61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
É DIA DE FEIRA: UMA ANÁLISE SOBRE O TRAJETO COMERCIAL DO ALHO, CEBOLA E OVOS NAS FEIRAS DO CIGS E APARECIDA NA CIDADE DE MANAUS-AM
Aline Damaceno Leite 1
Thaline Ferreira Fontes 1
Wendell Adriano Farias de Aquino 1
1. Universidade Federal do Amazonas
INTRODUÇÃO:
As feiras livres são ainda imprescindíveis para o abastecimento da população, e têm conseguido a concorrência de modernos supermercados, não existindo tecnologia ou eficiência nos caixas de supermercados que substituam o contato direto entre vendedores e compradores. Em Manaus, aparece como um dos destaques das atividades de fluxo econômico intenso, em que a população denota caráter de melhor qualidade nos produtos; preços mais acessíveis em comparação a outros estabelecimentos comerciais e conhecimento mais amplo por parte do vendedor no que se refere à descrição e utilidades do mesmo. Ainda hoje, O grande desconhecimento por parte da população em relação à origem daquilo que se consome está vinculado à falta de transparência por parte da rede de comercialização vigente na capital do Amazonas. Dentro deste contexto, se fez necessário um estudo sobre a cadeia comercial dos produtos in natura, como alho, cebola e ovos na feira da Aparecida e na feira do CIGS (Centro de Instrução de Guerra na Selva), traçando um roteiro desde sua origem até chegar às mãos do consumidor, caracterizando o objetivo deste trabalho.
METODOLOGIA:
A escolha das feiras deu-se pelo fato de apresentarem diferentes aspectos logísticos entre si, relacionados a forma como expõem seus produtos seja pela sua estrutura (limpeza, administração, espaço ocupado) ou ainda pela sua localização, sua acessibilidade e seus frequentadores. Podendo assim notar o contraste entre a tradiconal feira da Aparecida e a recente feira do CIGS. Diante desse fato, percebe-se que produtos como a cebola, o alho e os ovos são elementos culinários muito utilizados no consumo diário do manauara, e que em sua maioria desconhece a origem dos mesmos. Para a realização da pesquisa, utilizou-se à coleta de dados primários com a pesquisa in loco; aplicação de entrevistas abertas com permissionários, coleta de dados secundários na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAGA); Agencia de Desenvolvimento Sustentável (ADS), formulação de croquis e registro fotográfico.
RESULTADOS:
Tais feiras diferenciam-se não só por sua localização, estrutura como também quanto a seu público, assemelhando-se por oferecem a população cafés e lanches regionais como atrativos a mais. O abastecimento de ovos na feira do CIGS é realizado por duas cooperativas: Fazenda São Pedro, vende ovos (tipo marrom e branco), ao preço de R$ 3,00 a cartela com 12 ovos; e a Cooperativa Mista Agropecuária de Iranduba (COOAPIR), venda de hortifruti e ovos (brancos), ao preço de R$ 6,00 a cartela com 30 ovos. Já na Feira da Aparecida, a banca do permissionário Milton compra os ovos na Distribuidora L.A. Cachoeirinha que por sua vez os compra da Fazenda São Francisco, os ovos são comprados em caixas com 12 cartelas ao valor de R$ 60,00, e vendidas ao preço que varia entre R$ 8,00 e R$ 9,00 a cartela. Diferentemente dos ovos, a cebola e o alho tem seus agentes além das fronteiras do Amazonas, seus produtores atuam em escala nacional e internacional, possuindo por esse motivo vários atravessadores. As cebolas consumidas em Manaus têm seus principais núcleos de produção na Região Nordeste, Minas Gerais e em âmbito externo na Argentina, a saca com 20 kg sai ao valor de R$ 40,00. O alho é produzido em Uberlândia/ MG e a caixa com 10 kg sai ao valor de R$ 50,00.
CONCLUSÃO:
Constatou-se que a agregação de determinando valor a um produto é influenciado pela divisão de trabalho ocorrida durante o processo de comercialização, ou seja, por quantos atravessadores o produto passa de sua origem até chegar às mãos do consumidor final. Foi possível observar durante a pesquisa que o ovo é o único produto vendido nas duas feiras pois a feira do CIGS que tem como frase o slogan "do produtor ao consumidor" disponibiliza àqueles que visitam a feira apenas produtos que são produzidos por cooperativas locais, dentro do Estado do Amazonas, o que não inclui a produção de alho e cebola, já que as mesmas não apresentam esse tipo de produção. Diante desses fatos faz-se necessário a elaboração de políticas que viabilizem a melhoria da gestão de qualidade das feiras em Manaus, para que produtos como o alho e a cebola custem menos aos bolsos da população manauara, já que estes não são produzidos dentro dos domínios do Estado do Amazonas, visto a diferença de preço dos ovos nas duas feiras pesquisadas.
Palavras-chave: Feira, cadeia comercial, relações de trabalho.