61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
PROJETO MINHA ESCOLA
Monica Maria Barbosa da Silva 1
1. Prefeitura do Recife / PR
INTRODUÇÃO:

Durante algum tempo observamos que os estudantes de uma escola pública de Pernambuco percebiam a escola como algo distante deles e não se identificavam com ela. Eles não apresentavam o sentimento de pertencimento. Como consequência disso, eles quebravam torneiras e descargas dos banheiros, bebedouros, carteiras escolares, enfim, não zelavam pela integridade física da escola chegando até a pichar as paredes externas da mesma. Diante dessa problemática, reunimos a gestão e o corpo docente da escola a fim de desenvolvermos um projeto que oportunizasse aos estudantes e à comunidade onde a escola está inserida, o resgate da identidade da escola e de sua história e o reconhecimento do bem público como sendo de cada um dos que o desfrutam. Para tanto, integramos as disciplinas História, Geografia, Cidadania, Meio ambiente e Língua portuguesa vivenciando entrevistas a pessoas da comunidade, levantamento de dados bibliográficos, aula expositiva nos arredores da escola e culminância com o concurso do mais belo poema de exaltação à escola.

METODOLOGIA:

O referido projeto foi vivenciado em uma escola pública de Pernambuco com as turmas de 5ª e 6ª séries do ensino fundamental. Inicialmente, foi elaborado o projeto com a equipe gestora e o corpo docente das mencionadas turmas. A partir do plano traçado, foram distribuídas tarefas entre os alunos, sob forma de gincana para traçarem o perfil histórico e geográfico da escola, fazendo uma análise entre as entrevistas às pessoas da comunidade e o levantamento bibliográfico. Ainda, foram realizadas aulas nos arredores da escola, como também, trabalhou-se a importância da preservação do patrimônio escolar para manutenção da sua identidade e a questão ambiental que estava sendo afetada com a depredação do patrimônio. Ao final, o projeto foi culminado com um concurso do mais belo poema de exaltação à escola.

RESULTADOS:

Os resultados não poderiam ser melhores. Os estudantes se orgulhavam de pertencerem à escola, conheciam a história dela e a contavam a quem perguntasse. Eles se conscientizaram da importância da preservação do patrimônio escolar, não por uma obrigação, mas pela consciência da relevância desse ato. Os educandos se tornaram multiplicadores desta ação de conservação do bem público e vigiaram-se uns aos outros e até mesmo à comunidade, reeducando-se nesse sentido. Inclusive, eles se disponibilizaram a limparem a pichação feita na escola. Até o momento a escola não tem mais sofrido depredações.

CONCLUSÃO:

Concluímos que conduzindo estudantes e comunidade a conhecerem a história da escola e a se reconhecerem como inseridos ativamente nela, podemos colher muitos frutos de uma postura transformada destes em relação ao patrimônio escolar. Também entendemos que o desafio de conscientizarmos toda comunidade escolar para o respeito e a valorização do bem público é uma possibilidade clara e real de concretização.

Palavras-chave: escola, preservação, patrimônio.