de início dos sintomas, foram testadas para identificação do sorotipo do vírus dengue. Uma alíquota dos soros foi inoculada em culturas de células C6/36 para realização do isolamento viral. Os fluidos celulares foram pesquisados para os sorotipos de dengue através das técnicas de imunofluorescência indireta (IFI), e a transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase (RT-PCR), segundo o protocolo de Lanciotti et al (1992). Do prontuário do paciente, após autorização, foram colhidas as informações gerais, assim como os dados clínicos e laboratoriais do paciente.
RESULTADOS:
O paciente, indígena, com 4 meses de idade, internou no Hospital da Criança Santo Antônio, na cidade de Boa Vista/RR, com histórico febril de três dias de evolução e uma convulsão no lar. Internação com gemência, vômitos e uma segunda convulsão. O hemograma mostrou leucocitose com linfocitose, trombocitopenia e anemia moderada. Considerou-se uma crise convulsiva e colheu-se uma amostra de líquido cefalorraquídiano (LCR), que foi negativo. Evoluiu com quadro de choque séptico e foi transferido para UTI, onde posteriormente piorou clinicamente encontrando-se ao exame físico, aumento do fígado e evolução gradativa para o quadro de Falência de Múltiplos Órgãos, indo a óbito aos vinte dias de internação. As provas bioquímicas apresentaram elevação das aminotransferases e da bilirrubina. As provas sorológicas no sexto dia de início dos sintomas amostraram IgM anti-dengue positiva e IgG anti-dengue negativa. O isolamento viral do vírus da dengue, no quarto e no décimo primeiro dia de inicio dos sintomas, apresentou efeito citopático nas culturas de células C6/36 e foi identificado o sorotipo dengue 1 tanto por IFI como por RT-PCR. Estes resultados indicam que provavelmente trata-se de uma infecção primaria e que o vírus provavelmente seja de uma cepa virulenta.
CONCLUSÃO:
A partir dos resultados obtidos, acredita-se que o paciente infectou-se com uma cepa de dengue 1 virulenta, pois o resultado positivo para IgM e negativo para IgG no sexto dia do início dos sintomas, demonstra que tratava-se de uma infecção primária e não de uma resposta secundária. O vírus apresentou uma longa duração no sangue do paciente (11 dias), sendo detectável até o 5º dia de inicio dos sintomas, na maioria dos casos. As provas bioquímicas apresentaram elevação das aminotransferases e da bilirrubina, indicando o transtorno funcional do fígado. Em casos graves de dengue é comum ocorrer leucocitose, trombocitopenia e alteração das aminotransferases, ou seja, os resultados bioquímicos do paciente corroboram seu estado grave por infecção do vírus dengue.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Dengue, Isolamento viral, Caso fatal.