61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
O COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE   PROFESSORES E PROFESSORAS NA PERSPECTIVA ÉTNICO-RACIAL
Maria do Carmo Oliveira da Silva 1
1. Escola Municipal de Beberib
INTRODUÇÃO:

A obrigatoriedade de inclusão de história e cultura afro-brasileira e africana  nos currículos de Educação Básica nos convida a ir de encontro a uma educação monocultural, possibilitando uma prática pedagógica fundamentada no interculturalismo. Essa opção política traz fortes repercussões na formação continuada dos professores e professoras. Estudos apontam que os cursos de formação inicial não contemplavam em seus programas a abordagem étnico –racial. Nesse sentido, a formação continuada pode e deve compensar essa lacuna, favorecendo que a prática pedagógica seja objeto de questionamento, reflexão e de construcão identitária.

METODOLOGIA:

Compreendendo a relevância de uma formação contínua direcionada para essa educação étnico-racial, a presente pesquisa objetivou analisar o papel do coordenador pedagógico como principal mediador da formação continuada na perspectiva dessa diversidade. Inicialmente realizamos uma pesquisa bibliográfica , no intuito de aprofundar sobre a temática étnico-racial e rever historicamente a atuação do coordenador(a) pedagógico. Posteriormente aplicamos questionários com coordenadores (as)da Educação Básica de escolas públicas da rede municipal do Recife e de escolas privadas também da mesma cidade, objetivando verificar se eles estão sendo mediadores da educação étnico-racial nas escolas.

RESULTADOS:

  Através da pesquisa constatamos que os coordenadores(as) da rede municipal sentem-se mais informados sobre a educação intercultural, embora aleguem que diante das atividades cotidianas  deixam de organizar momentos de reflexões direcionados a temática étnico –racial, percebemos que o coordenador –mediador ainda não vivencia em seu plano de trabalho a diversidade em todo momento pedagógico e sim em datas específicas.Nas instituições privadas identificamos o descumprimento da Lei 10.639/03, motivado pelo desconhecimento e também fundamentado na crença da democracia racial; revelandoque os coordenadores(as) não exercem e ainda não percebem a importância do seu papel de mediadores da educação intercultural. Em  contrapartida  verificamos que tanto nas instituições municipais ,quanto nas particulares os coordenadores executam  uma diversidade de tarefas diluindo o tempo para exercer sua função principal ser mediador e mediadora na formação docente.

 

CONCLUSÃO:

Nesse sentido o estudo aponta para a necessidade do coordenador(a) pedagógico receber formação específica que o instrumentalize para exercer essa mediação com os(as) docentes favorecendo que o espaço escolar seja um momento de formação permanente ,dialógico ,de reconhecimento e enaltecimento da diversidade.

Instituição de Fomento: Prefeitura Municipal do Recife
Palavras-chave: educação étnico- racial, coordenação , formação continuada.