61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A LEITURA COMO PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE
Elisabete Silva 1
1. Membro do GEPEL - UFS.
INTRODUÇÃO:

O presente estudo reflete sobre a importância da leitura como prática na formação docente. Apresenta um estudo de caso com um grupo de professores da rede particular de ensino que participam do curso de Formação continuada, perfazendo, o total de 18 professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, Educ. Infantil e coordenadores pedagógicos. Esse estudo investigou o papel formativo das práticas pedagógicas de leitura, tendo como hipóteses relevantes o fato de que os professores não fazem leitura complementar para desenvolvimento das suas aulas; preocupam-se, apenas, em trabalhar o conhecimento cotidiano e formam o aluno sem o devido conhecimento científico;Paulo Freire (1993) em sua concepção sobre o ato de ler explicita que: “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre texto e o contexto”.(Freire,1983,p.11-12) Dessa forma, esse estudo objetiva verificar a leitura complementar que o professor leva para a sua aula, analisar a consciência e o compromisso com o desenvolvimento dos conteúdos em suas dimensões, e avaliar a concepção do professor acerca do aluno em formação. O ponto de partida para esse professor é a leitura crítica dessa realidade que ele enfrenta. É necessário um novo olhar, uma nova postura. Como é possível um professor aprender técnicas de leitura, se ele próprio não descobriu o prazer da leitura?

Sabe-se que toda essa postura é produto da sua formação. Assim, “ a formação continuada é algo que o profissional necessita para o seu trabalho; com valor intrínseco (valor de uso), respondendo às necessidades de renovação pedagógica”. (POPKEWITZ, 1998).

Segundo (CORAZZA,1991,P.90) “Ao colocar em prática os conhecimentos adquiridos o sujeito modifica sua realidade imediata”. É nessa percepção que entende-se  importância da consciência do docente quanto a prática da leitura

em  todas as dimensões, pois é este profissional que leva o aluno a se aproximar da leitura e relacioná-la aos saberes.

METODOLOGIA:

Esse estudo retrata um grupo de estudo que acontece semanalmente com duração de 3 horas, num espaço de uma escola da rede particular, na cidade de Aracaju-Se.A programação deste curso discute e vivencia temáticas importantes para a formação continuada do professor, entre estas destaca-se o conceito de  leitura por ser considerado de maior valia, por enfocar os fatores históricos que mudaram a concepção do ato de ler, e a importância da sua prática na construção e transformação do conhecimento. Foram apresentados diversos níveis que envolvem a leitura e suas inter-relações, visto que a leitura tornou-se cada vez mais significativa na sociedade atual.

Quanto a sua metodologia, para a realização da cada encontro foram utilizadas apostilas e referências bibliográficas dando suporte e direcionando os docentes. Além das discussões teóricas, e dialéticas foram usados também, relatos, entrevistas, questionário.     

RESULTADOS:

Fazem parte deste grupo  18 professores. A partir do início do estudo, percebeu-se que aos poucos o professor foi se inteirando e modificando sua postura acerca das discussões levantadas. Pode-se dizer que nas primeiras abordagens, após apresentação e discussão dos temas, mais de 50% dos profissionais mudaram sua dinâmica e prática docente, em especial os mais envolvidos com o processo; enquanto outros, em torno de 20%  permaneceram inabaláveis, voltados para as suas reflexões, pessoais e profissionais, sem demonstrar atuação diferente em seu cotidiano pedagógico. No entanto, ao decorrer do estudo, alguns resultados puderam ser notados de imediato, como a melhoria da aplicabilidade dos temas trabalhados, a sua apresentação, a dinâmica na construção das atividades textuais, a oralidade, o desenvolvimento das múltiplas linguagens e as habilidades aplicadas.

Para titulo de exemplo, nesse grupo, foi lançada uma proposta sobre o estudo da “ÁGUA”, o resultado obtido teve sucesso relevante. Os professores se apropriaram da leitura com afinco, buscando o conhecimento científico. Devido a leitura profunda e consciente, apresentaram o  conteúdo da água, com precisão, enfatizando as dimensões: social, histórica, econômica, política, estética, e assim puderam vivenciar o gosto da pesquisa, o domínio do conteúdo e a sua aplicabilidade. Daí pode-se considerar a importância da leitura como um desafio que produz conhecimento, que muda concepções e que forma o cidadão capaz de interagir com as mudanças que ocorrem no mundo.

CONCLUSÃO:

À vista do exposto fica evidente que o educador, um profissional que inevitavelmente tem de conviver no seu cotidiano com a leitura, encontra-se despreparado, desconectado com o mundo pela ausência do hábito de ler. É necessário que tome consciência da intencionalidade e da responsabilidade que tem como formador de leitor. Até então, esse profissional é o protagonista central para alavancar a eficácia da educação, no que se diz respeito a sua capacidade de formar indivíduos, capazes de dominar os chamados “códigos da modernidade”.

Acredita-se que através da prática da leitura, o professor tenha condições de ampliar o conhecimento, e dar mais significado as suas aulas, analisar com consciência todo o conteúdo trabalhado em suas diversas dimensões fazendo a leitura comparativa com a realidade, e avaliar com segurança, visando o crescimento do seu formador leitor. E a partir daí, fazer a diferença no seu ato de pensar, tanto como professor leitor, quanto ao professor formador de leitores. Dessa forma, o professor amplia sua visão de mundo através do acesso a leitura, e passa a contribuir na formação de um novo leitor que aprimora seus conhecimentos para a transformação da sociedade.

Instituição de Fomento: Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: Leitura, Docente, Formação continuada.