61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 17. Ciência da Computação
DESENVOLVENDO FERRAMENTAS DE APOIO À PESQUISAS SOCIOECONÔMICAS
Adriano Medeiros dos Santos 1
Dany Sanchez Dominguez 2
Mônica Moura Pires 3
1. Discente do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação do DCET/UESC
2. Professor Doutor do DCET/UESC
3. Professora Doutora do DCEC/UESC
INTRODUÇÃO:
O Departamento de Ciências Econômicas (DCEC) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) desenvolve vários projetos na região Sul da Bahia que visam à obtenção de indicadores socioeconômicos e ambientais da região. Estes indicadores permitem caracterizar o desenvolvimento regional e poderão dar suporte à elaboração de políticas públicas e setoriais. Este tipo de pesquisas caracteriza-se pela manipulação de grandes volumes de dados e o uso de categorias matemáticas e cálculos estatísticos exigindo alto grau de confiança em conjunto com eficiência nos processos de coleta, armazenamento, consultas, análise e compartilhamento de dados. Este trabalho visou suprir tais necessidades firmando as bases para a estruturação de uma plataforma operacional de baixo custo e de uma metodologia de desenvolvimento para ferramentas WEB que dêem suporte a pesquisas socioeconômicas situando – se como um ponto de partida em consolidar a UESC como uma fonte de geração e divulgação de indicadores socioeconômicos para a sociedade.
METODOLOGIA:
A primeira etapa deste projeto definiu como plataforma operacional o ambiente LAMP (Linux, Apache, MYSQL e PHP) após a comparação entre diferentes tecnologias sempre priorizando requisitos de segurança, portabilidade e eficiência com o auxílio de tecnologias e especificações como AJAX, XHTML e CSS. Estabelecida à plataforma, deu – se início ao estudo de caso baseado no projeto: Acompanhamento do Custo da Cesta Básica (ACCB) com reuniões entre a equipe de desenvolvimento (orientador e orientando) e pesquisadores do ACCB. Paralelamente, foram estudados detalhes da metodologia do DIEESE que molda o formato do ACCB. A próxima etapa foi o desenvolvimento da ferramenta Gerenciador de Dados da Cesta Básica (GDCB) que criou um alicerce no desenvolvimento de uma metodologia que servirá como parâmetro para outros projetos semelhantes desenvolvidos pelo DCEC. Esta metodologia destaca – se pela sistematização modular dividida em cinco partes: cadastro, coletas, geração de boletim, consultas e divulgação. Assim como o uso de métodos ágeis (XP) que alia qualidade e prazos curtos de entrega do software.
RESULTADOS:
O projeto de pesquisa Desenvolvimento de Aplicações para Pesquisa de Dados socioeconômicos através de um estudo de caso do projeto de Acompanhamento do Custo da Cesta Básica teve como principal resultado a produção da ferramenta WEB, o GDCB, responsável pela gestão dos dados referentes ao projeto garantindo a persistência e confiabilidade dos dados coletados e a qualidade dos indicadores socioeconômicos gerados. Durante a realização deste projeto foi escolhida a plataforma LAMP como ambiente de trabalho e os resultados obtidos permitem recomendar esta plataforma para o desenvolvimento de aplicações análogas. Foi constatado que práticas de desenvolvimento ágeis são compatíveis com as exigências de desenvolvimento de ferramentas de gestão de dados socioeconômicos. Recomendamos, ademais, que futuras aplicações tenham uma estrutura modular, avaliando a existência de cinco módulos básicos: cadastros, coleta, boletins, consultas e divulgação.
CONCLUSÃO:
Com este trabalho foi possível a definição de um ambiente de trabalho e a metodologia de desenvolvimento para automação de projetos de pesquisas socioeconômicas que trabalham com grandes volumes de dados. Com isso, foi possível a criação de uma ferramenta WEB, o Gerenciador de Dados da Cesta Básica, que automatizou o projeto de pesquisa Acompanhamento do Custo da Cesta Básica. Finalmente, este trabalho permitiu criar uma cultura de gestão de dados baseada em TICs para projetos de pesquisa e extensão na UESC. Esperamos que as experiências adquiridas sejam utilizadas no desenvolvimento de novas aplicações de gestão de dados socioeconômicos e sentem as bases para a criação do Laboratório de Gestão de Dados Socioeconômicos e Ambientais da UESC.
Instituição de Fomento: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) – CNPq
Palavras-chave: Sistema WEB, Automação de Tarefas, Dados Socioeconômicos.