61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
ORDENAMENTO TERRITORIAL RONDONIENSE
Vitor Anthony Duarte 1
Sergio Rafael Pinheiro de Andrade 1
Jadison Ronaldo Paganini Junior 1
Reginaldo Conceição da Silva 1
1. Escola Daniel Berg / EDB
INTRODUÇÃO:
Por meio da primeira linha telegráfica, aberta por Marechal Cândido Rondon no ano de 1909, o Governo tendo como ponto de partida desenvolver e aplicar políticas eficazes para o ordenamento do território rondoniense iniciou o projeto de ocupação do local. Desta maneira, pretende-se, neste trabalho, visar os modos e conseqüências dos meios a fim utilizados no processo de desenvolvimento político, tendo como ponto de referência o ordenamento territorial. O propósito desta pesquisa científica é ter-se de forma compreensível o nível de aprendizagem dos alunos, do terceiro ano do ensino médio da escola Daniel Berg, referente ao processo de formação territorial rondoniense e em virtude da preparação para o exame de admissão à universidade regional.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada utilizando-se de questões de vestibulares relacionadas ao tema. Foram avaliados 30 alunos da escola Daniel Berg, pertencentes ao terceiro ano “X” do Ensino Médio, em benefício do preparo. Da leitura das informações colhidas, extraíram-se dados pertinentes à referência explícita, obtendo-se a visão real de preparo intelectual destes alunos para a avaliação acadêmica.
RESULTADOS:

Havendo a necessidade de verificar o conhecimento individual dos alunos, verificou-se que, de acordo com o estudado sobre o plano de desenvolvimento e ordenamento que deu origem a formação do espaço rondoniense, foram absorvidos os dados necessários sobre o tema acima citado. O componente principal consiste na avaliação estimada e baseada em juízo de valor, levando em conta os requerimentos da situação específica, o ordenamento. O segundo componente representa o índice de aprendizagem dos alunos, percebida pelo questionário a eles atribuído. Do ponto de vista do corpo docente, os alunos que irão prestar vestibular no ano de 2009 ou consecutivos, dentre os avaliados, os resultados apontam que 86,6% apresentam um alto índice de aprovação, enquanto os demais 13,4% oscilam entre moderado e baixo. 

Deste modo entendeu-se que a aprovação em historiografia referente ao ordenamento territorial rondoniense, deve-se ao estudo complementar posto em prática a partir do primeiro ano do ensino médio. Para o presente trabalho, os indicadores objetivos da garantia da qualidade intelectual, foram interpretados como explicitamente inscritos na norma de ensino, e os indicadores do segundo componente, foram identificados quando houvesse menção ao desenvolvimento do espaço.

CONCLUSÃO:

Conclui-se que, embora a porcentagem de alunos preparados intelectualmente para as questões de historiografia rondoniense dos vestibulares seja alta, parte destes não apresentam total entendimento sobre o assunto proposto. Portanto percebe-se que, o contexto estudado tem suma importância na área de estudo local, levando em conta o preparo dos alunos referente à prova que será implicada com o pretexto de aprovação para o curso de graduação ou concurso público.

Palavras-chave: Aprendizagem, Territorio, Rondônia.