61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
ESPÉCIES DE ANOPHELES  EM COMUNIDADES DO RIO SOLIMÕES, TRECHO MANAUS – COARI, E DO LAGO DE COARI, AMAZONAS/BRASIL.
Joaquim Carlos Freire da Silva 1
Waléria Dasso Pinheiro 2
Rodrigo Fogaça 3
Roseli da Silva Cordeiro 4
Gervilane Ribeiro de Lima 5
Wanderli Pedro Tadei 6
1. Bolsista CNPq/CTPETRO- Laboratório de Malária e Dengue – I NPA
2. Bolsistas CNPq - Laboratório de Malária e Dengue – INPA
3. Bolsistas CNPq - Laboratório de Malária e Dengue – INPA
4. Bolsistas PIATAM - Laboratório de Malária e Dengue – INPA
5. Bolsistas PIATAM - Laboratório de Malária e Dengue – INPA
6. Pesquisador Laboratório de Malária e Dengue – INPA - Orientador
INTRODUÇÃO:

As endemias tropicais constituem-se num grande problema de saúde na Amazônia. No caso da malária, anualmente são registrados cerca de 500 a 600 mil casos, existindo áreas em que a intensidade de transmissão da doença é muito maior. Este fato está relacionado às condições ambientais da Amazônia que, pelo fato de ser uma região tropical, favorecem o desenvolvimento dos mosquitos vetores em alta densidade. Soma-se a isto ainda, as grandes alterações ambientais da região decorrentes dos pulsos das enchentes e da vazante. Estas alterações são cíclicas e desencadeiam processos que se repetem anualmente. Em contrapartida, trata-se de um sistema muito frágil e que as alterações decorrentes de mudanças ambientais atingem o sistema biológico, tendo consequência na transmissão da malária.Dentre as mudanças ambientais causadas por ações antrópicas ressalta-se empreendimentos como exploração de  petróleo. Áreas próximas onde se instalam comunidades foram alvo dos estudos neste trabalho da dinâmica de transmissão da malária para avaliação dos pontos vulneráveis na cadeia do ciclo de transmissão, servindo de base para as indicações das ações de controle desses vetores.  Desta forma, uma grande contribuição foi o monitoramento da densidade de anofelinos e as correlações destes com as mudanças ambientais–climáticas, quanto às oscilações dos casos dessa doença veiculada, nas áreas de monitoramento. Este monitoramento foi a base para as contribuições dos conhecimentos científicos nas diferentes linhas de processos adaptativos na região amazônica e que tem importância na qualidade de vida das populações humanas desta região.

METODOLOGIA:
As atividades do projeto PIATAM constam neste trabalho por meio da construção de uma série histórica de excursões no trecho de Manaus até o lago de Coari, onde foram realizadas coletas de anofelinos para um monitoramento da sazonalidade das espécies, nas oito comunidades envolvidas na área do projeto. Na série histórica foram realizadas quatro excursões anuais e neste trabalho apresentamos um resumo dos resultados obtidos nas coletas realizadas nos períodos entre 2004 a 2008.   Durante as coletas capturaram-se anofelinos no período de 18 as 22 horas, considerando o peri e intra domicílio. Os espécimes eram localizados com auxílio de uma lanterna e capturados com um aspirador elétrico. Os anofelinos foram coletados de hora em hora objetivando a obtenção de dados sobre os picos de maior atividade dos mosquitos. Os capturadores durante as coletas estavam munidos de EPI´s necessários para as captura. A identificação das espécies foi realizada utilizando-se as chaves dicotômicas de Lane (1953); Consoli & Lourenço - de – Oliveira (1994) e Forattini (2002).
RESULTADOS:

Os dados de freqüências dos mosquitos foram analisados comparando-se os resultados encontrados no início da série histórica (2004) e os obtidos  em 2008. Observa-se sobre o principal vetor da malária, o Anopheles darlingi, no início do projeto que essa espécie ocorreu em baixa densidade (27 exemplares) e em 2008 os valores aumentaram para 162, ambos ocorrendo na fase de vazante (jun/jul) do rio. Considerando-se o período de grande seca, no ano de 2005, a incidência dessa espécie aumentou (204 exemplares) na época de vazante, oscilando no ano seguinte com 113 exemplares coletados. Mas, a maior incidência de A. darlingi nessa série histórica ocorreu em 2007, quando as águas aumentaram seus níveis antecipadamente aos registrados anteriores,  com 359 exemplares coletados na vazante, fato este também foi observado para outras espécies colecionadas no mesmo ano.  

CONCLUSÃO:

Anopheles darlingi ao longo da série histórica oscilou de forma crescente quanto a sua presença na área das comunidades estudadas mas, predominou no ano de 2007 no período da vazante. Esta modificação na densidade do Anopheles darlingi foi correlacionada com alterações do ambiente decorrente de mudanças climáticas globais. Entender a dinâmica de transmissão da malária nestas áreas constitui a base para a aplicação das medidas de controle, considerando a necessidade de uma melhor qualidade de vida nestas comunidades.

Instituição de Fomento: CNPq/PETROBRAS/FINEP/CTPETRO/PIATAM/FAPEAM.
Palavras-chave: Anopheles darlingi, mosquitos, malária.