61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 7. Meteorologia
ANÁLISE DE DADOS METEOROLÓGICOS DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO ATRAVÉS DE MÉTODOS ESTATÍSTICOS MULTIVARIADOS
Hiata Andreson Sousa Silva 1
Pedro di Tárique Barreto Crispim 1, 2
Cícero Hênio Vieira Marques 3
Mariangela Soares de Azevedo 1
Tainá Cunha de Aguiar 1
Denny Vitor Barbosa Ramos 1
1. Universidade Federal de Rondônia/UNIR
2. Professor MSc. (orientador)
3. Laboratório de combustiveis da agência nacional do petroléo/LABCOM-UNIR
INTRODUÇÃO:

Porto Velho capital do estado de Rondônia localiza-se a margem direita do rio Madeira, segundo Köppen a cidade tem uma temperatura média anual em torno de 26,2 ºC, sendo que a média das temperaturas máximas é de 31,5 ºC, (valor máximo médio de 32,9 º C em agosto) e a média das temperaturas mínimas é de 20,9 ºC (menor valor médio de 18,3 ºC em julho). A média da umidade relativa do ar é de 85%, apresentando pouca variação durante o ano (de 80-89­), o tipo climático da região é Am (clima tropical monçônico), caracterizando-se como megatérmico (temperatura média do mês mais frio superior a 18ºC). A estação chuvosa vai de dezembro a março (1.300 mm), com total anual de precipitação de 2.390 mm, e uma estação seca bem definida nos meses de junho (40 mm) e julho (20 mm), medida na altitude de 95 m. O trabalho faz uma análise multivariada das variáveis climáticas do município de Porto Velho (Temperatura do Ar, Umidade Relativa do Ar, Pressão Atmosférica e Precipitação) com dados coletados pela plataforma de coleta de dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

METODOLOGIA:

Os dados utilizados no estudo foram obtidos da plataforma de coleta de dados (PCDs) do CPTEC-INPE. Os elementos meteorológicos avaliados foram: Temperatura do Ar (Temp. Ar ºC), Precipitação (Pa, mm), Umidade Relativa do Ar (UR, %), Pressão atmosférica (Pressão ATM, mB), correspondentes aos anos de 2005 a 2008. O sistema de coleta de dados das plataformas de coleta do CEPTEC é constituído por redes espalhadas pelo território nacional, estas plataformas têm comunicação via satélite que são recebidos pelas estações receptoras em Cuiabá-MT ou Alcântara-MA. As plataformas de coleta de dados funcionam com sensores de temperatura e URL, radiação solar global e PAR, precipitação – pluviômetro, pressão atmosférica – barômetro, Radiação total liquida ou saldo radiômetro, temperatura do solo, fluxo de calor do solo, ultrasônico de vento. As análises estatísticas realizadas foram o PCA (análise de componentes principais) e análise de cluster (agrupamentos), sendo ambos com 403 amostras e obtidos respectivamente com dados originais e padronizados dos anos de 2005 a 2008. O cluster foi construído com ligações simples e distância euclidiana e o PCA com dados não rotacionados com critério de inclusão na amostra as informações completas das PCDs.

RESULTADOS:

A análise de cluster permitiu a observação de dois agrupamentos sendo eles formados pela temperatura/pressão e umidade/pluviometria apresentando coerência entre as variáveis climatológicas para análise das componentes principais. A análise de cluster comprova o que é observado meteorologicamente, pois de fato há relações entre temperatura e pressão, ou seja, à medida que há um aumento na temperatura a pressão atmosférica diminui. A umidade e precipitação também se relacionam, de modo que quanto maior a precipitação maior a umidade. A porcentagem da variância total explicada pela primeira componente é 38,42%, pela segunda componente 31,83% e pela terceira 17,83%. Juntas as três as primeiras componentes representam 88,08% da variância total do vetor original padronizado. A primeira componente é um índice de pressão e temperatura com os coeficientes -0,87 e -0,79, sendo que valores elevados desta componente indicam altas pressões e temperaturas. A segunda componente é um índice de umidade (-0,80) e pluviometria (-0,70). Valores elevados indicam alta na umidade e pluviometria. A terceira componente é uma comparação entre o índice de pluviometria (0,59) e o de umidade (-0,58), ou seja, valor positivo para esta componente indica alta pluviometria e valor negativo alta umidade.

CONCLUSÃO:

As variáveis atmosféricas estudadas, associadas à análise de componentes principais (PCA) e a analise de cluster são técnicas adequadas para serem usadas na discriminação de variáveis meteorológicas, pois permitem a verificação da associação entre estas variáveis, assim como aquelas que têm maiores influências nas mudanças climáticas.

Instituição de Fomento: LABORATÓRIO DE COMBUSTIVEÍS
Palavras-chave: Cluster , PCA, Variaveis Meteorológicas.