61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 4. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - 3. Recursos Pesqueiros de Águas Interiores
Parâmetros populacionais da curimatã (Prochilodus nigricans) do lago Grande de Manacapuru (Amazonas-Brasil)
Caroline Pereira de Campos 1
Luiza Prestes 2
Maria Gercilia Soares 2
Carlos Edwar de Carvalho Freitas 1
1. Universidade Federal do Amazonas - UFAM
2. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA/CPBA
INTRODUÇÃO:
Os ambientes de várzea da Amazônia apresentam uma dinâmica muito rápida, com alternância de fases terrestre e aquática bem definidas, que se sucedem dentro de um ciclo anual, caracterizando o pulso hidrológico (Junk et al., 1989). Os peixes, por viverem permanentemente na água, têm seu ciclo de vida diretamente afetado por essas mudanças, que resultam ao longo do ano, em diferentes habitats, na sazonalidade alimentar e reprodutiva. O crescimento dos peixes que habitam estas áreas também é bastante sensível às mudanças ambientais (Oliveira, 1997). Para a correta explotação dos recursos pesqueiros é necessário que se tenha conhecimento das espécies de peixes presentes nesses ambientes e de suas dinâmicas populacionais, da velocidade do seu crescimento e reprodução, do tamanho e idade em que desovam e de suas taxas e causas de mortalidade (Freitas, 2002). A curimatã, Prochilodus nigricans, é muito apreciada tanto pela população rural como urbana, encontra-se entre os peixes de maior valor comercial e tem considerável participação na produção total dos peixes desembarcados na região (Ibama, 2007). Sendo assim, o estudo tem por objetivo analisar o comportamento biológico da espécie no que diz respeito a alguns aspectos da reprodução e crescimento.
METODOLOGIA:
Durante o desembarque da frota pesqueira comercial e artesanal no porto Panairzinha foram medidos e pesados exemplares de curimatã, P. nigricans, oriundos do Lago Grande de Manacapuru, no período de fevereiro de 2007 a janeiro de 2008. O modelo de Von Bertalanffy (1938), Lt=L∞ [1–e– k*(t-to)], foi utilizado para representar a curva de crescimento da espécie, onde os parâmetros L∞ (comprimento assintótico) e k (coeficiente de crescimento) foram estimados através do pacote estatístico Fisat II. A idade teórica no comprimento zero (t0) está relacionado ao tamanho do indivíduo ao nascer (L0), como L0=0, considerou-se t0=0. A performance de crescimento (Ø) foi estimada pelo método de Pauly e Munro (1987), longevidade (A0,95) pela fórmula de Taylor (1958) e mortalidade natural (M) a partir dos métodos de Pauly (1980) e Taylor (1958). A relação peso-comprimento foi estimada utilizando o programa Statistic 6.0. O comprimento médio em que 50% das fêmeas tem a primeira maturação gonadal (L50) utilizando a função logística y=1/(1+exp(-(b1)*(x-(b2))) (King, 1995), para esta estimativa foi utilizado dados de pescaria experimental realizada no lago Grande de Manacapuru.
RESULTADOS:
Foram medidos e pesados 1178 exemplares de curimatã (Prochilodus nigricans) no período de fevereiro de 2007 a janeiro de 2008, provenientes da frota pesqueira comercial e artesanal. O comprimento padrão dos peixes examinados variou de 20 cm a 33 cm, comprimento médio para todos os dados foi de 26,5 cm e o peso total variou de 195g a 875 g, com peso médio de 426,27g. Os valores encontrados foram L∞ = 34,65 cm, k = 0,44 ano-1, A0,95 = 6,80, Ø´= 2,72 referentes ao crescimento e para a mortalidade natural estimados pelo método de Pauly (1980) M = 1,03 ano-1 e Taylor (1958) M = 0,38 ano-1. A relação peso-comprimento para todos os dados foi: W = 0,0535L**2,7729 para os  parâmetros a e b respectivamente, 0,052 e 2,775. O comprimento de primeira maturação sexual foi estimado em 18,0 cm, correspondendo a 1,67 anos (idade relativa), nesta idade atingem cerca de 52% do comprimento assintótico (L∞). O maior valor encontrado de b foi (t2(0,05)325; p<0,05) na cheia e o menor (t2(0,05)212; p<0,05) na seca e para todos os períodos apresenta comprimento alométrico negativo.
CONCLUSÃO:
A espécie Prochilodus nigricans do Lago Grande de Manacapuru (Amazonas/Brasil) tem seu tamanho de primeira maturação gonadal estimado em 18,0 cm, cerca de 1,67 anos. Entretanto, ao atingir seu L50 o crescimento da espécie corresponde a 52% do comprimento assintótico estimado, caracterizando um crescimento rápido para a P. nigricans. O valor mais alto de b, que corresponde a crescimento mais lento, foi encontrado na cheia, quando, apesar da espécie exercer intensa atividade alimentar, armazena gordura (energia) para a época da migração (reprodução) na qual há falta de alimento. Os menores valores de b, que correspondem a crescimento rápido, foram encontrados na época de seca, quando o peixe utiliza a energia armazenada tanto para a migração, quanto para o crescimento, conforme os valores de b indicam.
Instituição de Fomento: CNPq, Finep e Petrobras
Palavras-chave: Crescimento, Lagos de várzea, Prochilodus nigricans.