61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 3. Línguas Estrangeiras Modernas
APLICAÇÃO DE UM MÉTODO COMUNICATIVO EM UMA TURMA DE ADULTOS INICIANTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: PROJETO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS
Bárbara Kethelyn Batista de Souza 1
Virgínia de Oliveira Freitas 1
1. UNIP - Campus Manaus
INTRODUÇÃO:

A comunicação é o processo de maior importância na sobrevivência dos povos desde os primórdios da humanidade até hoje, pois é através dela que o homem evolui, trocando e discutindo idéias e, sobretudo, transferindo informações vitais de geração a geração. O processo comunicativo se inicia, de maneira geral, com a aquisição da língua materna, que por muito tempo foi a única forma de expressão lingüística em diversas sociedades. Atualmente, porém, tem sido cada vez mais freqüente a introdução de uma língua estrangeira no cotidiano das pessoas, desde a infância até a fase adulta. Sendo importante salientar que o processo de aprendizado, seja ele na aquisição da língua materna ou de uma segunda língua é que determina o sucesso ou insucesso da boa expressão verbal ou lingüística, nativa ou não.

 

METODOLOGIA:

Este processo de cunho essencialmente experimental, foi realizado no Projeto de Ensino de Línguas “English For You”, na cidade de Manaus – AM, lançando-se mão da literatura disponível e do método etnográfico para o registro de fenômenos observados durante a pesquisa de campo. Igualmente, foi procedida através de entrevistas e aplicação de questionários como forma de conhecer a concepção filosófica do curso ao qual foi escolhido para esse estudo. E para alcançar os objetivos delineados nesta pesquisa, aplicou-se o método etnográfico experimental, cujo preceito filosófico visa descrever um certo grupo de pessoas, o comportamento no seu contexto social. Nesse tipo de pesquisa utiliza-se de corpus que “simulam” situações de sala de aula, deixando de lado a verdadeira interação do contexto social do ensino que é a “real” sala de aula (CANÇADO, 1994). 

RESULTADOS:

Constatou-se que grande parte dos alunos estudados, depois das práticas aplicadas, sempre buscavam algo na sua vida cotidiana para interligar a língua inglesa, ou um outdoor na rua, uma propaganda na TV e até mesmo a internet ao qual sempre tem-se a influência do inglês. Mas, algo que foi notado, é em relação à produção inglês - português, aos quais sempre tentavam a tradução “ao pé da letra”, que sempre a docente orientava a não fazer, devido nesse tipo de produção haver a interpretação, se não a comunicação fica inviável, com falta de coesão. Mas, com o tempo e a prática, eles começaram a mudar de ideologia e suas interpretações começaram a ser produtivas e significativas. Tendo assim nesse período, um bom progresso geral, onde as barreiras em todos os âmbitos foram enfrentadas e utilizadas como motivação para um melhor resultado na aprendizagem.

 

CONCLUSÃO:

Neste estudo foi observado que o ensino de uma língua estrangeira, independentemente de qual seja, requer uma atenção quando tratam-se da aprendizagem de adultos. Sendo que, no momento em que utilizam-se técnicas para o ensino, tende-se a buscar uma que melhor se adapte ao objetivo proposto. E com isso, utilizou-se a abordagem comunicativa como forma de proporcionar uma melhor maneira de incentivar e ajudar o progresso dos estudantes aos quais participaram desse processo no período de seis meses. Pôde-se obter muita melhora por parte da turma escolhida para tal trabalho, tanto em termos gramaticais como lingüísticos, o que comprova a eficácia desse tipo de ensino e que proporciona situações as quais qualquer um deles poderá ter um entendimento ao entrar em contato com um nativo da língua estudada. Podendo assim, ter a aplicação da abordagem comunicativa como um dos mais eficazes no processo inicial, quando o objetivo é a comunicação básica, principalmente com adultos.

 

Palavras-chave: Método Comunicativo, Ensino e Aprendizagem, Língua Inglesa.