61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
LEITURA DE IMAGENS: PONTO DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS MODALIDADES ORAL E ESCRITA
Solange Maria da Silva 1
1. Secretaria de Educação de Pernambuco. SE/PE
INTRODUÇÃO:

Vivemos em uma sociedade imersa em letras e imagens.O Indivíduo que lê com dificuldade e não consegue estabelecer relações entre os sentidos do texto e o mundo a sua volta encontra sérios impedimentos para tomar parte dos eventos sociais que envolvem as práticas de leitura e escrita. É através dessas práticas que o sujeito se comunica. No entanto, cabe a escola propor situações didáticas que tenham sentido para os educandos. Assim, os projetos que envolvem as modalidades oral e escrita são excelentes situações para contextualizar a necessidade de ler e escrever. O presente trabalho foi desenvolvido a partir das leituras das imagens (gravuras, fotografias e outras), cujo objetivo é oferecer aos educandos um conjunto de atividades que possibilitem a interação e o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.

METODOLOGIA:
Inicialmente foi realizado um levantamento do quantitativo (fichas do Conselho de Classe) de alunos das 5ª séries da Escola Pública Estadual Senador Novaes Filho - Recife/PE que apresentavam dificuldades na leitura e na escrita. Fizemos uma reunião com a gestora, a professora executora do projeto e os pais dos alunos, cujo propósito foi esclarecer sobre a importância da implantação do referido projeto. Após a execução desta etapa verificamos o nível de dificuldades dos alunos através de uma sondagem. Em seguida formamos os grupos e definimos os horários. As atividades propostas foram realizadas em ambientes favoráveis como a Biblioteca, a Central de Tecnologia e a Sala de Aula. Os alunos realizavam as leituras das imagens e no decorrer do processo ensino-aprendizagem interagiam com diversas atividades de comunicação oral e escrita.
RESULTADOS:
As imagens ou textos visuais podem ser descritas, interpretadas e analisadas pelos alunos nas modalidades oral e escrita. Daí, ser significativo para ele realizar as leituras das imagens. Expressar-se oralmente é algo que requer confiança em si mesmo. E o desenvolvimento da capacidade de expressão oral do aluno depende de a escola constituir-se num ambiente favorável, sobretudo ensinar-lhe os usos adequados da língua em diferentes situações,(orais e escritas) ou seja, quanto mais proprocionar tais situações terá mais chances de transformá-los em cidadãos. 
CONCLUSÃO:
Sabemos que os alunos trazem para a escola seus conhecimentos, sua leitura de mundo. No entanto, é papel da escola contextualizar e expandir tais conhecimentos. Inseri-lo nas práticas sociais de leitura e escrita. Afirmamos que, através deste projeto foi possível a realização de inúmeras atividades por parte dos alunos, tais como: produção de texto, construção de imagens, consulta ao dicionário, etc. Enfim, é imprescindível que a escola viabilize o acesso do aluno a atividades significativas, quer sejam por meio de projetos educativos ou não.
Instituição de Fomento: Secretaria de Educação de Pernambuco SE/PE
Palavras-chave: imagens, leitura, escrita.