61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
AVALIAÇÃO DAS DIFERENTES FORMAS DE RELEVO E AS IMPLICAÇÕES SÓCIO-ECONÔMICAS E AMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS.
RODRIGO RAFAEL SOUZA DE OLIVEIRA 1
ALESANDRA DO SOCORRO PORTAL NASCIMENTO 1
VIVIAN MARÍLIA DA SILVA 1
ROMILSON DOS SANTOS ALCANTARA 1
1. Faculdade de Geografia e Cartografia – Campus Belém - UFPA
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho os processos e fenômenos recorrentes das relações entre Sociedade e Natureza devem ser entendidos em sua dialética, ou seja, como processos e fenômenos que são social, econômica e historicamente construídos e influenciados pelas dinâmicas naturais, como: relevo, clima, solo, geomorfologia, vegetação etc. Assim como, as interferências antrópicas nas dinâmicas naturais e os impactos que essas interferências ocasionaram, levando-se em consideração as técnicas e tecnologias empregadas. Sendo que, é importante percebermos que as formas do relevo, os tipos de solos e a cobertura vegetal compõem uma estreita faixa da parte superior da litosfera que está em contato direto com a atmosfera e com as águas, sendo essa porção epidérmica e sensível às intempéries. No entanto, como coloca Cunha & Guerra(2000; p. 337) O estudo da degradação ambiental não deve ser realizado apenas sob o ponto de vista físico. Na realidade, para que o problema possa ser entendido de forma global, integrada, holística, devem-se levar em conta as relações existentes entre a degradação ambiental e a sociedade causadora dessa degradação que, ao mesmo tempo, sofre os efeitos e procura resolver, recuperar, reconstruir as áreas degradadas. Portanto, levando-se em consideração as afirmações acima o trabalho tinha como objetivo realizar uma análise dos processos sócio-ambientais e hidrogeomorfológicos no município de Paragominas no estado do Pará/BR.
METODOLOGIA:
O estudo de caso se desenvolveu no município de Paragominas que pertence a meso-região do Sudeste do estado do Pará e a microrregião de Paragominas. Tendo em vista o objetivo de se averiguar as implicações do relevo e os principais impactos sócio-espaciais, ambientais e econômicos em algumas áreas que foram previamente escolhidas pelo geógrafo e secretário de meio ambiente do município. Que além de selecionar as áreas para pesquisa/estudo também auxiliou em todas as demais etapas da pesquisa. Sendo assim, foram realizadas reuniões para planejamento da viagem e selecionada uma área para se realizar a pesquisa que oferecesse uma diversidade de processos e fenômenos recorrentes de intervenções antrópicas em sistemas naturais tendo como foco o relevo. O município de Paragominas possui atividades produtivas que ocasionaram alterações significativas em extensas áreas, além de possuir um relevo significativamente acidentado, representando assim uma excelente área para o desenvolvimento da pesquisa. As atividades em campo se deram com base nas metodologias experimentais propostas por Guerra (1996). Sendo assim, a pesquisa se desenvolveu a priori com a realização de embasamento teórico-metodológico, e a posteriori através de observações empíricas da realidade/ fenômenos e processos que se expressão na paisagem do município, tais como: desflorestamento, reflorestamento, erosão, ravinamento, poluição, explorações, efeito splash, efeito runoff, etc.
RESULTADOS:
Realizou-se uma análise da hidrografia de encosta na interface com a geomorfologia da nascente do rio Uraim, esta localizada no município de Urianópolis a nascente está situada no veio de uma vertente, caracterizando-se por apresentar um formato convexo-côncavo com médio grau de declividade e comprimento.A cobertura vegetal da encosta é pobre, com pouquíssimas árvores de alto porte apresentando apenas alguns arbustos, deixando, portanto a encosta quase que totalmente desprovida de cobertura vegetal.Esta brusca redução tem ocasionado diversos impactos, tanto ambientais como sociais.Exemplo disso são os diversos pontos de erosão, ravinamentos e alterações das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.No que se refere às erosões presentes na encosta, pode-se identificar a erosão por remoção(detachment) de partículas e erosões por efeito splash.Como decorrência desses efeitos há um aumento no teor da carga dendrítica transportada por efeito runoff(escoamento superficial).Sendo que essas cargas de partículas e agregados(colúvios) são depositadas no leito do rio, aumentando a carga dentrítica dos mesmos, também ocasionando uma diminuição no nível do rio, sendo este o principal canal de abastecimento de cidade de Paragominas.Percebemos ainda dentro da fazenda a qual o rio nasce a construção de uma barragem localizada a poucos metros da nascente do rio, diminuindo assim o fluxo e a vazão do rio devido a um aumento da pressão na emersão da água.
CONCLUSÃO:
São muitas as atividades que o homem implementa no espaço, muita das vezes sem utilizar um planejamento ambiental prévio,isso acaba por ocasionar diversos danos ao meio ambiente.Podendo até modificar completamente a dinâmica das estruturas geomorfologicas e seus agentes intemperizadores assim como dos componentes biológicos e alteração da composição química dos diferentes ambientes.Concluímos que o município de Paragominas é um grande exemplo no que se refere à observação de locais que tiveram grande parte de seus sistemas dinâmicos alterados pelo homem, ou seja, antropizados.A natureza pode influenciar e moldar certos gêneros de vida, mas é sempre a sociedade, seu nível de cultura, de educação, de civilização, e principalmente tecnologia que tem a responsabilidade da escolha, segundo uma fórmula que é bastante conhecida-“o meio ambiente propõe, o homem dispõe.” (Roberto Corrêa, 2001).
Palavras-chave: Topografia, Encosta, Erosão.