61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
ANÁLISE DE PESQUISA SOBRE CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO DOCENTE REALIZADA POR ALUNOS DE LICENCIATURAS NA DISCIPLINA DE DIDÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Katyuska Melo Silva 1
Carmensita Matos Braga Passos 1
Samuel Sérvulo Jacinto de Oliveira 1
1. Universidade Federal do Ceará
INTRODUÇÃO:
A profissão docente está sempre em constante elaboração e mantém estreitas ligações com o contexto sócio-histórico no qual o processo de ensino-aprendizagem é realizado. Fundamentados nessa concepção autores como Tardiff, Libâneo e Passos, afirmam que o trabalho docente apresenta três características essenciais: interatividade, afetividade e ética. Estas características afloram no desenvolvimento das atividades de ensino aprendizagem e originam-se na própria natureza do objeto de estudo do trabalho docente, os seres humanos, sujeitos ao mesmo tempo sociais e individuais. A importância dessas características foi abordada na disciplina de didática ministrada a uma turma de alunos das licenciaturas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Como culminância desta abordagem os alunos realizaram uma entrevista com professores de diferentes formações sobre a profissionalidade docente e sobre um problema que eles já haviam enfrentado no exercício da sua profissão. A presente pesquisa possui como objetivo analisar os dados levantados nas entrevistas realizadas pelos trinta alunos da disciplina, apontando as relações entre os relatos e as características do trabalho docente. Esta pesquisa é relevante para um aprofundamento da temática e uma análise das vivências cotidianas dos professores.
METODOLOGIA:
A presente pesquisa constou na leitura e análise dos dados encontrados nas entrevistas realizadas pelos alunos da disciplina de didática. Cada aluno deveria entrevistar um professor que deveria relatar um dado problema vivenciado em sala de aula no exercício de sua profissão. Foram realizadas trinta entrevistas, onde não havia restrição de formação acadêmica (particular, pública, ensino médio pedagógico, graduação universitária ou pós-graduação) ou de ambiente de atuação (escolas públicas ou particulares), contribuindo para o contato com experiências variadas. A análise foi desenvolvida tendo como embasamento teórico o texto “Características do Trabalho Docente” de Passos e o texto “Profissão professor ou adeus professor, adeus professora? Exigências educacionais contemporâneas e novas atitudes docentes” de Libâneo. Tendo como orientação teórica os textos acima citados os dados das entrevistas foram analisados atentando para a formação acadêmica do professor entrevistado, sua experiência de trabalho, a causa do problema enfrentado, a solução do mesmo e as relações das características do trabalho docente com as problemáticas apontadas.
RESULTADOS:
Apesar da miscelânea de formações profissionais e de ambientes de trabalho, todas as entrevistas apresentaram dados relacionados às características docentes determinadas pelos autores estudados. Em 57% das entrevistas ficou clara a importância das relações afetivas estabelecidas entre alunos e professores, influenciando de forma negativa ou positiva o processo de ensino aprendizagem. Nestas entrevistas os problemas apontados estavam principalmente relacionados à atitude dos alunos frente à postura dos professores e dos conteúdos abordados. Mais da metade desses professores resolveram esses problemas estabelecendo novas metodologias e atitudes com os alunos. Relatos de desenvolvimento de atividades de nivelamento dos alunos apareceram em 27% das entrevistas, sendo apontados como soluções para problemas de falta de interesse dos alunos nos conteúdos abordados e dificuldades de interação entre os alunos e os professores. Esses relatos apresentavam como principais causas de conflitos diferenças ideológicas e religiosas entre os professores, os alunos e a própria escola. Como solução para o problema mais da metade dos professores optou por uma ação interdisciplinar que envolveu os alunos, os pais, os professores e os orientadores pedagógicos da escola num esforço comum para realização de um diálogo entre as partes em conflito, objetivando a manutenção das individualidades e o respeito às diferenças.
CONCLUSÃO:
A análise dos dados encontrados nas entrevistas realizadas permite que observemos a vivência prática das características do trabalho docente apontadas pelos autores estudados. Os problemas apresentados indicam claramente a importância da dinâmica afetiva que se estabelece entre os professores e os alunos, influenciando o processo de ensino aprendizagem. Foi possível concluir que a formação acadêmica dos professores não possui uma relevância significativa no processo de ensino aprendizagem. Os fatores que realmente influenciam esse processo são o contexto sócio-econômico dos alunos, a comunidade na qual a escola está inserida e se a mesma é particular ou pública. Podemos concluir, portanto, que as entrevistas refletem as discrepâncias encontradas no próprio cerne da sociedade capitalista. Os filhos da classe dominante possuem melhores condições e os professores precisam estar sempre atentos aos desejos dos pais e da escola. Os professores de escolas públicas possuem uma liberdade maior para sua atuação, mas esta liberdade, por vezes, torna-se sinônimo de falta de compromisso. Além disso, a falta de estrutura da escola e a falta de apoio dos pais desestimulam uma ação mais concreta no melhoramento da qualidade do ensino. Assim, concluímos que as características docentes estavam presentes nos relatos analisados e estes corroboraram o que havia sido estudado.
Palavras-chave: caracteríticas do trabalho docene, afetividade, interatividade.