61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA DAS FOLHAS DO PEUMUS BOLBUS
Kátia Maria Guimarães Costa 2
Paulo Alexandre do Couto Simonetti 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Amazonas - IFAM (IC-jr)
2. Profª MSc.-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Amazonas-IFAM
INTRODUÇÃO:

Pesquisas mostram que Peumus boldus, mas conhecido como boldo, é uma das plantas mais procuradas no Mercado Municipal de Manaus Adolpho Lisboa1, no entanto, não foi encontrado, durante levantamento bibliográfico, estudo completo das classes de metabólitos secundários existentes em suas folhas (parte indicada pela medicina popular para uso terapêutico) Visando determinar as classes dos metabólitos secundários das folhas de P. boldus foi feita a marcha analítica adaptada da prospecção fitoquímica do MATOS (1997.) , fornecendo informações que favoreçam os estudos posteriores para realização do fracionamento dos extratos brutos. Além disso, era também objetivo deste estudo, proporcionar a introdução da pesquisa fitoquímica a nível médio no IFAM.

METODOLOGIA:

As folhas do Peumus boldus foram secas, trituradas e passaram pelo processo de maceração a frio com etanol 95% obtendo-se o extrato bruto. Para separar as substâncias polares e apolares foi feita a partição líquido-líquido do extrato com hexano e etanol 70% adquirindo-se o extrato hexânico(apolar) e o extrato etanólico (polar).Para identificar o grupo de estreróides e triterpenos foi usada a reação de Lieabermann-Buchard; na classe dos fenóis e taninos foi usado a reação com solução alcoólica de cloreto férrico; no grupo de heterosídeos saponínicos foi usado o índice de espuma após a agitaçào do extrato polar; para as classes de antocianinas, antocianidinas, flavonóides leocoantocianianidinas e catequinas foi usada a mudança de pH; para os grupos flavononas, flavanonóis foi usado o teste com magnésio granulado; para os flavonóis, xantonas e flavononas foi usado a mudança de pH e a reação com magnésio granulado para os Flavonóis, xantonas e flavononas foi usado a mudança de pH e a reação com magnésio granulado.

RESULTADOS:

Os extratos hexânico e etanólico foram submetidos aos testes de prospecção fitoquímica obtendo-se indicativo positivo para fenóis, antocianinas e antocianidinas, flavonóis e xantonas, chalconas e auronas, leocoantocianidinas, flavononas, esteróides e triterpenóides. Os testes indicaram ausência dos seguintes constituinte químico: taninos, flavonas, catequinas e saponinas.

CONCLUSÃO:

Os resultados das análises revelaram a existência de certas classes de substâncias orgânicas sugerindo assim a veracidade (pelas propriedades medicinais das classes encontradas no levantamento bibliográfico) das capacidades conhecidas pela medicina popular como anti-oxidante, antiinflamatórias. Este trabalho constituiu o primeiro estudo em fitoquímica dos extratos de Peumus boldo no ensino médio do IFAM, possibilitando o aprendizado das técnicas de extração e de prospecção fitoquímica.

Instituição de Fomento: IFAM/FAPEAM
Palavras-chave: Peumus boldus, fitoquímica , prospecção.