61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 1. Físico-Química
CARACTERIZAÇÃO E ESTABILIDADE DE NANOEMULSÕES DO TIPO ÓLEO/ÁGUA (o/a) CONTENDO O ÓLEO DE CASTANHA DO BRASIL (BERTHOLLETIA EXCELSA H.B.K.).
Luis Otavio S. Bulhões 1, 2
Leandro Rosani 3
1. Departamento de Quimica da UFSCar
2. UNICEP - São Carlos
3. Programa de Pós Graduação em Quimica da UFSCar
INTRODUÇÃO:

Emulsões são sistemas heterogêneos, instáveis, definidas como a mistura de dois líquidos imiscíveis, onde um está disperso no outro na forma de glóbulos. As nanoemulsões podem ser obtidas por emulsificação de baixa energia, em especial o processo de inversão de fases, com ou sem a formação de estruturas líquido-cristalinas ao redor dos nano-glóbulos.  Dos processos de instabilidade o Ostwald ripening, é o mais importante para as nanoemulsões. As características fisioquímicas das emulsões indicam que quanto maior a curvatura interfacial do glóbulo em dispersão, maior a solubilidade da fase dispersa na dispersante, aumentando o tamanho dos glóbulos.  É possível em alguns casos ocorrer a formação de fases líquido cristalinas lamelares ao redor dos glóbulos da nanoemulsão, o que sem dúvida amplia sua estabilidade físico-química. Ao contrário das microemulsões que geralmente exigem elevadas concentrações de tensoativos, o que em muitos aspectos inviabiliza a aplicação cosmética e/ou farmacêuticas destes sistemas, as nanoemulsões podem ser preparadas utilizando-se concentrações de tensoativos entre 3,0 e 5,0 %. Propõe-se obter nano-emulsões do tipo o/a com o óleo de castanha até 10 % m/m,obtendo um produto com alta eficácia na hidratação.

METODOLOGIA:
Para a formulação das emulsões usou-se uma mistura de tensoativos, Span 80 e Tween 80 numa quantidade total mantida em 5,0% m/m. A mistura de tensoativos foi solubilizada na fase oleosa (Bertholletia Excelsa H.B.K.). As fases aquosa e oleosa, contendo 3, 5 e 10 % m/m de óleo, respspectivamente foram aquecidas separadamente em banho-maria à temperatura de 75±2°C, em seguida a fase aquosa foi vertida lentamente sobre a oleosa sob agitação constante e contínua de 500 rpm (agitador mecânico Fisaton) até que a emulsão adquirisse a temperatura ambiente (25°C). Posteriormente a mistura foi emulsionada a alta velocidade com auxílio de um rotor (Ultra Turrax T50). As medidas de densidades das emulsões e do óleo puro foram obtidas com um picnômetro. A viscosidade das emulsões e do óleo puro foram medidas com um viscosímetro do tipo Otswald. A temperatura para as medidas de densidade e viscosidade variou de 25 a 60 °C. A distribuição e o tamanho das partículas foram obtidos a partir do aparelho Nanotrak e mediu-se o índice de refração das emulsões.
RESULTADOS:

Todas as emulsões obtidas, com 3, 5 e 10 % m/m de óleo são estáveis pois não se observou separação de fases durante um período de 60 dias, indicando que as emulsões foram adequadamente formuladas com uma razão óleo/tensoativo adequada.

Observa-se um aumento na viscosidade com o teor de óleo que é associado ao aumento do raio da micela. Estes dados estão coerentes com o tamanho de partículas e seu aumento, com o aumento da concentração do óleo. As emulsões são opalescentes e apresentam um índice de refração da ordem de 1,35. O pH das emulsões é invariante assim com o índice de refração indicando sua estabilidade. A distribuição de tamanho de partículas é monomodal com baixo grau de dispersão (3,5%) e apresentam um tamanho médio da ordem de 295 ± 18 nm.
CONCLUSÃO:

A razão Span/Tween utilizada possibilitou uma maior solubilidade da água e alta estabilidade.  Obteve-se um tamanho de partículas baixo, caracterizado como nano-emulsão, sem separação de fases, formação de creme ou sedimentação. As medidas de viscosidade com o tempo indicam um aumento do tamanho de gotas com o tempo. As emulsões tem alta espalhabilidade e apresentam alto nível de hidratação.

Instituição de Fomento: CNPq, FINEP e CAPES
Palavras-chave: nano-emulsão, óleo de castanha, emulsão óleo/água.