61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social
HISTÓRIA E MEMÓRIA DA CULTURA ESCOLAR NA CIDADE DE MANAUS (1889 – 1930).
Erilane de Souza Guimarães 1
Maria do Perpetuo Socorro Cabral da Rocha 1
1. ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS - ESBAM
INTRODUÇÃO:

 Após refletirmos a respeito do contexto histórico-cultural e biossocial das Instituições Escolares de Manaus, deparamo-nos com a escassez de literatura específica, deficiência de sistematização e organização de documentos escritos e materiais iconográficos, referentes à cultura escolar local. Diante disso foi realizado um levantamento em dois momentos dos fatos relacionados com a cultura e a prática escolar desenvolvida no período acima citado.

 O objetivo desta pesquisa é recuperar o momento histórico-cultural e biossocial das Instituições investigadas, no período de 1889 – 1930, sob o mirante de diversas experiências educacionais. A primeira fase do projeto, concluída em 2005 culminou com a publicação do livro-pesquisa que contempla o título “Preâmbulo da História e Memória da Educação na cidade de Manaus (1889 – 1930)”. A segunda fase de redefinição do CEPIHME foi reiniciada em julho de 2008, estando à pesquisa em andamento.

METODOLOGIA:

A continuidade desse projeto foi o de revisarmos e ampliarmos as informações alusivas às instituições escolares na cidade de Manaus, onde na primeira fase constatamos a existência de diferentes propostas educacionais. Na segunda fase, seguimos o mesmo recorte histórico e metodologia da pesquisa anterior, procurando recuperar fragmentos das condições de oferta e demanda, da educação sob diferentes mirantes.

Trabalhamos com documentos existentes relacionados às instituições pesquisadas, recorrendo a fontes primárias e secundárias diversificadas como: regimentos internos, livros de ata das instituições, regulamentos, pareceres, livros de matrícula e de ponto, relatório de diretores, livro de chamada, registro de correspondências, artigos de jornais, revistas pedagógicas, legislação oficial sobre o ensino na época, fotos entre outros.

Extraindo fatos, evidências, sinais, indícios e pistas para identificar e analisar o contexto em que as instituições investigadas estavam inseridas, suas práticas escolares, seus significados e contribuições para a sociedade local. Essa pesquisa também permitiu incluir a recuperação de materiais iconográficos que possibilitaram a inferência de diversos enfoques acerca de determinados fatos.

RESULTADOS:

A intenção foi proporcionar a compreensão de uma época em termos de seu campo educacional. O que se pretende é oferecer uma visão histórico-cultural e biossocial das instituições de ensino que foram investigadas na abrangência de uma pesquisa de caráter ex-post-fato (fato passado).

CONCLUSÃO:

Este trabalho foi desenvolvido de forma coletiva, voltado para atender o comportamento do campo educacional manauense com intuito de descrever e relatar a trajetória de cada instituição escolar, seu processo de criação, implementação, consolidação e expansão, bem como as transformações que sucederam.

Cada campo de pesquisa investigado revelou-se única, nas suas práticas escolares, uma vez que os saberes e fazeres produzidos nos interesses de cada escola as diferenciavam, devido às influências provenientes dos diferentes grupos sociais, mas, ao mesmo tempo, foi mediado por uma cultura própria que cada instituição de ensino produziu.

Instituição de Fomento: FUNDAÇÃO MARIA DE NAZARÉ
Palavras-chave: História, Educação, Instituições Escolares.