61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (UPM)
Sueli Galego de Carvalho 1
Denise Tibana Ito 2
Vivian Gallo Pinheiro 2
1. Profª. Drª. - UPM-Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação-Coordenadoria de Pesquisa
2. UPM-Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação-Coordenadoria de Pesquisa
INTRODUÇÃO:

O objetivo do presente estudo é o de reforçar a importância de um programa de pesquisa, destinado a incentivar a atividade de Iniciação Científica junto aos alunos de Graduação. A efetivação de um Programa de Iniciação Científica em uma Universidade é um diferenciado complemento na formação acadêmica de seus alunos. A UPM implementou seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) em dezembro de 2003. O primeiro processo PIBIC/Mackenzie teve início em março de 2004 com 33 bolsistas e 42 voluntários, estes seguem todos os pré-requisitos determinados pelo Programa, apenas não recebem o subsídio. O PIBIC Mackenzie é inteiramente compatível com as determinações do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), contando com subsídios, não só da Entidade Mantenedora da UPM como também do Fundo Mackenzie de Pesquisa (MackPesquisa). Em junho de 2005 a UPM obteve o credenciamento de seu Programa de Iniciação Científica junto ao CNPq, quando foram concedidas 24 Bolsas PIBIC/CNPq e atualmente contamos com 30 Bolsas do PIBIC CNPq.

METODOLOGIA:

Nossa fonte de coleta de informações foi o Banco de Dados disponível na Coordenadoria de Pesquisa do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, o material referente aos trabalhos concluídos e incluídos nos CDs das Jornadas de Iniciação Científica, evento destinado exclusivamente à apresentação dos trabalhos dos alunos participantes do Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade, no período de 2005 a 2008, totalizando 7 Processos Seletivos do Programa. Foram levantados dados referentes às Unidades Universitárias, cursos de Graduação e Orientadores envolvidos. Todos os dados foram tabulados, gerando tabelas e gráficos para melhor visualização dos resultados obtidos.

RESULTADOS:

Constatou-se que o Programa de Iniciação Científica da UPM vem crescendo em quantidade e qualidade. No período de 2005 a 2008 foram concluídos 701 trabalhos  assim distribuídos: 51, 148, 218 e 284, respectivamente. Observou-se, no ano de 2005, um destaque das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde (39%), Ciências Sociais Aplicadas (16%) e Engenharias (18%), sendo os cursos de Psicologia (22%), Ciências Biológicas (18%), Administração de Empresas (12%) e Engenharia Elétrica (8%) os mais expressivos. Em 2006 o número de trabalhos praticamente triplicou, pois incluem 2 Processos Seletivos, apesar da queda, a área de Ciências Biológicas e da Saúde (18%) se manteve em destaque e verificou-se um aumento no número de trabalhos do curso de Arquitetura e Urbanismo (21%) e Engenharia de Materiais (9%). Verificou-se, ainda, a participação dos cursos de Educação Física, Jornalismo, Letras, Publicidade, Ciências Contábeis, Engenharias de Produção e Mecânica, Desenho Industrial e Ciência da Computação. As áreas de Ciências Biológicas e da Saúde lideraram em 2007, com a participação do curso de Farmácia, representando 26% dos trabalhos apresentados. Em 2008 há predominância no número de trabalhos apresentados das áreas de Comunicação e Letras (24%) e Ciências Biológicas e da Saúde (23%).

CONCLUSÃO:

Conforme os resultados obtidos, verificou-se que as áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais Aplicadas, Comunicação e Letras se mantiveram em destaque. Este dado pode ser justificado devido ao fato de as citadas áreas possuírem cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, propiciando um maior incentivo dos orientadores, vinculados aos citados cursos, em relação à participação dos graduandos no Programa, contribuindo ainda, com a efetiva integração entre corpo docente e discente dos diversos cursos da UPM. Considera-se que tal integração possa ter corroborado, em parte, com a boa avaliação dos Programas de Pós-Graduação pela CAPES. Identificou-se, ainda, a ocorrência da relevante e dinâmica associação entre o ensino, a pesquisa e a extensão nos diferentes cursos de Graduação e Pós-Graduação da UPM. Finalizando, é possível se considerar que uma Instituição de Ensino Superior que valorize o contínuo apoio às atividades inerentes a um Programa Institucional de Iniciação Científica propicia ao estudante o mérito de vivenciar o processo da geração do saber em seus diferentes níveis de profundidade.

Instituição de Fomento: Instituto Presbiteriano Mackenzie, MackPesquisa e CNPq
Palavras-chave: Iniciação Científica, PIBIC, formação científica.