61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS: REALIDADES E DESAFIOS.
André Luiz Farias Alves 1
Maria Roseneide Furtado Oliveira 2
Georgina Barros de Oliveira 2
Maria de Fátima Gomes Morais 2
1. Secretaria Municipal de Educação de Horizonte - CE
2. 9ª CREDE / Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC
INTRODUÇÃO:

Compreendemos a educação ambiental como um processo no qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Desse modo, houve a necessidade de provocarmos mudanças qualitativas nas concepções dos educadores, que se refere ao trabalho com educação ambiental, a partir da inclusão de projetos educacionais com a temática transversal meio ambiente. A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (9ª CREDE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Horizonte-CE, o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – (CONPAM) e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará – (SEDUC), realizou, no decorrer do ano de 2008, o I Curso de Formação de Educadores Ambientais, com a participação de 119 docentes distribuídos em três turmas, objetivando o desenvolvimento de um expressivo debate, reflexão e de uma metodologia capaz de aproximar a escola das questões sociais e ambientais do nosso município, a partir de uma leitura e interpretação da complexidade do sistema-mundo, pois visualizamos a educação escolar como fonte propulsora de conhecimentos e de transformação por meio de suas ações pedagógicas.

METODOLOGIA:
É por considerar o professor um sujeito ativo e singular, que domina conhecimentos adquiridos com sua formação, suas representações e experiências, o curso de “Formação de Educadores Ambientais”, destinado a 119 professores (em efetiva regência de sala de aula) das redes públicas municipal e estadual de ensino, dos municípios cearenses de Horizonte, Pacajus e Chorozinho, foi ministrado por três formadores, os quais foram habilitados no Curso de Formação de Educadores Ambientais, promovido pelo CONPAM e a SEDUC, com uma carga horária de 120 horas-aula. O Curso de Formação de Educadores Ambientais para os professores na 9ª CREDE foi realizado em 21 encontros presenciais no período noturno, com carga horária de 84 horas-aula, concretizadas por meio do estudo dos seguintes módulos: História da Educação Ambiental, Resíduos Sólidos, Recursos Hídricos, Sociedade, Cultura e Natureza, Diversidade Étnico-Racial, Ética e Cidadania, Gestão Ambiental, Legislação Ambiental, Projetos em Educação Ambiental, Transversalidade e Interdisciplinaridade, Energia, Semi-árido e Mudanças Climáticas. Também foram realizadas palestras promovidas por instituições ligadas às questões sócio-educativas e ambientais: SEDUC, UECE, IBAMA, CONPAM; além de oficinas e visitas técnicas ao Parque Botânico do Ceará e ao Aterro Sanitário da cidade de Horizonte, proporcionando, assim, a reflexão e a aprendizagem da práxis docente. Dessa forma, a metodologia utilizada mobilizou os educadores para que aprendam a buscar o conhecimento que necessitam, a fim de atender aos desafios da profissão, conscientizando crianças e jovens sobre a preservação e uso sustentável do meio ambiente. A formação foi desenvolvida com base no tripé educação ambiental, comunidade escolar e projetos interdisciplinares, com o objetivo de construirmos um marco referencial de sustentação teórica para a prática nas escolas, atendendo as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
RESULTADOS:

No sentido de pensarmos numa educação que procure romper com uma visão consumista e mercadológica, e acenando para um novo olhar nas relações estabelecidas entre a sociedade e a natureza, a partir da sensibilização e conscientização da temática ambiental, o Curso de Formadores Ambientais obteve como resultados a elaboração e execução de projetos interdisciplinares em educação ambiental nas escolas. Essa atividade do curso possibilitou o desenvolvimento de vários projetos, dentre eles destacamos o “Projeto Mudanças Ambientais Globais, numa escola do distrito de Catu, em Horizonte; a participação expressiva das escolas dos municípios de Horizonte e Pacajus no processo da III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, bem como sua participação no fortalecimento das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (COM-VIDA), em virtude do apoio dos professores cursistas, no desenvolvimento de seus projetos, e da participação da comunidade escolar, contribuindo, assim, de modo decisivo, para o sucesso dessas conferências; a construção da prática pedagógica dos professores, norteada pela relação teoria e prática efetivada nos estudos dos módulos, nas visitas técnicas, nas oficinas e no uso dos recursos tecnológicos.

CONCLUSÃO:

Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, sobressaem-se as escolas, como espaços privilegiados na implementação de concepções ambientais. Dessa forma, o curso de Formação de Educadores Ambientais obteve como resultado a sensibilização dos educadores e alunos na busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando-o a analisar criticamente os princípios que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies. Tendo a clareza que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital. As questões ambientais envolvem uma gama de debates que clamam por novos olhares, enfoques e metodologias para serem aplicadas no contexto escolar. Assim, a construção de novas metodologias que possam dar ao menos parte dessa resposta devem ser incentivadas, ao passo de não somente solucionarmos o caos instaurado, contudo, transformamos a realidade e os seres pensantes da sociedade. Dessa forma o Curso de Formação de Educadores Ambientais configurou-se na possibilidade para atender as questões acima levantadas, ultrapassando a perspectiva do estudo do meio ambiente de modo fragmentado, do quadro natural pelo natural. Tudo muito além dos caminhos pré-definidos, buscando a pluralidade de alternativas metodológicas que ao mesmo tempo possam se complementar e se mostrar divergentes, porém com um propósito de se somarem na efervescência que o próprio conhecimento evidencia  sobre a complexidade da temática ambiental.

Instituição de Fomento: Secretaria de Educação do Estado do Ceará(SEDUC);Conselho de Políticas Públicas e Gestão do Meio Ambiente(CONPAM);Prefeitura Municipal de Horizonte
Palavras-chave: Educação ambiental, Prática pedagógica, Formação docente.