61ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
ESTUDO DE DIFERENTES MÉTODOS DE INCORPORAÇÃO DE CAL EM MISTURAS DE CONCRETO ASFÁLTICO
Diego Arthur Hartmann 1
André Luiz Bock 1
Jaelson Budny 1
Luciano Pivoto Specht 1
1. UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL/UNIJUÍ
INTRODUÇÃO:

O desenvolvimento econômico, político e social de um país está diretamente ligado aos seus sistemas de transportes. No Brasil, a matriz de transporte é predominantemente rodoviária, com esta modalidade correspondendo a cerca de 96,2% da matriz de transporte de passageiros e a 61,1% da matriz de transporte de cargas (CNT, 2006). A rede rodoviária é elemento fundamental nas cadeias produtivas, pois une mercados promovendo a integração de regiões e estados e a integração entre portos, ferrovias, hidrovias e aeroportos.

A malha rodoviária brasileira se constitui em um dos maiores patrimônios públicos do nosso país; todavia dado seu estado de degradação e a incapacidade dos gestores públicos em manterem esta malha em bom estado, ela não tem trazido aos usuários todos os benefícios esperados.

Estudos efetuados recentemente apontam que a incorporação de cal proporciona diversos efeitos benéficos as misturas asfálticas, dentre eles, a melhoria da adesividade agregado-ligante, o retardo do trincamento, e o enrijecimento do ligante e da mistura.

Este trabalho então objetiva avaliar as propriedades mecânicas do concreto asfáltico tendo como variável as diferentes formas de incorporação de cal.
METODOLOGIA:

Esta pesquisa refere-se ao estudo de revestimentos asfálticos do tipo concreto asfáltico (CA), levando em consideração diferentes formas de adição de cal. O planejamento do experimento contempla a dosagem Marshall de cinco misturas em concreto asfáltico, todas considerando o envelhecimento de duas horas, para determinação das propriedades volumétricas das misturas. As misturas são estas: mistura de referência (sem adição de cal), mistura com adição cal sob a forma de fíler, mistura de cal ao agregado graúdo seco, mistura de cal ao agregado graúdo úmido, mistura de cal sob a forma de calda ao agregado graúdo. Foi substituído 1,0 % do pó-de-pedra, pela mesma quantidade de cal.

Após a determinação do teor de ligante de projeto para cada mistura moldaram-se corpos-de-prova para verificar o comportamento mecânico (resistência à tração por compressão diametral, Rt e módulo de resiliência, Mr).

O agregado foi coletado em uma jazida no município de Coronel Barros - RS e foi utilizada também areia de várzea, extraída na região de Santa Maria - RS.

Os agregados coletados foram submetidos a ensaios laboratoriais no LEC da UnijuÍ para comprovar sua qualidade. A cal utilizada foi uma cal cálcica proveniente do estado do Rio Grande do Sul. O ligante asfáltico utilizado neste estudo foi o CAP 50/70.
RESULTADOS:

O estudo foi realizado a partir da análise gráfica dos resultados, com a utilização do software Excel 2003. Quanto ao teor de ligante de projeto, notou-se que a incorporação de cal conduz a uma redução do teor de mais de 10% e isso se reflete, conseqüentemente, nos custos de produção do CA.

Não houve grandes diferenças nos resultados de resistência à tração entre as diferentes formas de incorporação de cal e a amostra de referência. Os valores de resistência à tração variaram de 1,38 MPa (Cal Ag. Úmido) a  1,51 MPa (Referência). Nenhuma amostra com incorporação de cal apresentou maior resistência à tração em relação à amostra de referência sem incorporação de cal.

Em relação aos ensaios de módulo, todas as amostras com incorporação de cal apresentaram uma diminuição de Mr em relação à amostra de referência sem incorporação de cal.
CONCLUSÃO:

Com a análise dos dados obtidos pode-se concluir que, todas as misturas com incorporação de cal apresentam uma redução significativa no teor de ligante. Essa redução proporciona uma grande economia, levando em consideração que nas misturas de CA, o ligante asfáltico é o componente de maior custo. A maior redução no teor de ligante em relação à amostra de Referência (sem adição de cal) ocorreu com a mistura Cal/Calda (14,47%).

As misturas apresentaram, de forma geral uma redução do Módulo de Resiliência em relação à amostra de Referência, mas mantiveram a sua Resistência à Tração praticamente inalterada, isso demonstra que as misturas se tornam mais elásticas mantendo sua resistência à fratura.
Instituição de Fomento: SeSu PET, CNPq, FAPERGS
Palavras-chave: CAP, Cal, Pavimentação Asfáltica.