61ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
METODOLOGIA KAIZEN APLICADA À INDÚSTRIA ELETROELETRÔNICA DE AUTOPEÇAS PARA DUAS E QUATRO RODAS DO PIM
Fabio Andre de Farias Vilhena 1
1. Universidade Estadual do Amazonas
INTRODUÇÃO:

O setor industrial é um dos mais dinâmicos a nível mundial, por isso existe a necessidade de aprimoramento da produção por todas as empresas independente de suas dimensões ou segmentos, para reduzir os desperdícios, custos de fabricação, aumentar a qualidade e poder permanecer no mercado competitivo.

METODOLOGIA:

A implantação da metodologia Kaizen e do sistema Mizusumashi, criados no Sistema Toyota de Produção e aderidos cada vez mais por outras empresas, são aliados no combate aos desperdícios e tem como meta o alcance da manufatura enxuta.

Neste trabalho foi desenvolvida a cultura da manufatura enxuta com foco na eliminação de desperdícios, através do mapeamento do fluxo de valor, bem como a análise do rendimento produtivo entre processos com produção em série e produção em célula.

RESULTADOS:

Com a mudança do processo seriado para o processo celular, aliada a redução dos sete desperdícios houve um aumento de produtividade no setor em 19,5%, além da redução de 68% de estoque intermediário, entre outros desperdícios. O que rendeu um lucro de R$ 217.972,98.

CONCLUSÃO:

O sistema Mizusumashi de alimentação e a metodologia Kaizen são amplamente aplicáveis no dia-a-dia, tanto na indústria automobilística, quanto em outros ramos industriais obtendo-se resultados de extremo sucesso.

Palavras-chave: Kaizen, Mizusumashi, Implantação.