61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
SABERES DOCENTES E MEMÓRIAS DOS PROFESSORES (AS) NEGROS (AS) RIBEIRINHOS DO ESTADO DO PARÁ
Adriana Lima 1
Ellen Cristina da Silva 1
TAYSSA Suellen A.da Silva 1
Eleanor Gomes da Silva Palhano 1, 2
Leilane Ferreira Nunes 1
Emanuelle Leal Trindade 1
1. Universidade do Estado do Pará
2. Universidade Federal do Pará
INTRODUÇÃO:

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada sobre saber docente dos professores ribeirinhos, das ilhas do Cotijuba e Combu que fazem parte do território da grande Belém. Investigação realizada com o intuito de localizar o saber docente num determinado espaço escolar procurou analisar as interações desse saber com outros que estão presentes no exercício da prática profissional docente. Na literatura, o saber docente decorre de diversificados conhecimentos que não advêm somente de natureza profissional como os saberes de formação profissional e sim de outros saberes: os disciplinares, os curriculares, os pedagógicos e os da experiência. Por essa razão, o saber docente é considerado temporal, por ser adquirido no contexto da vida e da história do profissional. O saber docente se constrói e se modifica aos moldes do individual e o social, isto é, no seu aprimoramento pessoal, na troca de experiências que professor adquire nas relações que estabelece com o meio escolar. É nesse contexto que se constroem os saberes, o qual é plural. O uso do saber que o profissional da educação utiliza serve para elaborar os planos, os projetos e as metodologias de ensino. A partir dessa análise, buscamos a significação da noção desse saber e das memórias destes docentes.

METODOLOGIA:

Foram feitas pesquisas bibliográficas como fontes de informações teóricas. Aplicamos 80 questionários junto aos alunos. Realizamos 10 entrevistas com os docentes ribeirinhos nas ilhas do Cotijuba e Combu para chegarmos ao enfoque de nossa pesquisa sobre o saber docente. Ouvimos relatos dos docentes. Após a coleta de dados, passamos a análise das entrevistas e dos questionários, a fim de verificarmos o saber que o professor afirma possuir na prática em sala de aula. Assim, procedemos a uma analise qualitativa do ensino, posto em prática pelos docentes. Logo, a partir desse critério, avaliamos quais os saberes que os professores ribeirinhos usam no ambiente escolar que passa a ser visto mais como o saber da experiência do que o saber da formação. Os docentes afirmam, em seus relatos uma ausência de uma política que priorize a educação no espaço local. No tocante a memória, a história de vida dos professores negros, foi construída a partir das experiências vivenciadas no coletivo e reelaboradas nas lutas locais.

 

RESULTADOS:

Os negros constituem a clientela numericamente superior de excluídos da escola, associar a população negra a uma minoria é um total equívoco político e numérico. Negros e pardos somam 44,3% da população total brasileira. No entanto, ainda lhe são negados os mais básicos direitos. Ora, ante a este cenário, pesquisar sobre as práticas e saberes docentes, dos que atuam nas comunidades ribeirinhas é de fundamental importância para os estudos sobre raça e etnia no Estado do Pará. Os resultados podem ser registrados, considerando e que existe uma grande diferença do professor que usa todos os saberes, para aquele que utiliza somente de um saber para por em prática os fundamentos pedagógicos. E nesse critério avaliativo, verificamos que a maioria dos docentes ribeirinhos se utiliza do saber pedagógico como meio de organização de aula em detrimento dos outros saberes. A partir desse contexto, constatamos uma grande diferença no ensino que é repassado ao aluno que vive ao meio urbano em relação ao ribeirinho, visto que este não tem acesso a determinados meios áudios-visuais e conhecimento global por parte de docentes ribeirinhos que apresentam em determinados momentos uma fragilidade na análise global sobre os problemas da sociedade local.

CONCLUSÃO:

Reconhecemos que a instituição escolar tem como proposta não só veicular saberes, necessários ao desenvolvimento da prática docente, mas propiciar condições para que o mesmo possa construir conhecimentos na reflexão que mantém junto aos alunos. Verificou-se uma relativa concordância nos estudos desenvolvidos por pesquisadores interessados na temática, e a realidade estudada, isto é os professores ribeirinhos, consideram-se como produtores de saberes. Pois avaliam que os papeis de ser docente, não se reduz a função de simples transmissores de saberes constituído, mas ao contrário, os docentes, em sua prática, integram aqueles saberes mantendo múltiplas e diferentes relações, tais como: produção de material didático e a apropriação da historia de vida da comunidade local. Discutir o processo de constituição destes saberes representa uma possibilidade de se evitar afirmações pragmáticas e  dogmáticas junto a experiência dos docentes envolvidos no estudo. Nesta pesquisa, junto à população de professores ribeirinhos, procuramos a partir do que foi exposto, explicitar como a prática destes docentes de comunidades ribeirinhas e quilombolas no Estado do Pará se constituem, e ao mesmo tempo evidenciar a sua relação com os demais saberes (pedagógicos escolares e científicos).

Palavras-chave: saber docente, negros, ribeirinhos.