61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
ANÁLISE TEÓRICA SOBRE OS CONCEITOS DE RESILIÊNCIA, CONSCIÊNCIA E A VIDA NO CAPITALISMO
Leila Estevão da Silva 1
Raquel Souza Lobo Guzzo 2
1. Pontifícia Universidade Católica de Campinas/ PUC-CAMPINAS
2. Profª. Drª. da Pontifícia Universidade Católica de Campinas/Orientadora
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem como objetivo relacionar os constructos de resiliência e consciência, considerando a vida no capitalismo e tendo como concepção filosófica a concepção de homem e de mundo marxista. Para isso, o trabalho está fundamentado em três eixos: Vida no capitalismo, Consciência e Resiliência como processo. O Primeiro eixo discorre sobre capitalismo, mostrando que é marcado pela desigualdade social, opressão e pela exploração do homem pelo homem (Lessa & Tonet, 2004). Já no segundo eixo, diz que o grau de consciência individual e coletiva se expressa pelo quanto um indivíduo compreende as contradições existentes no mundo. (Guzzo, 2006). Além disso, o processo de conscientização não representa uma simples mudança de conceito que se tem da realidade, mas na existência de ações. O último eixo considera o constructo de resiliência como processo, afinal este é visto em constante transformação, considerando que as situações podem ser re-significadas no decorrer do tempo e história. Define-se este constructo como um processo em que o indivíduo consegue enfrentar adversidades sem sucumbir a elas, resistindo, buscando a solução dos problemas e lutando pelos direitos (Poletto & Koller, 2006; Santos & Dell’Aglio, 2006; Trombeta & Guzzo, 2002 e Yunes, 2006).
METODOLOGIA:
Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre os constructos de resiliência e consciência. Foram utilizadas as bases de dados disponíveis no sistema de biblioteca da universidade e as palavras-chave utilizadas para busca foram: resiliência, fator de risco, fator de proteção e consciência. Foram considerados artigos, teses e dissertações referentes aos anos de 2005 a 2009.
RESULTADOS:
Considerando os anos de 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009 foram encontrados nas bases de dados: Scielo (28 referências), Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, 17 referências), Medline (Literatura Internacional em Ciências da Saúde, 34 referências), Adolesc (Saúde na adolescência, 12 referências), Desastres (4 referências, Hisa (História da Saúde Pública na América Latina e Caribe, 0 referência), Paho (Acervo da Biblioteca da Organização Pan-Americana da Saúde, 0 referência), Wholis (Sistema de Informação da Biblioteca da OMS, 0 referência), BTDT (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, 26 referências), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP (12 referências), Banco de Teses e Dissertações/CAPES (57 referências, Banco de Teses e Dissertações da UNICAMP (0 referência). Estes dados dizem respeito a palavra-chave Resiliência, uma vez que foi o constructo mais explorado no trabalho.
CONCLUSÃO:
Os resultados conclusões serão finalizados em maio.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: resiliência, consciência, vida no capitalismo.