61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 5. Letras
LUIZ GONZAGA: A LÍNGUA DO REI, A LÍNGUA DO POVO
Bernadete Maria da silva 1
1. Prefeitura do Recife
INTRODUÇÃO:

O ano letivo de 2008 nas escolas da Rede Municipal de Ensino teve como tema “Poetas do Recife”. Dentre os poetas indicados para estudo constava Luiz Gonzaga que,  mesmo não sendo recifense, representou com muita propriedade o povo nordestino e por que não dizer brasileiro. Muitos dos nossos alunos são oriundos de cidades do interior e em alguma fase da vida foram embalados pelas canções do Rei do Baião. Este projeto, vivenciado com a turma de EJA, módulo III, da Escola Municipal do Sancho, teve como objetivos conhecer a vida de Luiz Gonzaga, discutir o preconceito linguístico, confrontando a linguagem do “Rei” com a dos nossos alunos, levando-os a refletir que a escola também partilha desse preconceito quando exige a “chamada norma culta” e esquece os diversos falares do povo brasileiro... “qualquer manifestação lingüística que escape deste triângulo escola – gramática - dicionário é considerada sob a ótica do preconceito lingüístico”errada, feia, estropiada, rudimentar, deficiente” e não é raro a gente ouvir que “isso não é português”. (Marcos Bagno)

METODOLOGIA:
A partir do resgate dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre a vida e obra de Gonzagão, foi feita uma seleção das músicas preferidas do grupo; algumas letras foram escolhidas para análise e compreensão; o dicionário foi utilizado para pesquisa de significados e ortografia ao mesmo tempo em que foram feitas comparações entre a linguagem dos alunos, a de pessoas próximas e as palavras encontradas no dicionário.O estudo da temática gonzagueana nos levou a outras áreas como Geografia, onde localizamos a sua cidade natal Exu e as cidades de origem dos alunos no mapa: estado, região, país.Integrando os trabalhos com a informática sob a orientação do mediador e professora multiplicadora foram realizadas pesquisas, digitalização de documentos, digitação de textos, desenhos etc
RESULTADOS:
O resultado final do projeto foi um pequeno dicionário ilustrado com palavras retiradas das canções do Gonzagão. Os alunos passaram a  entender  melhor as variações lingüísticas da nossa nação assim como apresentaram  uma abertura maior para uma produção textual mais liberta do medo de escrever, embora ainda houvesse alerta por parte deles para os “erros”. Percebemos uma melhora na auto-estima desses alunos pela identificação com seu ídolo o Rei do Baião, bem como pelo resgate das suas raízes.
CONCLUSÃO:

Trabalhando o poeta Luiz Gonzaga enfocamos um tipo de preconceito que atinge nossos alunos em todos os níveis e a escola o intensifica quando padroniza uma língua, cobra uma norma culta dentro de um sistema excludente. Sentimos a resistência dos nossos alunos em escrever. Quando se negam, se sentem incapazes, negam também sua identidade, mas quando estimulados, se encontram e se libertam. Houve muita identificação da turma com o universo do Rei do Baião por falarem a mesma língua.

 

Instituição de Fomento: Prefeitura do Recife
Palavras-chave: EJA, Luiz Gonzaga, linguística.