61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA PERIFERIA DE MANAUS, AMAZONAS.
Kaliny de Souza Lira 1
Celsa Moura de Souza 2
Márcio Couto 2
Bruno Tavares 2
Josemar Gurgel da Costa 2
Luziane de Lima Pereira da Costa 2
1. NESC-SOL/ISB/UFAM
2. ISB/UFAM
INTRODUÇÃO:

As condições de saúde das crianças melhoraram em todo o mundo, em especial no Brasil. A difusão das medidas de saúde e medidas de higiene proporcionaram uma queda na incidência de doenças infecciosas. Por outro lado, a urbanização das sociedades modernas tem favorecido o aumento significativo do desequilíbrio alimentar. Entretanto, a alimentação escolar é um dos instrumentos significativos de vigilância nutricional sendo considerada uma medida de intervenção. Outras medidas são as avaliações do estado nutricional populacional, em especial de crianças, escolares ou não, são tradicionalmente executadas a partir da observação do peso, da estatura em relação à idade e ao sexo da criança utilizando como indicador a antropometria com atenção tanto para a desnutrição como para a obesidade. O presente estudo buscou avaliar (o) estado nutricional e sua relação com a e (a) classe econômica de crianças entre 6 e 11 anos da zona leste da cidade de Manaus, Amazonas.

METODOLOGIA:

A população deste estudo foi constituída de pré-escolares e escolares com idade compreendida entre 6 e 11 anos, de ambos os sexos, matriculados do 1ª ao 3ª ciclo do Ensino Fundamental, em uma escola da periferia da zona leste, na rede estadual de ensino da cidade de Manaus (AM). Foi utilizado um corte do tipo transversal, cuja amostra foi selecionada de forma aleatória, proporcionalmente, tendo a participação de 50 estudantes, cuja instituição de ensino havia 140 matriculados entre a faixa etária de 6 a 11 de idade, havendo perdas de apenas 9 desses sujeitos, obtendo uma amostra final de 41 crianças. Optou-se por coletar os dados de data de nascimento, sexo, estatura, peso, formas de entretenimentos, e ainda, as questões da ANEP, onde enquadram-se as condições socioeconômicas. Os dados foram tratados através de análise descritiva, com o auxílio do programa SPSS for windows versão 16.0.

RESULTADOS:

A média de idade dos participantes foi de 8,23 anos, com predomínio do gênero feminino (53,66%). O percentual masculino foi de 46,34%. A condição econômica foi classificada em sua maioria como sendo de classe baixa (95,3%), e o nível de instrução dos pais correspondeu a 46,90% para o ensino fundamental; 23,30% ensino médio; 20,90% ensino superior e, os demais 9,3%, analfabetos. Entre os estudantes avaliados a adequação e a baixa estatura de acordo com o critério E/I foram semelhantes, sendo 90% deles eutróficos. Quanto à classificação de IMC/I, ambos os sexos apresentaram 10% de excesso de peso. No estágio de eutrofia, as meninas apresentaram 81,82% e os meninos 57,89%. Em relação ao risco para excesso de peso, o percentual para as meninas foi de 9,09% e, para os meninos, 15,79%. Foi encontrado baixo peso somente no público masculino, em 15,79% dos sujeitos estudados. No que se refere aos entretenimentos e à atividade física, a maioria deles utilizou o tempo assistindo à TV, sendo que a brincadeira mais escolhida foi o futebol e a corrida (83,71%); os demais optaram por computador ou vídeo game.

CONCLUSÃO:

Apesar da existência na literatura de vários trabalhos a respeito do estado nutricional em crianças brasileiras nas fases pré-escolar e escolar, existem poucos dados comparando o perfil nutricional e a classe econômica na Região Norte do Brasil. É importante ressaltar que quando se relacionam indicadores econômicos e de desnutrição, ambos estão ligados de forma positiva ou negativa ao estado nutricional. Os resultados obtidos constataram que embora o sexo feminino possua a classe econômica mais baixa, o masculino apresentou baixo peso. Comprovando que a classe econômica interfere indiretamente, porém o grau de instrução dos pais tem uma relação direta com o estado nutricional das crianças analisadas. Dados científicos relatam a existência de uma acentuada proporção de desnutrição pregressa na Região Norte, para esta faixa etária, todavia o presente estudo não constatou tal fato. Por outro lado, foi observado um quadro de desnutrição atual para o sexo masculino. Quando se refere a entretenimentos e fatores de atividades, não existiu diferença entre as escolhas de ambos os sexos. Sugere-se que programas na área de saúde pública incluam a redução do tempo de TV como uma das medidas de prevenção do sobrepeso e melhoria da qualidade de vida dessas crianças.

Palavras-chave: Criança, Estado, Nutricional.