61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 7. Fonoaudiologia - 1. Fonoaudiologia
ESTUDO DOS AGRAVOS AUDITIVOS DOS SERVIDORES LOTADOS EM LAVANDERIA DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE PORTO VELHO – RONDÔNIA
Tatiana de Andrade Lopes 1, 3
Janne Cavalcante Monteiro 2
Luiz Carlos Henriques de Souza 3
Ana Flora Camargo Gerhardt 3
1. Faculdade São Lucas
2. Universidade Federal de Rondônia
3. Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
INTRODUÇÃO:

A exposição prolongada do trabalhador a níveis elevados de ruído pode provocar perda auditiva progressiva e irreversível. Esta pesquisa tem por objetivos caracterizar o ambiente físico da lavanderia hospitalar de um hospital publico de Porto Velho – RO, traçando o perfil audiológico dos trabalhadores da lavanderia e verificando em que medida as perdas auditivas são ocasionadas pelo ambiente de trabalho.

METODOLOGIA:

Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, utilizando o método de levantamento de dados, tendo uma abordagem quantitativa em relação ao tratamento dos dados.

O presente estudo foi desenvolvido na Lavanderia do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, hospital público estadual que concentra o maior número de servidores lotados no setor de lavanderia hospitalar do estado de Rondônia, quando comparado com as demais unidades hospitalares públicas do estado.

A população compreendeu 54 trabalhadores lotados na lavanderia do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro.

A amostra constou de 35 sujeitos, caracterizou-se como não probabilística intencional, onde os sujeitos selecionados representam o “bom julgamento” da população

 

RESULTADOS:

Os resultados demonstraram que das 21 audiometrias sugestivas de PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído)  (60%), 9 (43%) apresentaram PAIR bilateral. Assim, o elevado índice de casos sugestivos de PAIR, pode ser justificado pelo efeito nocivo e cumulativo advindo do ruído em nível superior ao do estabelecido pela NR 15 (da portaria nº. 3214 do Ministério do Trabalho), ruído este gerado pelas máquinas em contínuo funcionamento e sem manutenção adequada.

CONCLUSÃO:

O elevado índice de casos sugestivos de PAIR (60%), pode ser justificado pelo efeito nocivo e cumulativo advindo do ruído em nível superior ao do estabelecido pela NR 15 (da portaria nº 3214 do Ministério do Trabalho), ruído este gerado pelas máquinas em contínuo funcionamento e sem manutenção adequada.

Durante a observação do ambiente e do processo de trabalho na lavanderia, constatou-se a ausência de protetores auditivos, ausência de manutenção das máquinas, ruído acima do estabelecido pelo Anexo 1 da NR15, sendo assim, um ambiente com fatores de risco para o desencadeamento da perda auditiva.

Os resultados obtidos neste estudo, mostram de forma nítida que a ação nociva do ruído é o fator de risco mais incidente no ambiente de trabalho, mesmo com a vigência de uma legislação específica que visa a proteção da saúde do trabalhador.

 

Palavras-chave: Perda Auditiva, Lavanderia Hospitalar, Ruído.