61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS PARTES CONSTITUINTES DA CASCA DE FRUTOS DE CUPUAÇUZEIROS
Eleano Rodrigues da Silva 1
Sonia Sena Alfaia 2, 5
Rosalee Coelho Neto 2
Marta Iria da Costa Ayres 2
Acácia Lima Neves 3
Katell Uguen 4
1. Universidade Federal do Amazonas
2. Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia
3. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
4. Universidade Estadual do Amazonas
5. Orientadora
INTRODUÇÃO:
Dentre as frutíferas da Amazônia, o cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum (Willd. ex Spreng.) Schum.) destaca-se por possuir grande potencial de comercialização para a elaboração de diversos subprodutos. No entanto, os produtores de cupuaçu do município de Presidente Figueiredo - AM enfrentam problemas relacionados com a queda da produtividade do cupuaçuzeiro, devido à perda da fertilidade natural do solo, acrescido da ocorrência de pragas e doenças. A aplicação de adubos químicos é uma prática de custos elevados e de difícil acesso para os pequenos produtores da Amazônia. Assim, a adubação orgânica pode representar uma das alternativas à adubação química. Na Amazônia Ocidental, a utilização do resíduo de casca do cupuaçu apresentou um bom potencial para reposição de nutrientes ao solo nos plantios agroflorestais, principalmente quando associado à correção da acidez do solo. O presente estudo objetivou avaliar as partes constituintes da casca de cupuaçu com o propósito de desenvolver técnicas que melhor aproveitem os nutrientes nela contidos para o processo de reposição de nutrientes exportados pelas colheitas dos frutos.
METODOLOGIA:
Os frutos foram coletados em Presidente Figueiredo, escolheram-se aleatoriamente cinco frutos normais num plantio, esses frutos foram levados para o Laboratòrio Temático de Solos e Plantas – LTSP do Instituto Nacional da Amazônia - INPA, onde foram quebrados para retirar as sementes e placenta. Após isso, fez-se a separação das partes constituintes da casca, meso-endocarpo e epicarpo, utilizando-se uma colher de aço inoxidável. O material separado foi seco em estufa de ventilação forçada a 650C, por três dias, e moído para as análises químicas. Determinaram-se as concentrações Ca, Mg, K, P, Zn, Mn e Fe por meio de digestão nitro-perclórica. O P foi determinado no espectrofotômetro pelo método colorimétrico com molibidato de amônia e ácido ascórbico. Enquanto que o Ca, Mg, P, Zn, Mn e Fe no espectrofotômetro de absorção atômica.(EAA) e os teores de N total pelo auto-analizador Fison.
RESULTADOS:
No meso-endocarpo foram encontrados 75 % do total de Ca, Mg, K, N e P presentes na casca. Com exceção do Fe, todos os demais nutrientes investigados apresentaram maiores concentrações no meso-endocarpo. Em relação à Fe, Zn e Mn, o meso-endocarpo contém 54,5 % da quantidade total destes nutrientes exportados pela casca. Os teores de N, P, K, Ca e Mg atingem respectivamente 10,64; 0,82; 22,30; 1,76 e 1,87 g / kg-1 no meso-endocarpo. Os percentuais das concentrações de nutrientes presentes no meso-endocarpo em relação ao teor total desses elementos na casca de cupuaçu, dispuseram-se da seguinte forma: K (80 %) > P (76 %) > N (71 %) > Mg (67 %) > Mn (64 %) > Ca (58 %) > Zn (54 %) > Fe (23 %).
CONCLUSÃO:
O meso-endocarpo participa com 75 % da quantidade total de Ca, Mg, K, N e P exportados pela casca de cupuaçu, indicando que a casca de cupuaçu apresenta potencial para utilização como adubo orgânico dado, principalmente, as concentrações de N – P – K. Deduz-se também que há necessidade de manejar as cascas de cupuaçu para que não fiquem expostas as intempéries em casqueiros a céu aberto, devido o meso-endocarpo ser de facílima mineralização, o que contribuiria para o processo de lixiviação e volatilização dos nutrientes, principalmente do K e do N respectivamente, nela contida. As cascas devam ser postas para secar em locais cobertos ou compostadas imediatamente após o processo de beneficiamento dos frutos, no intuito de manter o potencial de reposição de nutrientes pelas cascas.
Instituição de Fomento: FAPEAM, INPA
Palavras-chave: Theobroma grandiflorum, Adubação Orgânica, Resíduos Orgânico.