61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
ESTUDO FITOQUÍMICO DA FASE EM DICLOROMETANO DAS PARTES AÉREAS DE Baccharis regnelli
Nuria Nieto 1
Paulete Romoff 2
1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCBS (IC)
2. Profª. Drª. - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCH (Orientadora)
INTRODUÇÃO:
O gênero Baccharis, pertencente à família Asteraceae, é constituído por mais de 500 espécies distribuídas principalmente no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile e México. No Brasil estão descritas 120 espécies de Baccharis, localizadas na região sudeste. Várias espécies são utilizadas na medicina popular para o controle ou tratamento de várias doenças, como desordens hepáticas e renais, diabetes, processos inflamatórios e outros. Por outro lado, algumas espécies são reconhecidamente tóxicas, tendo sido relatados casos de morte de bovinos e ovinos ao se alimentarem de folhas de Baccharis. A composição química deste gênero baseia-se principalmente na ocorrência de substâncias terpenicas e flavonóides. Recentemente o grupo de Biodiversidade e Produtos Naturais da Universidade Presbiteriana Mackenzie iniciou uma série de estudos sobre a composição química das espécies de Baccharis que ocorrem em Campos do Jordão, São Paulo. Neste contexto, o estudo da fase em acetato de etila das partes aéreas de B. regnelli resultou no isolamento de dois derivados de ácido cinâmico. O objetivo deste trabalho é avaliar as atividades biológicas da fase em diclorometano da mesma planta, assim como, identificar seus constituintes químicos.
METODOLOGIA:
As partes aéreas de Baccharis regnelli foram coletadas em Campos do Jordão, São Paulo, em outubro de 2007. O material coletado permaneceu em estufa até eliminação total da água. Os galhos e folhas foram separados das flores, e os primeiros foram moídos em moinho de bolas. O material moído foi extraído com hexano e a torta foi extraída com metanol. O extrato metanólico foi suspendido em metanol/água 1:2 e extraído com diclorometano, acetato de etila e n-butanol. A fase em diclorometano foi submetida à análise por Ressonância Magnética Nuclear de ¹H, tendo sido observado que continha muito material graxo. Para remoção deste, a fase em diclorometano foi dissolvida em metanol a quente, e a solução metanólica foi mantida em freezer a -15°C. A amostra foi então filtrada a vácuo, obtendo-se 2,5 g de fração solúvel e 1 g de fração insolúvel em metanol. Ambas as frações foram avaliadas quanto a atividade antiinflamatória, usando-se o ensaio por indução de edema de pata por carragenina, em camundongos Swiss, os quais foram tratados com agente antiinflamatório (200mg/kg), e também quanto a atividade antibacteriana frente as cepas Gram-positivas, Staphylococcus aureus (ATCC 29213) e Streptococcus gallolyticus (ATCC 49147), e a cepa Gram-negativa, Pseudomonas aeruginosa (ATCC 27853).
RESULTADOS:
Após o processo de extração das partes aéreas secas de B. regnelli com hexano e com metanol, obteve-se 1,12g de extrato hexânico bruto e 43,01g de extrato metanólico bruto. A partição do extrato metanólico bruto forneceu 3,50g de fase em diclorometano, 1,93g de fase em acetato de etila e 6,05g de fase em n-butanol. Na avaliação da atividade antiinflamatória os camundongos receberam 200mg/kg do material a ser testado, e foi utilizado a indometacina (10 mg/kg) como controle positivo. Após 30, 60, 90 e 180 minutos da injeção de carragenina a 1%, mediu-se o edema pela diferença entre o volume deslocado da pata direita e o da pata esquerda usando-se um paquímetro. Os resultados obtidos indicaram que a fase em diclorometano insolúvel em metanol mostrou-se mais ativa em relação a fase em diclorometano solúvel em metanol. Com relação a atividade antibacteriana observou-se que nenhuma das fase apresentou atividade inibitória frente a S. aureus e S. gallolyticus. No entanto ambas as fases apresentaram atividade signicativa frente a P. aeruginosa, abservando-se halos de inibição de 23 e 24 mm, sendo que o controle positivo (gentamicina) apresentou halo de inibição de 32 mm.
CONCLUSÃO:
Neste trabalho apresentou-se os resultados preliminares obtidos durante o estudo fitoquímico de Baccharis regnelli. A fase em diclorometano das partes aéreas foi submetida a precipitação em metanol a quente e as fases resultantes foram avaliadas quanto as atividades antiinflamatória e antibacteriana. Observou-se que a fase insolúvel em metanol apresentou maior atividade antiinflamatória e ambas as fase foram ativas frente a P. aeruginosa.
Instituição de Fomento: PIBIC Mackenzie
Palavras-chave: Baccharis regnelli, atividade antiinflamatória, atividade antibacteriana.