61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 4. Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Simulação dIGITAL DE OBRAS NÃO CONSTRUÍDAS DE LINA BO BARDI
Juliana Alves da Silva Santiago 1
Wilson Flório 2
1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - FAU (IC)
2. Prof. Dr. - Universidade Presbiteriana Mackenzie - FAU (Orientador)
INTRODUÇÃO:
Este artigo relata, sistematicamente, o estudo de três obras não-edificadas da arquiteta Lina Bo Bardi, por meio de simulações digitais tridimensionais, com o fim de compreender o processo de projeto da arquiteta. As simulações digitais tridimensionais tornam possível a compreensão de diferentes aspectos inerentes à arquitetura. Somado aos processos de análise tradicionais, como o texto de desenhos 2D, essas simulações contribuem para aprofundar os conhecimentos sobre os projetos analisados. Embora simulações digitais 3D sejam utilizadas para este fim desde o inicio da década de 90 em outros países, há poucos estudos realizados no Brasil, além de raras publicações sobre o assunto. O método de análise utilizado permitiu investigar características peculiares dos espaços projetados, e forneceu bases para um estudo que abarca tanto aspectos técnicos e funcionais como aspectos estéticos e teóricos dos edifícios. Um dos pressupostos desta pesquisa reside no fato de que o estudo de obras não-construídas complementa o entendimento do processo de projeto do arquiteto, sendo essenciais para esclarecer intenções subjacentes ao conjunto das obras realizadas pelo arquiteto, e particularmente entender os pressupostos e experiências que nortearam os projetos subseqüentes.
METODOLOGIA:
O método adotado consistiu, num primeiro momento, no levantamento de dados, informações, e conhecimentos, com o fim de compreender os objetos de estudo. Buscou-se livros, entrevistas, artigos em periódicos, dissertações e teses, croquis, desenhos e fotos de obras construídas, particularmente relacionados às três obras selecionadas para a análise e simulação digital. Num segundo momento, tais informações foram objeto de reflexão e discussão: foram feitas leituras programadas dos principais textos diretamente relacionados com as obras estudadas. Assistiu-se defesas de mestrado sobre a obra da arquiteta; após a leitura dos textos, foram realizadas sínteses sobre o material pesquisado; com o objetivo de compreender detalhes construtivos, foram realizadas visitas às obras construídas MASP e SESC Pompéia. Foram realizadas entrevistas com os arquitetos Marcelo Suzuki e Marcelo Carvalho Ferraz, gravadas e posteriormente transcritas. Num terceiro momento, o material gráfico levantado, aliado à discussão, formou as bases para a elaboração dos modelos digitais. A partir dos modelos digitais tridimensionais, puderam ser produzidas imagens bidimensionais, que foram confrontadas com vistas de edifícios construídos da arquiteta e de outros arquitetos.
RESULTADOS:
A falta de informações e de pesquisas sobre as obras analisadas foi a principal motivação para esta pesquisa. Verificamos a ausência de um estudo sistemático que compreendesse não só as obras em si, mas sua importância dentro do conjunto da obra da arquiteta. Encontramos alguns pontos cruciais para a compreensão da produção arquitetônica de Lina Bo Bardi, que ora a aproximam e ora a afastam dos arquitetos de sua época e de suas respectivas produções, que são: a verdade construtiva dos materiais, expressa por oposições de texturas, simbologias, marcas do processo de construção; a dimensão social da arquitetura, sempre presente em todas as suas concepções, e também a  preocupação com a identidade nacional do Brasil; a espacialidade, a busca pelos grandes vãos, sempre valorizando a dimensão humana no projeto; a contraposição entre as linhas rígidas herdadas do modernismo, e a organicidade da paisagem natural brasileira. Lina buscou a fusão entre a arte e a técnica. Segundo sua interpretação da realidade brasileira, sua arquitetura voltava-se para "um mundo que se industrializava mas que ainda era artesanal". Sua visão sobre a produção industrializada seriada estava associada ao aspecto artesanal, que para ela poderia oferecer ao mesmo tempo identidade e caráter regional.
CONCLUSÃO:
A arquiteta construía a partir de modelos, de formas arquetípicas, criando um projeto a partir de referências e de um amplo repertório. As referências utilizadas ultrapassavavam o campo da arquitetura, também incluíam arte e outros campos do conhecimento humano. As representações de Lina incluíam desenhos técnicos e lúdicos, colagens, montagens fotográficas e maquetes físicas. Sendo o espaço tridimensional, os desenhos bidimensionais limitam a completa compreensão do espaço das obras não-edificadas. Os modelos físicos reduzidos, por mais que ofereçam um caráter tangível para compreensão dos espaços, também não podem oferecer legibilidade dos percursos pelos espaços internos. Os modelos digitais tridimensionais complementam essa análise obtida por essas representações, pois propicia análise de espaços internos a partir de simulações de deslocamento do observador virtual e pelas múltiplas vistas internas. Concluímos que os meios de representação e de simulação infográfica arquitetônica complementam-se entre si, cada um deles oferecendo a compreensão de aspectos da arquitetura, e dando sua contribuição no processo de concepção projetual a seu tempo propício.
Instituição de Fomento: PIBIC Mackenzie
Palavras-chave: simulação digital, análise de projeto, Lina Bo Bardi.