61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
CAMINHADAS PARA A UNIVERSIDADE: OS IMPACTOS DA PRÁTICA EXTENSIONISTA NA COMUNIDADE E NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS.
Rogério Furtado Magalhães 1
Darlan Quinta de Brito 1
Larissa de Castro Silva 1
Olga Brigitte Oliva de Araújo 1
1. Universidade de Brasília
INTRODUÇÃO:
A grande maioria de trabalhos sobre cursos pré-universitários apontam os aspectos negativos das práticas de ensino adotadas nos cursos pré-vestibulares. De fato, questiona-se a efetividade do modelo tradicional de ensino e aprendizagem nos “cursinhos” em decorrência da extensão de conteúdos, tempo limitado e da maneira como é trabalhado os conteúdos na preparação aos vestibulares. Nesse sentido, criou-se o projeto “Caminhadas para Universidade”, uma ação desenvolvida nas comunidades pelo grupo Conexões de Saberes da Universidade de Brasília. Consiste em um ambiente de estudos nos moldes de um cursinho pré-vestibular popular com o intuito de atender a expectativa de jovens de origem popular em busca do ingresso ao ensino superior, além da divulgação das ações afirmativas aplicadas nessa universidade. O presente estudo propõe-se analisar o impacto dessa ação extensionista na formação de integrantes do Programa Conexões da Universidade de Brasília; verificar a importância desta no acesso e permanência dos jovens de origem popular ao ensino superior, bem como identificar as diferentes estratégias adotadas pelo grupo nessa modalidade de ensino.
METODOLOGIA:
Os docentes das oficinas são estudantes universitários integrantes do Programa Conexões de Saberes e estudantes voluntários da UnB provenientes das mais diversas áreas do conhecimento, além de profissionais graduados. Esta ação teve o acompanhamento pedagógico das atividades desenvolvidas por discentes da universidade que orientavam os alunos nas suas respectivas áreas, atuando como tutores. As atividades foram realizadas no ano de 2008 e desenvolvidas em Ceilândia, cidade satélite de Brasília que possui o maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com o intuito de fugir à reprodução dos cursos pré-vestibulares tradicional, novas estratégias de ensino como a reflexão de temas multidisciplinares (cidadania, educação ambiental, noções de cultura afro e outras) e uma metodologia participativa, crítica e tranformadora (Freire, 1987) foram adotadas. Para análise das informações coletadas foi realizada uma abordagem qualitativa, por meio de roteiros de entrevistas e fichas de observação.
RESULTADOS:
O projeto mostrou-se eficaz na intenção de incentivar os jovens universitários e os provenientes de camadas populares a se tornarem protagonistas de maneira articulada às ações desenvolvidas e de superar as desigualdades históricas vivenciadas pela maioria da população do Distrito Federal. A atividade exerceu uma grande influência nos integrantes do programas sobre o seu poder de ação na sociedade, e até mesmo sobre as suas escolhas e condutas profissionais. Os alunos verificaram o melhor desempenho em certas áreas do conhecimento e mantêm, portanto, acesa a motivação e o objetivo de ingressar ao ensino superior e não vêem mais a universidade como algo distante e desconhecida. Um número considerável de alunos obtiveram aprovação no vestibular da Universidade de Brasília, outro grupo de estudantes ingressaram no ensino superior em instituições particulares por meio do PROUNI e outros ainda estão a se preparar para os novos exames, mantendo-se firmes na realização dos seus objetivos. Embora observe-se que essas ações desenvolvam um papel importante na construção de uma sociedade mais democrática, o projeto enfrentou algumas dificuldades, dentre as quais pode-se citar: a evasão dos alunos.
CONCLUSÃO:
No decorrer do projeto, observou-se o engajamento de jovens universitários em busca de atividades de inclusão e presença da universidade em sua comunidade de origem. As dificuldades básicas encontradas no desenvolvimento do projeto podem ser sanadas e a possibilidade de ações semelhantes se tornarem permanentes na comunidade, caso haja parcerias com entidades governamentais, privadas ou Ongs. Salienta-se nessa ação o esforço permanente da equipe de potencializar a capacidade de formulação critica e de argumentação dos alunos. Entre os desafios pedagógicos para as futuras oficinas destacam-se: maior interação entre as equipes de diferentes áreas, a elaboração de materiais pedagógicos interativos próprios, uma introdução básica de cada área de conhecimento devido a heterogeneidade de alunos, além da criação de um histórico das atividades desenvolvidas. Esse último aspecto já está sendo trabalhado na divulgação desse estudo ao dar visibilidade sobre a importância de ações como essas em comunidades populares e na permanência dos estudantes de origem popular na universidade. Ressalta-se a necessidade de suscitar e criar veículos de discussão permanente e estudos mais abrangentes para aprimoramento de políticas de extensão universitária.
Palavras-chave: protagonismo juvenil, estudantes de origem popular, acesso ao ensino superior.