61ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil |
GESTÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO INFANTIL: A REALIDADE DAS OBRAS SOCIAIS SALESIANAS NA ZONA LESTE DE MANAUS |
CRISTINA DE MELO PEREIRA 1 ROSIANE PINHEIRO PALHETA 1 MARCILENE ELEUTERIO DE FRANCA 1 |
1. FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO |
INTRODUÇÃO: |
INTRODUÇÃO: O trabalho é uma tentativa de trazer à discussão o tema da gestão democrática na experiência das Obras Sociais da Paróquia São José Operário do Aleixo na Zona Leste de Manaus. É resultado de investigação científica realizada no Programa de Iniciação Científica de Faculdade Salesiana Dom Bosco durante o ano de 2008. |
METODOLOGIA: |
METODOLOGIA: A observação participante foi principal estratégia metodológica utilizada sendo utilizados como instrumento de coleta de dados: a entrevista semi-estruturada e questionário elaborado com perguntas abertas e fechadas. O universo foi constituído pelo corpo de professores, coordenadores e gestores das Obras Sociais. A amostra utilizada na pesquisa ficou assim definida: 20 professores que corresponde a 50%, (07) coordenadores que corresponde a 100% e (02) gestores que correspondem 66,6% do universo pesquisado. |
RESULTADOS: |
RESULTADOS: A pesquisa mostrou que a maioria dos entrevistados participa do processo de pedagógico da escola, ou seja, dos momentos de planejamento, elaboração e avaliação, além de sempre ser ouvida no processo de gestão cotidiano da escola estudada, perfazendo 47% do total dos entrevistados. Consideram ainda que o papel desempenhado pela instituição é de fundamental importância para os moradores do bairro, sendo um diferencial nas ações de educação para a comunidade. |
CONCLUSÃO: |
CONCLUSÃO: Conclui-se que, apesar de não prevalecer a forma legítima de gestão democrática, qual seja o conselho escolar, a participação do corpo docente é efetiva no cotidiano da realidade investigada revelada através das falas dos sujeitos envolvidos no trabalho educativo |
Instituição de Fomento: cnpq |
Palavras-chave: educaçao, gestao, obras sociais. |