61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
TEORES DE NITRATO EM FOLHAS DE SORGO CULTIVADO NA PRESENÇA DE ALUMÍNIO
Siglea Sanna de Freitas Chaves 1
Flávio José Rodrigues Cruz 1
Monyck Jeane dos Santos Lopes 1
Hadrielle Karina Borges Neves 1
Candido Ferreira de Oliveira Neto 1
Roberto Cezar Lobo da Costa 1
1. Universidade Federal Rural da Amazônia
INTRODUÇÃO:
A cultura de sorgo tem sido utilizada no processo de ensilagem por sua facilidade de cultivo, pelos altos rendimentos, por apresentar um sistema radicular abundante e profundo e, especialmente, pela qualidade da silagem produzida sem necessidade de aditivo para estimular a fermentação. Entretanto, sua produtividade em solos ácidos pode ser reduzida em função dos efeitos fisiológicos danosos do alumínio ao sistema radicular os quais se expressam por meio da diminuição da absorção de nutrientes e água, o que desencadeia, posteriormente, redução de crescimento da parte aérea da planta e, conseqüentemente, decréscimo da produtividade de folhagem para a produção de ensilagem. O acúmulo de nitrato em plantas ocorre quando há desequilíbrio entre a absorção e assimilação desse íon, sendo a quantidade excedente acumulada nos vacúolos. Vários fatores contribuem para a absorção de nitrato sendo a luminosidade o mais importante, por regular, juntamente, com outros fatores a atividade da redutase do nitrato que reduz o nitrato a nitrito. Porém, a atividade desta enzima é afetada quando plantas são cultivadas em solos ou soluções nutritiva com pH baixo e alta saturação de alumínio tóxico, o que pode implicar em alterações no processo de absorção e assimilação do nitrato.
METODOLOGIA:
Sementes de sorgo foram postas para germinar em bandejas plásticas contendo areia lavada e autoclavada. Após 7 dias foram escolhidas plantas uniformes quanto ao tamanho e sanidade, sendo as mesmas transplantadas para vasos opacos e externamente prateados contendo 2 L de solução nutritiva. Foi usado como substrato areia lavada e sílica na proporção de 3:1. Após 20 dias da emergência das plântulas adicionou-se na solução Al2 (SO4)3 . 18 H2O nas concentrações de 0,50, 100 e 150µM. No 30º dia após o transplantio as folhas das plantas de sorgo foram coletadas, ensacadas e posta em estufa de ventilação forçada a 65Cº por 72 horas. Posteriormente, a massa seca das folhas foi moída em moinho com peneira de 20 mesh para a obtenção da farinha de massa seca para a quantificação de nitrato (mg.NO-3.kg-1). O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualisado em esquema fatorial 4x10 (quatro concentrações de alumínio e dez repetições). Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas a 5% pelo teste de Tukey.
RESULTADOS:
O tratamento controle apresentou um teor de nitrato superior aos demais tratamentos envolvendo alumínio. Não foram observadas diferenças significativas entre os tratamentos envolvendo as doses de alumínio.
CONCLUSÃO:
O alumínio reduziu o teor de nitrato em folhas de sorgo cultivado na presença de alumínio em função.
Instituição de Fomento: Universidade Federal Rural da Amazônia
Palavras-chave: nitrato, sorgo, alumínio.