61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
O PROJETO EDUCACIONAL SALESIANO E OS JOVENS DA ELITE MANAUARA NAS DÉCADAS DE 1920 E 1930.
Chrisleide Lopes da Costa 1
Maria Eugênia Mattos Luchsinger 1, 2
1. Universidade Federal do Amazonas - UFAM
2. Profª. Msc. - Orientadora
INTRODUÇÃO:
Em um contexto mundial, o século XIX é marcado também pela inovação na fabricação de novos produtos industrializados que utilizava a borracha como matéria-prima. Essa inovação marcou principalmente a região amazônica, que a partir desse momento passou a ganhar maior visibilidade no mercado internacional com a exportação da borracha. O que remeteu a região a um período de riqueza, principalmente as cidades de Belém e Manaus, período esse conhecido como a “Belle époque”. Essa pesquisa abrangeu a cidade de Manaus onde a Elite local, agora com projeção nacional e internacional, tentou a todo custo importar os costumes da Europa. Mas esse sonho durou pouco e com a chegada da borracha asiática no mercado internacional, as exportações da borracha amazônica começaram a entrar em declínio. Em 1920 já eram visíveis os resultados dessa estagnação econômica, que atingia também as finanças públicas da cidade. É nesse contexto regional que os Salesianos chegam a Manaus, e em 1921, inauguram o Colégio Dom Bosco trazendo um modelo educacional ousado que contempla tanto os “filhos dos operários” como os “filhos da Elite”.
METODOLOGIA:
O presente estudo utiliza-se da Análise do conteúdo: através de um conjunto de instrumentos metodológicos aplicados a discursos diversificados, cujo fator comum é a inferência, ou seja, uma hermenêutica controlada e baseada na dedução. Assim permitiu o trabalho em dois planos de análise, o texto e o contexto. O procedimento é aplicado nas fontes pelo tratamento descritivo, inferência e interpretação dos dados.
RESULTADOS:
Através da documentação até agora utilizada nesta pesquisa, que foram os periódicos da época, os registros de matrículas e relatório do Colégio Dom Bosco, pôde-se obter dados essenciais para a compreensão da importância que o Colégio representou em uma sociedade economicamente vencida. O Colégio começou atendendo inicialmente 72 alunos, número que logo se elevou para 396, entre os quais 61 deles eram internos. E 25 anos após sua fundação, o Colégio Dom Bosco já contava com cerca de 11.428 alunos matriculados, educando não somente os jovens carentes, mas também os jovens da elite manauara.
CONCLUSÃO:
A partir do andamento desta pesquisa torna-se perceptível que os salesianos atenderam à orientação romanizadora da Diocese por meio da evangelização e contribuíram para a manutenção da posição de destaque da Elite, educando também seus filhos. O modelo bosconiano de prevenir e não reprimir orientou como essa elite se percebeu, e que rumo ela tomou na formação da sua contemporaneidade. Pois o Colégio Dom Bosco, primeiro colégio salesiano em Manaus, acabou preenchendo o vazio das escolas particulares que foram fechadas diante das dificuldades econômicas. E mais tarde muitos de seus ex-alunos salesianos são gratos à educação intelectual recebida, uma educação digna e de inovadora para a época, mas que levou muitos deles a se destacarem na sociedade local.
Instituição de Fomento: FAPEAM
Palavras-chave: Salesianos, Elite manauara, Cólegio Dom Bosco.