61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 2. Botânica Aplicada
CATALOGAÇÃO DAS PALMEIRAS (ARECACEAE) DO ZÔO DO CENTRO DE INSTRUÇÃO DE GUERRA NA SELVA (CIGS) - CENTRO DE PESQUISA DA FAUNA E FLORA DA AMAZÔNIA (CPPFAM) - MANAUS, AMAZONAS - BRASIL
Ismael Alexandre Soares Ribeiro 1
Alcione Ribeiro Azevedo 1
1. Exercito Brasileiro - CIGS
INTRODUÇÃO:
As palmeiras são uma das maiores famílias de plantas no mundo, e pela forma e aspecto, a mais característica da flora tropical. Por possuírem uma variedade de formas, as palmeiras podem ocupar os mais diferentes ambientes e graças a está característica, ficou fácil para o homem cultivá-las e incrementá-las em sua alimentação. Juntamente com as Poaceae e as Leguminosas, as palmeiras constituem economicamente o grupo mais importante de plantas úteis. Consideradas como um dos principais recursos vegetais, as palmeiras, oferecem vários benefícios para os povos amazônicos. Nas comunidades nativas e assentamentos humanos rurais, os moradores obtêm diversos produtos advindos das palmeiras: as folhas são utilizadas para a confecção da cobertura de suas residências, as fibras são utilizadas para a fabricação de artesanatos e utilitários domésticos e os frutos servem para a alimentação. Além destas utilidades tradicionais, as palmeiras são figuras importantes para a composição da paisagem dos bosques, praças, Parques e Zoológicos. As palmeiras têm um papel fundamental na composição de parques, jardins e zoológicos podendo ser cultivadas ou parte da floresta natural que remanesce em áreas nativas. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo realizar a catalogação da flora de Arecaceae do Zoológico do CIGS.
METODOLOGIA:
O Zoológico está localizado na porção Oeste da cidade de Manaus e possui uma área de 36.000 m2. (3,6 ha), situado em um ambiente de floresta primaria em transição. O Presente trabalho foi desenvolvido durante os messes de Junho a Julho de 2007. A identificação das espécies foi realizada de acordo com a classificação adotada por Uhl & Dransfied (1987) e com a utilização de Guia de Campo. Ainda foram registrados os nomes verniculares.
RESULTADOS:
A Família Arecaceae está representada no Zoológico por 11 gêneros e 14 espécies. Quando comparada com a flora de palmeiras do Parque Municipal do Mindu (Amazonas) e com a flora de palmeiras da reserva florestal Adolfo Ducke (Amazonas) observa-se que o zoológico apresenta diversidade genérica idêntica a do Parque Municipal do Mindu e menor do que a reserva florestal Adolfo Ducke, já a diversidade especifica o Zoológico apresenta diversidade menor do que a do Parque do Mindu e a reserva florestal Adolfo Ducke, quando comparada o tamanho da área estudada. O Zoológico possui quatro espécies introduzidas (Euterpe oleracea, Elaeis oleifera, Cocos nucifera, Aiphanes aculeata) e quatro são de mata secundaria ou floresta secundária (Astrocaryum aculeatum, Attalea maripa, Oenocarpus bacaba, Syagrus inajai).
CONCLUSÃO:

Podemos notar o quanto é importante termos o conhecimento da flora original, devido às alterações que a mesma sofre em decorrência da ocupação humana. De acordo com Orellana, para se empreender trabalhos de conservação da natureza, primeiro é necessário se conhecer a resposta que se opõem entre ambientes degradados e conservados. No presente trabalho tem-se uma breve visão neste sentido ao comparar o zoológico (ambiente altamente antropizado) com a reserva florestal Adolfo Ducke (um ambiente preservado).

Palavras-chave: : Arecaceae, Levantamento Florístico, Catalogação; Zoológico do CIGS..