61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 3. Biologia Geral
EXPRESSÃO GENICA EM TAMBAQUIS (Colossoma macropomum) EXPOSTOS AO CHORUME
Zirvana Santos de Moura 1
Frida Mesel Casanova 2
Monica Stropa Ferreira Nozawa 1
Rubens Tomio Honda 1
Sergio Ricardo Nozawa 1
1. Centro Universitario Nilton Lins - CUNL
2. Universidade Federal do Amazonas - UFAM
INTRODUÇÃO:

INTRODUÇÃO

Atualmente, uma das preocupações ambientais está relacionada aos resíduos gerados pela sociedade e descartados de forma incorreta. O chorume é um dos resíduos líquidos mais tóxicos dos aterros sanitários. Um líquido preto que pode contaminar por centenas de anos um lençol freático, caso não seja tratado. Produzido pela degradação de compostos e aumentado pela infiltração das chuvas que percolam através da massa de lixo, carreando materiais dissolvidos ou suspensos, poluindo igarapés e rios e, consequentemente, contaminando os animais que ali habitam. Entre outras coisas, pouco se sabe a respeito das alterações que a contaminação contínua por líquido percolado pode causar sobre os organismos aquáticos. Como não é conhecida a magnificiência dos danos, é importante notar que, dependendo do dano genético constatado, podem ocorrer significativas modificações na fisiologia do organismo, alterando seu ciclo de vida. Se o dano atingir células germinativas existe até mesmo a possibilidade de modificação das características da espécie. Neste trabalho, foi utilizado juvenis de Colossoma macropomum como modelo biológico a ser testado para verificação de efeitos apoptóticos pela expressão dos genes cflar (CASP8 and FADD-like apoptosis regulator) e ciapin (cytokine-induced apoptosis inhibitor).

METODOLOGIA:

METODOLOGIA

Juvenis de tambaqui foram expostos ao chorume nas seguintes condições: 1) controle; 2) 10% por 1h; 3) 10% por 3h; 4) 20% por 1h; 5) 50% por 1h. Após exposição, o RNA total de fígado e músculo foi extraído com uso do TrizolReagent (Invitrogen) e a síntese de cDNA deu-se pela ação da M-MLV Transcriptase Reversa utilizando oligodt como primer. A RT-PCR foi realizada com o uso de primers degenerados dos genes em questão para a amplificação da região gênica estudada. Os produtos de PCR foram ligados em plasmídeos pGEM-T Easy (Promega) e posteriormente, transformados por choque térmico em células competentes da linhagem Mos Blue (E. coli). A extração do DNA plasmidial foi realizada pelo método de lise alcalina com SDS, seguido pela reação de seqüenciamento com Big Dye V3.1 (Applied Biosystems) e análise no ABI 3130 Sequence Analizer. As sequências foram analisadas com o uso dos softwares Phred/Phrap/Consed seguida de BLAST2GO para busca de similaridade.

RESULTADOS:

RESULTADOS

Após exposição ao chorume, a maior expressão do gene ciapin pode ser observada nos tratamentos 3 (10% por 3 horas) e 4 (20% por 1 hora), ambos em músculo branco de tambaquis. Ao contrário do gene anterior, o gene cflar apresentou expressão em todos os tratamentos, exceto nos tratamentos 2 (10% por 1 hora) e 4 (20% por 1 hora) em fígado de tambaquis expostos.

CONCLUSÃO:

CONCLUSÃO

Os genes reguladores e inibidores de apoptose fazem parte de um complexo sistema de manutenção celular. Estudos mais detalhados da interação entre esses genes são necessários, especialmente em peixes como tambaqui, que apresentam alta plasticidade biológica.

Instituição de Fomento: CNPq e UNINILTONLINS
Palavras-chave: EXPRESSAO GENICA, TAMBAQUI, CHORUME.