61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
“CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A RELAÇÃO ESCOLA E MEIO AMBIENTE”
Eleonora Celli Arenare Santiago 1
Josefina Kalhil 1, 2
1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA
2. Prof.Dra.
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho traz uma abordagem reflexiva sobre o papel da escola na questão ambiental, tendo como atores principais professores e alunos de uma escola municipal da cidade de Manaus. Essa pesquisa teve como objetivo principal, verificar de que maneira professores de várias disciplinas, tem colaborado para a preservação do meio ambiente. Dentro desta temática, surgiram três objetivos: conhecer as concepções de alunos e professores, sobre a relação escola e meio ambiente, verificar se existe uma abordagem sobre a questão ambiental, dentro da sala de aula, e colaborar para despertá-lo de uma consciência ética, critica e atuante na vida e no futuro de alunos e professores, lembrando que a escola, Especificamente, a sala de aula, é o lugar onde podemos colaborar para a formação de cidadãos reflexivos, éticos e criativos. Com base nos dados coletados, percebe-se que os professores necessitam refletir sobre suas práticas pedagógicas, visto que a educação real está distante da ideal.

METODOLOGIA:
Para se avaliar as concepções dos professores com relação ao meio ambiente, incluiu-se na metodologia, a aplicação de questionários acerca deste assunto. Com os alunos, trabalhou-se de forma individual e coletiva, por meio de desenhos, questionários e construção de um projeto, que no inicio do ano letivo poderá ser aplicado na escola.
RESULTADOS:

De vinte professores entrevistados, todos concordam que é responsabilidade da escola ensinar sobre o meio ambiente, sendo esta, o ponto de partida para a conscientização da questão ambiental. Entretanto, alguns retrataram que, este é um problema político e social, não sendo somente da escola esta função especificamente.  Dezoito professores afirmam ser responsabilidade de todos os envolvidos no processo educativo, ensinar sobre a questão ambiental, dois professores relataram ser esta uma responsabilidade específica dos professores de Ciências e de Geografia, devido ser este parte do conteúdo destas disciplinas. Alguns alunos afirmaram que, a escola só faz menção do meio ambiente, na semana do meio ambiente, portanto, ela não tem exercido a colaboração necessária para a conscientização da preservação do meio ambiente.

CONCLUSÃO:

Durante a execução da primeira etapa com os alunos através de desenhos, surgiu a possibilidade do aluno ter a compreensão de quanto a sua opinião prévia, tornou-se importante para o processo de ensino, pois, alguns alunos não conseguiam compreender essa forma de ensinar, estavam acostumados com professores que ditam leis e regras específicas que precisam ser decoradas, mesmo que não tenham sentido algum para si e suas vidas. A  análise de dados, expressa por intermédio dos questionários, trouxe a possibilidade de uma comparação investigativa, referente ao dito com relação ao ensino, e o expresso pelos alunos, com sendo sua aprendizagem;  O percurso da elaboração do projeto com os alunos proporcionou um aprendizado com oportunidades de estes construírem e expressarem suas concepções sobre a relação escola e meio ambiente, além de contribuir para desenvolverem a capacidade de questionar, raciocinar, argumentar, planejar, pesquisar, analisar, organizar e usar a informação, de comunicar e de avaliar, com o propósito de no próximo ano, executar-se esse projeto. Gerando, assim, a construção não só de conceitos científicos, mas também de atitudes e de comportamentos desejáveis diante do problema tornando-os cidadãos críticos e interventores, além de serem capazes de utilizar seu próprio raciocínio e ter o entendimento da problemática ambiental. Com base nos dados coletados, percebe-se que os professores necessitam refletir sobre suas práticas pedagógicas, visto que a educação real está distante da ideal.   A escola precisa recuperar suas bases e princípios de ensino, e para isto acontecer o professor deve ter a consciência de suas responsabilidades e ser um aprendiz, com desejo e anseio pelo conhecimento, refletindo sobre suas práticas, e compreendendo o seu papel na sociedade, todos os professores, independentes de suas disciplinas precisam prepara-se para ensinar conhecimentos da vida, como o meio ambiente, por exemplo, proporcionando ao aluno uma visão ampliada, sobre sua vida, sua realidade, seu planeta.  

Palavras-chave: Escola, Processo ensino-aprendizagem, metodologia.