61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Desenho Industrial - 1. Programação Visual
Origem e evolução das técnicas de impressão
Thiago Cesar Teixeira Justo 1
Norberto Stori 2
1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - FAU (IC)
2. Prof. Dr. - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCL (Orientador)
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa analisa a origem e a evolução das técnicas de impressão para compreender suas influências sobre o design gráfico. Os atuais meios gráficos de reprodução resultam de técnicas que atualmente passaram a ser utilizadas somente como forma de expressão artística. A importância da pesquisa está justamente em esclarecer os princípios de funcionamento de cada técnica e de como suas características e limitações influenciaram a produção do design gráfico. Para isso foi feita pesquisa bibliográfica em dois campos de conhecimento: Artes Gráficas e Design Gráfico. Para a apresentação da pesquisa foi projetado um livro que serve de vínculo comunicativo entre essas duas áreas do conhecimento. Para tanto, foi necessário também conhecimento teórico e prático sobre as técnicas de impressão abordadas na pesquisa. O resultado apresentado, o livro impresso, apresenta ilustrações nas técnicas que deram origem às atuais tecnologias de gráfica (xilogravura, tipografia, litografia, gravura em metal e serigrafia). A pesquisa não pretende aprofundar-se nas técnicas de impressão propriamente ditas, apresenta suas origens, seus principais conceitos de funcionamento e sua relação com o design gráfico e tenta ser uma referência para o aprofundamento nos estudos das Artes Gráficas.
METODOLOGIA:
Os procedimentos metodológicos da pesquisa seguiram quatro etapas. Na primeira etapa foi feito o levantamento bibliográfico e de referências visuais sobre a história e desenvolvimento dos processos gráficos de impressão, técnicas tradicionais de gravura, produção gráfica e história do design gráfico. Terminada esta fase foi elaborado um texto sobre a influência das técnicas de impressão sobre a linguagem utilizada no Design Gráfico. Na terceira etapa partiu-se para um estudo prático sobre as técnicas de gravura abordadas no texto. Este estudo ocorreu no Ateliê de Gravura e no Laboratório de Serigrafia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que possui grande parte dos instrumentos e equipamentos necessários nesta pesquisa. Durante esta fase, foram confeccionadas ilustrações impressas em técnicas nas deram origem as atuais tecnologias gráficas de reprodução (xilogravura, gravura em metal, litografia, tipografia com tipos móveis de madeira e serigrafia). Na última etapa, todo o material resultante da pesquisa (textos e ilustrações impressas) foi reunido e diagramado, formando um livro. O projeto gráfico do livro e a confecção das ilustrações possibilitaram praticar toda a teoria pesquisada durante o projeto.
RESULTADOS:
A maior contribuição da pesquisa foi relacionar Artes Gráficas e Design Gráfico. Partindo desses estudos percebeu-se a ligação da técnica de xilogravura com o design gráfico nos movimentos Arts & Crafts, Expressionismo e Bauhaus. Da xilogravura desenvolveu-se a tipografia, que possui uma relação intrínseca com o design e está presente em todos os seus movimentos. A atual Flexografia resulta da tipografia. Os estudos sobre gravura em metal revelam que, apesar de muito importante como meio de expressão, esta não teve grande uso como técnica de reprodução durante os movimentos históricos do design gráfico, isto se deve ao fato do processo de reprodução da gravura em metal ser muito demorado, dificultando seu emprego na reprodução gráfica. A Rotogravura deriva das técnicas de gravura em metal e possui seus mesmos conceitos de funcionamento. A litografia, inseparável do movimento Art Nouveau, é a técnica que deu origem ao atual sistema Offset. Já a serigrafia revelou-se ligada aos movimentos de fundo político e social, ocorridos nas décadas de 60 e 70, como o psicodelismo e movimento estudantil. Esta pesquisa considerou a grande influência da fotografia e da revolução digital (uso de computadores) na evolução e desenvolvimento das atuais técnicas de impressão.
CONCLUSÃO:
Segundo Marshall McLuhan, o meio é a mensagem. Pesquisar sobre as origens e desenvolvimento das técnicas de impressão, identificando como suas características influenciaram determinados movimentos históricos do design gráfico, mostra a importância que as Artes Gráficas têm na própria comunicação. A cada técnica de impressão possui uma linguagem (características próprias como o traço solto, bem próximo do desenho convencional, possibilitado pela litografia) logo, carregam determinadas mensagens que são “lidas” pelos que têm acesso a elas. O formato do impresso também é uma mensagem. O livro, por exemplo, pede determinado tipo de leitura e possui sua própria linguagem, expressando vários valores intrínsecos a esta mídia, como confiabilidade. Portanto, o estudo das Artes Gráficas dá uma visão da importância e da influência que a mídia escolhida tem sobre a mensagem que designer pretende passar. Estudar os diferentes tipos técnicas de reprodução gráfica proporciona ao designer gráfico o conhecimento de uma gama de possibilidades de linguagens muito ampla, que podem e devem ser exploradas em seus trabalhos.
Instituição de Fomento: PIBIC Mackenzie/MackPesquisa
Palavras-chave: artes gráficas, design gráfico, técnicas de gravura.