61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 6. Parasitologia
PARASITOS ASSOCIADOS COM Anomalocardia brasiliana (GMELIN, 1791) (MOLLUSCA: BIVALVIA) NA REGIÃO ESTUARINA DA PENÍNSULA DE MARAÚ, BAHIA
Roberto Almeida Rêgo de Souza 1
Guisla Boehs 1
1. Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Santa Cruz / UESC
INTRODUÇÃO:
Anomalocardia brasiliana é um dos moluscos marinhos mais abundantes da costa brasileira, sendo utilizada na alimentação humana e comercializada em vários locais. O estudo dos parasitos associados com esta ou outra espécie de molusco potencialmente cultivável permite levantar aspectos sobre a sanidade destes animais para o consumo e fazer a prospecção das enfermidades que podem acometer animais de populações naturais e de cultivo. Ainda são escassos os registros sobre parasitos associados com A. brasiliana. Este estudo relata a ocorrência de parasitos nessa espécie na região estuarina da Península de Maraú (Bahia), quanto à prevalência (porcentagem de exemplares parasitados/total de analisados), sítios de infestação (tecidos e órgãos) e histopatologia.
METODOLOGIA:
O trabalho envolveu coletas mensais de 20 espécimens na Ilha de Tanques (13°59´92”S; 38°59´92”W), entre dezembro de 2006 e dezembro de 2007. Os exemplares, depois de eviscerados e analisados macroscopicamente quanto a presença de parasitos e sinais de enfermidades, foram fixados em solução de Davidson por 24-30 horas e, em seguida, submetidos à rotina de histologia, com impregnação em parafina, obtenção de cortes com cerca de 7 µm de espessura e coloração por Hematoxilina de Harris e Eosina (HE).
RESULTADOS:
A análise das lâminas foi realizada em microscopia de luz, a qual evidenciou esporocistos contendo cercárias e massas germinativas de Bucephalus sp. (Digenea: Bucephalidae) em 2,5% dos indivíduos (6/240), na gônada, glândula digestiva e musculatura do pé. Nas gônadas, este parasito causou destruição de gametas e das paredes dos folículos, com conseqüente castração parasitária. Metacercárias não identificadas de um trematódeo digenético foram observadas nas brânquias em 7,1% dos animais (17/240), com 1-2 parasitos/corte histológico e ocorrência de reação hemocitária focal. Em 3,7% dos indivíduos (9/240), observou-se um metacestóide do gênero Tylocephalum (Cestoda: Tetragonocephalidae), encistado no tecido conjuntivo da glândula digestiva, com 1-2 parasitos/corte histológico, com forte reação hemocitária focal e encapsulamento em todos os casos.
CONCLUSÃO:
Concluiu-se que, até o momento, tanto as metacercárias quanto o Tylocephalum não causam prejuízo significativo ao hospedeiro, devido a baixa intensidade de infestação. Quanto ao Bucephalus sp., apesar do eminente dano que causa a este molusco, este parasito também não representa ameaça atual a A. brasiliana do local, em função de sua baixa freqüência de ocorrência na população.
Instituição de Fomento: FINEP, FAPESB
Palavras-chave: Anomalocardia brasiliana, parasitismo , Bahia.