61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
VALORES HUMANOS NO CONVÍVIO FAMILIAR E ESCOLAR
Sandra Alves de Oliveira 1, 2
Geane Moreira Pimentel 2
Maria Aparecida Martins Batista 3
Regina Lima de Azevedo 2
1. Departamento de Educação de Guanambi - Campus XII - UNEB
2. Centro Educacional Municipal Dom José Pedro Costa
3. Grupo Escolar Municipal Manoel Alves Sobrinho
INTRODUÇÃO:

Os valores humanos são princípios básicos para a formação da personalidade do homem apreendidos desde o seu nascimento através de ensinamentos, experiências e observações. Estes valores familiares descobertos na convivência do lar paterno, nas relações diárias de pais e filhos, de irmãos de diferentes idades, traduzem-se como efeito de descoberta. Acreditamos que no seio familiar ocorrem fatores importantes que influenciam a aprendizagem de nossas crianças, como as relações interpessoais, as quais interferem em sua auto-estima. Vale acrescentar que não é somente na escola que se instrui e se educa. Muitas iniciativas de educação popular têm contribuído para ajudar as famílias a buscarem vida melhor. Dessa forma, pensamos neste projeto como um instrumento de reflexão conjunta entre pais e educadores sobre o papel e a influência de cada um no tocante a aprendizagem e formação de nossas crianças. Dessa forma, se faz necessário questionarmos sobre como apresentar idéias diferentes daquelas transmitidas pelos meios de comunicação de massa? Como falar de idéias novas e mudanças quando o que tem a sua volta aponta para outros caminhos? Partindo destas indagações, percebemos a necessidade de trabalhar o projeto “Valores Humanos no Convívio Familiar e Escolar”.

METODOLOGIA:

A educação ocupa um lugar de destaque, porque pretende dar uma orientação e um sentido ao ser humano como um todo; ela, de certo modo, perpassa transversalmente todas as dimensões da formação humana. Busca formar um ser humano capaz de lidar com o meio e com os outros seres humanos. O Projeto “Valores Humanos no Convívio Familiar e Escolar”, trabalhado com pais e professores do Ensino Fundamental, do município de Candiba-Bahia, junto aos educandos, constituiu-se de encontros, oficinas e entrevistas com o intuito de levantar dados sobre a importância dos valores humanos na educação para a vida. As atividades realizadas nos encontros com os alunos, professores e com os pais foram na maioria das vezes desenvolvidas de forma coletiva, visando a participação efetiva de todos, onde o professor atua como mediador deste processo, estando juntamente com os pais em busca da construção e reconstrução do conhecimento mediante a parceria da escola e família na construção dos valores humanos no convívio familiar e escolar. No decorrer da pesquisa foram trabalhadas atividades como: aulas dialógicas; realização de jogos, brincadeiras e dinâmicas diversificadas; leitura, interpretação e produção de diferentes tipos de textos trabalhados com os alunos e socializados com os pais.

RESULTADOS:

Percebe-se que, na escola, há uma necessidade de transformar e revolucionar a maneira de se educar. A partir do desenvolvimento do Projeto “Valores Humanos no Convívio Familiar e Escolar” houve melhoria significativa na aprendizagem dos alunos em que esta metodologia foi utilizada. Sendo este fato comprovado também pelo avanço progressivo dos alunos em relação à superação das dificuldades de relacionarem-se com os outros, apresentadas anteriores a pesquisa, como também a partir de relatos de professores, dos próprios alunos e dos pais. Vale destacar também a motivação dos alunos a participarem de forma efetiva nas atividades que lhes são propostas em sala de aula, e consequentemente fora do ambiente da escola. Isso com certeza acontecem porque estes se sentem mais capazes, autônomos e com sua auto-estima mais elevada, promovendo desta forma o reencontro e o entusiasmo pelo ato de aprender, facilitando principalmente a vida daqueles alunos que enfrenta cotidianamente o insucesso escolar. No decorrer das atividades desenvolvidas percebemos que o relacionamento entre família e escola ganhou posição em relação a um comprometimento maior da sua participação aguçada na vida escolar e familiar, tendo ainda um grande rendimento na ação pedagógica do corpo docente da escola.

 

CONCLUSÃO:

Na sociedade em que mudanças de atitudes e comportamentos são exigidas constantemente, devido a rápidas transformações ocorridas no mundo, faz-se necessário que a escola, como fundamental alavanca, encontre estratégias inovadoras em que os responsáveis pela formação deste aluno se engajem na educação não como repetidores de conteúdos, mas que, signatários deste processo encarem a formação deste indivíduo carente de: disciplina, de modelo a ser inspirado, de assistência emocional e afetiva, de regras bem definidas. Percebendo que a cada dia o ser humano vem sendo mais desvalorizado e perdendo a auto-estima, sentimos a necessidade de trabalhar com intensidade o relacionamento inter-pessoal, reconhecendo a importância dos outros para o nosso crescimento. Através deste trabalho, concluímos que é de fundamental importância a socialização, a organização, identificação e a nossa relação de conhecimento e integração com o mundo globalizado. Um lar onde exista estabilidade afetiva, onde os filhos sintam-se acolhidos recebendo atenção, apoio moral e atitude de escuta gerarão um equilíbrio emocional no estudante, além de um sentimento de confiança que serão fundamentais como alicerce psicológico para o surgimento de uma motivação consistente e a criação de um projeto pessoal de vida.

Instituição de Fomento: Universidade do Estado da Bahia
Palavras-chave: Valores Humanos, Convívio, Escola e Família.