61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
EFEITOS DA SECA INTENSA E PROLONGADA DE 2005 NA ESTRUTURA POPULACIONAL DE UMA ESPÉCIE MIGRADORA, Triportheus albus COPE, 1872 (PISCES, CHARACIDAE) EM VÁRZEA DA AMAZÔNIA.
Romildo Augusto de Souza 1
Maria Mercedes Bittencourt 1
Sidineia Aparecido Amadio 1
1. INPA
INTRODUÇÃO:

As várzeas do rio Solimões - Amazonas tem uma alta produtividade considerada de grande importância para a vida aquática. Uma série de modificações cíclicas, tanto abióticas como bióticas, ocorrem no ambiente decorrente do pulso de enchente. Estudos sobre biologia e estrutura de populações ícticas citam que as estratégias de vida dos organismos estão relacionadas ao ciclo de cheia e seca do ambiente. A intensidade e duração das etapas do ciclo hidrológico variam de ano para ano, ocorrendo período que são considerados de alta e baixa intensidade. O período da seca de 2005 foi considerado de forte intensidade e longa duração. Mudanças no ciclo de vida de espécies de várzea podem ter ocorrido relacionadas a esse fato. O lago Catalão é um sistema fluvio-lacustre, localizado na confluência de dois tipos de águas da Amazônia: águas brancas do rio Solimões e as águas pretas do rio Negro próximo á Manaus. Inventários prévios mostraram que este lago possui uma grande diversidade ícticas e parece ser um importante local para as atividades reprodutivas. Triportheus albus é uma espécie de pequeno porte, é uma das mais abundantes nesse lago, realiza migração lateral, é onívora e sua reprodução ocorre no início da enchente, favorecendo o transporte e a dispersão das larvas. Esse projeto tem como objetivo identificar possíveis variações na estrutura populacional de Triportheus albus decorrente do período de seca intensa de 2005.

METODOLOGIA:

Foi utilizados dados de Triportheus albus capturados mensalmente nos periodos de Novembro de 2003 a Setembro de 2007 na área do Catalão. Uutilizou-se uma bateria de 10 malhadeiras com malhas de 30 á 120 mm entre nós opostos armadas em diferentes pontos e permaneceram imersas durante 24hs havendo despesca a cada 6hs. Após a captura, os peixes foram acondicionados em sacos plásticos devidamente etiquetados, permanecendo em gelo até o transporte para o laboratório. De cada exemplar coletado foram obtido dados de comprimento padrão (mm), peso total (g), identificado o sexo, os estádios de maturação das fêmeas e a quantidade de gordura cavitária. Para cada período hidrológico, foi obtido: a) abundância relativa (CPUE) usando como unidade de esforço a área da bateria de malhadeiras por 24hs de imersão b) estrutura da população em comprimento: os comprimentos foram grupados em classes 0,5 cm, c) proporção sexual: as freqüências de machos e fêmeas foram determinadas. A estrutura de comprimento foi analisada visualmente e dados da Estatística descritiva foram obtidos e aplicados os Teste de Variância (ANOVA e Kruskal-Wallis). A proporção de machos e fêmeas foi obtida para cada período, para o total, por tamanho e aplicado o teste de G para verificar se houve diferenças estatísticas entre sexos.

RESULTADOS:

Foi analisado um total de 1461 exemplares, sendo que a maior abundancia encontram-se nos períodos de secas: seca 2003, seca 2005 e seca 2006 isso porque, nesses períodos os peixes ficam mais concentrados no ambiente facilitando sua vulnerabilidade ao aparelho de captura; já nos períodos de cheias ocorreram às menores abundancia provavelmente decorrentes da migração reprodutiva, nessa época essa espécie sai do lago para se reproduzir as margens dos rios e outro lagos. Houve um padrão de variação semelhante antes e após a seca de 2005. Pela distribuição de freqüência por classe de tamanho para cada ano hidrológico, observou-se que na vazante e seca de 2005 quando a parcela da população adulta reduziu em número, encontraram-se apenas indivíduos pequenos, mas os maiores exemplares reaparecem novamente na cheia de 2006, fato relacionado à recolonização do ambiente. A proporção sexual calculada para cada período hidrológico e por ano mostrou que as fêmeas foram mais numerosas que os machos em todos os períodos e classes de comprimento.

CONCLUSÃO:

Em resumo, a abundância relativa, a estrutura da população em comprimento e por sexo de Triportheus albus do lago Catalão, parece não ter sido alterada após a seca intensa de 2005. A estrutura da população apresentou padrão de variações temporais relacionadas aos períodos hidrológicos em todos os anos.

Instituição de Fomento: INPA/FAPEAM
Palavras-chave: Triportheus albus, estrutura populacional, várzea.